5 maneiras de amar alguém que está agindo de forma não amável

Aqui estão alguns princípios para manter em mente quando se trata de amar quem é “pouco amável”.

13,124 views   |   1 shares
  • Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido com permissão. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.

  • Todos nós podemos ser difíceis de amar às vezes, mas eu descobri que as pessoas geralmente precisam de mais amor nesses momentos em que elas menos "merecem" amor. Esta história verdadeira abaixo mudou a minha vida e meu pensamento sobre o amor e eu acredito que ela possa fazer o mesmo por você.

  • Minha tia Laurie é uma das pessoas mais amáveis que já conheci. Ela tem uma alegria contagiante e seu riso enche a sala assim que ela entra pela porta. Até mesmo agora, enquanto escrevo estas palavras e penso nela, estou sorrindo. Conhecê-la é amá-la, mas ela nem sempre foi tão amável. Na verdade, houve um período muito escuro em sua vida quando ela estava irreconhecível da pessoa calorosa e alegre que ela é hoje.

  • Décadas atrás, ela era viciada em heroína, era uma criminosa condenada e estava envolvida em uma série de relacionamentos disfuncionais com alguns homens perigosos. Se você a encontrasse nessa época de sua vida, provavelmente teria atravessado para o outro lado da rua e não iria querer se aproximar. Você poderia ter balançado a cabeça em desaprovação e rotulado-a como uma "viciada" ou "criminosa", e na superfície, seu julgamento teria sido correto, mas há sempre mais para saber do que aquilo que podemos ver na superfície.

  • Leia: Nascido de 26 semanas, cego e autista, este garoto é a prova de que, para Deus, nada é impossível

  • Aposto que sua perspectiva mudaria se você soubesse o resto da história. Ela não foi sempre uma viciada. Na verdade, a passagem obscura que a levou para esse caminho pode ser rastreado até um único momento em um dia que tragicamente mudou sua vida para sempre. Eu tinha apenas cinco anos de idade, mas eu me lembro vividamente desse momento. Eu me lembro dele, porque foi a primeira vez em que vi meu pai chorar.

  • Tia Laurie e sua família estavam desfrutando de um belo dia de verão no lago. Sua filha, Tina, estava inclinada sobre o lado do barco olhando para a água abaixo quando ela escorregou e caiu. Seu pai, meu tio Dean, ouviu o barulho e instintivamente, fez o que qualquer pai faria, ele pulou atrás de sua filha. Nenhum deles sabia nadar. Ambos se afogaram naquele dia.

  • Advertisement
  • Poucos dias depois, foi o tipo de funeral pelo qual você ora para que sua família nunca tenha que passar. Dean e Tina estavam no mesmo caixão, e quando a minha tia viu o corpo de seu marido segurando o corpo de sua filhinha, algo dentro dela se quebrou. Era o tipo de dor que nenhum coração humano poderia suportar. Quando ela tomou a decisão de colocar aquela agulha em seu braço pela primeira vez, não foi para que ela pudesse aproveitar; foi para que ela pudesse não sentir nada.

  • Agora, sua tragédia justifica seu pecado? Não. Mas conhecer sua história muda as coisas. Não é verdade?

  • Leia: O propósito da tragédia

  • Ela nos lembra que pessoas feridas neste mundo precisam do nosso amor, não do nosso julgamento. Elas precisam do nosso apoio, não da nossa condenação. Foi Madre Teresa que disse, "É impossível julgar alguém e amá-lo ao mesmo tempo."

  • Então, como isso se aplica a sua vida e relacionamentos?

  • Aqui estão alguns princípios para ter em mente quando se trata de amar quem é "pouco amável". Se você aplicar estes princípios a seus relacionamentos, eu acredito que você possa ser parte da mudança de vida de alguém em um momento no qual elas mais precisam.

  • 1. Não trate as pessoas da maneira como elas tratam você, trate as pessoas da maneira que Deus trata você

  • O caráter de Deus é dar amor para as pessoas não amáveis, e todos nós já fomos essas pessoas. Seu amor torna todo amor possível. Quanto mais você ama Deus, e quanto mais você aceita Seu amor e graça em sua vida, mais capacidade você terá para dar amor e graça aos outros.

  • 2. Invista em pessoas em pontos estrategicamente baixos

  • Todo conselheiro financeiro irá dizer-lhe que, se você quiser maximizar seu investimento em um estoque, você precisa investir quando o estoque está em baixa, e não quando está em alta. Claro, há riscos em investir em "pontos baixos", mas o risco é apenas uma parte da vida. Quando se trata de "investimentos relacionais", eu acredito que este mesmo princípio se aplica. Se você quiser maximizar seu impacto positivo na vida de alguém, não invista no relacionamento apenas quando a pessoa estiver no topo (pontos altos). Dê-lhes o seu melhor quando seu "estoque" estiver em baixa. Sirva-os quando eles não tiverem como recompensá-lo. Esteja disposto a fazer parte de sua dor e tragédia quando todo o mundo estiver se apressando para se afastar. Você será parte de mudar sua vida e ao mesmo tempo, construir um vínculo vitalício no relacionamento. Isso é amor real.

  • Advertisement
  • Leia: 7 coisas para se lembrar quando estiver com o coração partido

  • 3. Não espere nada em troca

  • Esta parte é difícil, porque queremos que tudo o que damos, seja eventualmente correspondido, mas isso nem sempre é como o amor funciona. Se você apenas fizer o bem àqueles que podem retribuir, isso não se chama amor, isso se chama "negócios". Amor verdadeiro requer uma disposição de servir a alguém, mesmo quando eles não estão em posição de lhe pagar. Jesus fez isso por nós e Ele nos pede para fazermos uns para os outros.

  • 4. Balanceie "amor bruto" com compaixão

  • Quando alguém que amamos está em um ciclo autodestrutivo e são um potencial perigoso para si ou para outros, pode haver momentos em que precisamos mostrar "amor bruto". Dependendo das circunstâncias, isso pode exigir intervenções ou mesmo uma ação legal, mas certifique-se de que suas ações sejam sempre impulsionadas por uma compaixão profunda e duradoura para o bem-estar de todos envolvidos.

  • 5. Não desista deles e não deixe que eles desistam de si mesmos

  • A Bíblia ensina que não há nada que possamos fazer que possa nos separar do amor de Deus (Romanos 8:38-39), Deus pede que tenhamos esse mesmo amor sem limites uns com os outros. É um amor que não é baseado em nossa própria força, é possível somente por causa de Sua força. Quando alguém percebe que você irá permanecer com ele, não importa o que aconteça, isso pode transformar sua perspectiva, e também transformar sua vida.

  • Leia: Compreendendo a caridade: 6 formas de aplicá-la todos os dias

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.

Website: http://strongermarriage.org/

5 maneiras de amar alguém que está agindo de forma não amável

Aqui estão alguns princípios para manter em mente quando se trata de amar quem é “pouco amável”.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr