4 maneiras de construir confiança e segurança no casamento

Aqui estão apenas algumas coisas que você pode fazer hoje para fazer seu cônjuge se sentir mais seguro em seu casamento.

17,730 views   |   6 shares
  • Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e reproduzido com permissão. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.

  • Este é um post de minha incrível esposa, Ashley. Você pode ler mais de seus posts em seu blog AshleyWillis.org.

  • Odeio admitir isso mas eu, em mais de uma ocasião, assisti a um programa de TV que era popular aqui nos Estados Unidos "Cheaters"(Traidores). Para aqueles que têm mantido seus padrões mais elevados ao assistir televisão e não estão familiarizados com o programa, o título realmente capta a essência e a classe do programa. Alí são mostrados relacionamentos destruídos nos quais um dos parceiros suspeita que o outro o está traindo, então ele/ela busca o programa para ajudarem a lançar uma investigação privada com imagens de vídeo, fotos, ligações telefônicas e um monte de drama. Eu fico enojada o tempo todo em que assisto essas pessoas espionando o suspeito e as brigas que se seguem, mas eu simplesmente não consigo desviar o olhar (não é algo de que me orgulhe), no final, a equipe realmente entrega o suspeito como um traidor e o outro parceiro(a) fica devastado(a). Tragicamente, sua insegurança se prova justificada.

  • Os cenários neste programa são bastante escandalosos porque os produtores querem atrair os telespectadores, mas eu acho que a insegurança, justificada ou não, está destruindo relacionamentos, especialmente casamentos. Tudo o que assistimos na televisão nos deixa propensos a questionar as ações e os motivos das pessoas, até mesmo das que mais amamos. Você já se pegou dirigindo por estacionamentos aleatórios procurando o carro de seu cônjuge ou até mesmo mexendo em seu celular sem o seu cônjuge saber? Você já pegou seu cônjuge mexendo freneticamente nas suas coisas ou aparecendo em lugares que você frequenta? Ambas as situações envolvem uma falta de confiança que está enraizada no sentimento de insegurança. Esses sentimentos podem ter se desenvolvido ao longo do tempo, devido a um contínuo padrão de um cônjuge de mentiras e traições, ou você pode ter muita dificuldade em confiar nas pessoas em geral devido a mágoas do passado que não envolvem seu cônjuge. Independente das circunstâncias, sentimentos de insegurança de qualquer um dos cônjuges são nocivos ao casamento, e eles devem ser abordados e tratados o mais rapidamente possível.

  • Advertisement
  • Para que ambos os cônjuges se sintam seguros no casamento, não só precisamos permanecer fiéis, mas também precisamos remover quaisquer barreiras em nossa vida que possam fazer com que nossos cônjuges sequer questionem se somos ou não dignos de sua confiança. Então, como isso funciona? Aqui estão apenas algumas coisas que você pode fazer hoje para fazer seu cônjuge se sentir mais seguro em seu casamento:

  • 1. Atenda o telefone sempre que o seu cônjuge ligar

  • Isso pode ser fácil para alguns e mais difícil para outros devido à responsabilidade de trabalho (ou, se você for como eu, você não ouve o celular tocar porque se esqueceu de que estava no silencioso), mas é uma maneira simples de melhorar a comunicação em seu casamento. Não ignore as ligações de seu cônjuge! Se você não puder atender na hora em que ele/ela ligar, mande-lhe uma mensagem para que ele/ela saiba que você viu a ligação e vai ligar de volta assim que puder. Isto mantém a linha de comunicação aberta e é uma maneira gentil e cortês de construir sentimentos de segurança em seu casamento.

  • Leia: 4 maneiras de medir a confiança e honestidade em seu casamento

  • 2. Saia do celular ou computador quando você estiver com seu cônjuge

  • Para a maioria de nós, inclusive Dave e eu, isso é mais difícil do que parece. Nós usamos nossos smartphones para conversar com nossos entes queridos, ficar de olho nas mídias sociais, e até mesmo para ler nossas Bíblias… Todas coisas boas, mas mesmo assim precisamos deixar nossos eletrônicos de lado quando estamos com nossos cônjuges, o máximo possível. Quando damos aos nossos cônjuges toda a nossa atenção, o que significa "dar-lhes nossos olhos e ouvidos", estamos mostrando que eles são mais importantes que qualquer outra coisa que está do outro lado daquela tela. Isso cria um sentimento de segurança e nos ajuda a ser melhores ouvintes. Também precisamos acabar com as senhas ou aparelhos que nosso cônjuge desconhece. Nada gera mais insegurança do que segredos.

  • 3. Preste atenção onde seus olhos vagueiam

  • "Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." Mateus 5:28

  • Sejamos honestos. Vamos notar alguém atraente passando por nós, e não há problema nisso. Não podemos cobrir nossos olhos em lugares públicos, mas podemos controlar quanto tempo e pensamento investimos nessa olhada. Deixe-me ser mais específica, quando você vê alguém bonito passando pela rua você não precisa examiná-lo de cima a baixo nem segui-lo com o olhar para onde ele estiver indo. Quando estamos constantemente olhando para outros homens ou mulheres, ou se fazemos comentários sobre o quão "bonito", "em forma", ou "lindo" alguém é, estamos cavando um buraco de insegurança em nosso casamento. Você pode estar dizendo a si mesmo que isso é inofensivo ou inocente, simplesmente porque você não está tendo um caso físico com essa pessoa. Esta é uma mentira perigosa, porque quando deixamos que nossos olhares se tornem duradouros, olhares duradouros se transformam em pensamentos, pensamentos se tornam fantasias, e fantasias, sem ser sobre seu próprio cônjuge, destroem casamentos.

  • Advertisement
  • Leia: 7 sinais de que você está tendo um caso emocional

  • 4. Mantenha Deus como o centro de seu relacionamento

  • "Um homem sozinho pode ser mais facilmente derrotado, mas duas pessoas conseguem resistir. Um cordão de três dobras não se rebenta com facilidade!" Eclesiastes 4:12

  • Sinceramente, nunca pensei muito sobre este versículo até Dave e eu termos nosso aconselhamento pré-marital, quase 14 anos atrás. Depois de uma de nossas sessões, nosso pastor nos deu um presente de casamento bastante incomum. Ele nos deu um verdadeiro "cordão de três dobras". Então ele explicou o versículo e disse que ele ilustra um casamento forte no qual o marido, a esposa e Deus representam cada um, um fio do cordão, com Deus sendo o fio central. Este tipo de corda é difícil de romper e extremamente segura, mas a corda como um todo é tão forte quanto cada um de seus fios. Se um fio é comprometido ou cortado, o cabo perde um pouco de sua força e com o peso suficiente irá acabar se rompendo completamente.

  • Leia: O ingrediente secreto para um casamento sólido

  • Quanto mais tempo passa que sou casada e trabalho com casais casados, mais eu vejo a veracidade desse versículo sendo representada. Eu não sei ao certo qual é sua fé, mas eu o encorajo a fazer e manter Deus o centro de seu casamento. Então, como tornamos Deus o "fio" primário em nosso casamento? Nós fazemos isso ao tornar nosso relacionamento pessoal com Cristo uma prioridade. Nós nos esforçamos para conhecê-lo mais ao ir à igreja e ler nossas Bíblias, e nós fazemos da oração uma parte consistente de nossas vidas diárias. Quando mantemos nossa relação com Deus nossa maior prioridade, nossa mente e coração estão mais preparados para abordar nosso cônjuge com o amor e devoção que ele/ela merece e mantemos nossos fios ligados ao "fio mestre" e nossa "corda", ou casamento, permanece forte. Quando cremos em Deus e aceitamos seu filho, Jesus, como nosso Senhor e Salvador, recebemos a melhor forma de segurança que ninguém pode destruir e certamente não precisamos questionar. Nós recebemos o amor e a graça de Deus.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.

Website: http://strongermarriage.org/

4 maneiras de construir confiança e segurança no casamento

Aqui estão apenas algumas coisas que você pode fazer hoje para fazer seu cônjuge se sentir mais seguro em seu casamento.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr