7 lições que transformam um menino em um homem

Estes são os princípios que eu espero ensinar aos meus filhos e dos quais espero ser um bom modelo e exemplo.

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido com permissão. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.

Minha esposa, Ashley, acabou de fazer um ultrassom e descobrimos que teremos outro menino! É isso mesmo, quatro meninos seguidos. Eu nunca vi um ultrassom sem também ter visto um pênis. Ore por minha doce esposa, que agora está completamente tragada em uma casa cheia de testosterona!

Uma vez que Deus me confiou com o dever sagrado de criar quatro meninos para nobre masculinidade, eu quero ter certeza de que estou ensinando-lhes as lições certas! Eles estão crescendo em um mundo onde a masculinidade foi redefinida e bons exemplos são difíceis de encontrar. Eu quero que meus filhos saibam que eles não são automaticamente um “homem”, só porque eles começam a se barbear ou atingem os 18 anos. Ser homem é muito mais do que barba e idade.

Leia: 5 provas de que ele não é maduro bastante para casar

Os ideais de masculinidade modernos são uma mistura esquizofrênica de exemplos irrealistas ou até mesmo destrutivos. A cultura do hip hop apresenta o homem como alguém sem regras, materialista, mulherengo e sem respeito pela autoridade. Isto é particularmente prejudicial, porque essa música tem a maior influência em áreas urbanas onde os pais então em grande parte ausente, o que intensifica a influência dos artistas. Esses meninos estão procurando por modelos e, infelizmente, muitas vezes não há um em casa, então os que estão na TV preenchem o vazio.

Advertisement

A mídia pinta a imagem de masculinidade ideal de maneiras drasticamente diferentes. Uma hora o homem está sendo dito que precisa rejeitar sua masculinidade e assumir um modelo extremo de igualitarismo na casa, onde não há praticamente nenhuma distinção entre homem e mulher a não ser pela genitália. Em outra hora, os homens ouvem que precisam “ser homens”, que pode significar qualquer coisa, desde comer mais carne vermelha e levantar pesos até trabalhar mais horas para prover o “sonho americano” para sua família.

Com todas as mensagens conflitantes e tão poucas saídas saudáveis para virilidade genuína, muitos rapazes fogem para seu canto ou para o mundo cibernético de videogames, pornografia ou futebol, porque o “mundo real” não tem (em suas mentes) nenhum lugar onde eles possam ser “o homem”.

Leia:

Eu não quero isso para os meus meninos. Eu quero que eles sejam os homens corajosos que Deus os criou para ser. Para mais sobre as minhas esperanças para a sua vida e legado, por favor leia esta carta curta, mas sincera: Uma carta para os meus filhos.

Eu não quero criá-los com uma ideia de masculinidade que está baseada em minhas próprias opiniões ou as opiniões em constante mudança do mundo. Eu quero que eles aprendam as verdades da masculinidade daquele que criou os homens em primeiro lugar. Abaixo estão sete verdades eternas tiradas da Palavra de Deus (Bíblia) que têm aplicação universal para todos os homens em todas as culturas. Estes são os princípios que eu espero ensinar e ser um exemplo para meus filhos.

Advertisement

Os 7 deveres do homem: (em nenhuma ordem particular)

1. Lutar pelo que é certo

Ser um homem não significa que você tem que sair batendo nas pessoas como se você estivesse em uma luta de UFC, mas significa que você deve ter a coragem de defender o que é certo. Fale em nome dos impotentes. Defenda os mais fracos. Lute por justiça para os oprimidos. Lute por sua família.

“Não os temais! Lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai por vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossas mulheres e vossas casas.” Neemias 4:14

Leia: 9 coisas que os meninos precisam que suas mães lhes ensinem

2. Assumir responsabilidade

Meninos fogem de responsabilidades; homens correm em direção à responsabilidade. Se você é um rapaz crescido que mora no porão de seus pais e constantemente saltita entre diferentes mulheres e trabalhos sem futuro, você não é um homem. Você é um menino com barba. Cresça.

Advertisement

“Um filho sábio alegra a seu pai, mas um filho insensato é a tristeza de sua mãe.” Provérbios 10:1

3. Seja um provedor para sua família

Sua esposa e sua família devem saber que você estaria disposto a passar fome para se certificar de que eles estejam alimentados. Não é o trabalho do governo alimentar sua família. É o seu trabalho. Não há vergonha nenhuma em ter ajuda quando você precisar, mas você também deve estar disposto a trabalhar duro para prover.

“Se alguém não quer trabalhar, também não coma.” II Tessalonicenses 3:10

4. Controle suas emoções

As emoções são uma ferramenta dada por Deus e há maneiras saudáveis e importantes para expressá-las, mas não seja governado por elas. Se você não aprender a dominar sua raiva e suas emoções, então sua raiva e emoções irão dominar você.

“O tolo derrama toda sua ira, mas o sábio a reprime e aplaca.” Provérbios 29:11

Advertisement

Leia: 25 coisas que os casais saudáveis não fazem

5. Ame sua esposa

De muitas maneiras, sua vida e legado serão definidos pela forma como você ama sua esposa. Mostre-lhe que você estaria disposto a dar sua vida por ela. Mostre aos seus filhos o que significa amar e respeitar uma mulher, porque eles estão aprendendo o que o casamento significa observando você. Para saber mais sobre isso, confira meu vídeo gratuito sobre Como ter um casamento mais forte.

“Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” Efésios 5:25

Leia: As nove palavras mais importantes em um casamento

6. Mantenha seus compromissos

Cumpra seus compromissos. Esta é a essência da masculinidade. Pague suas dívidas, cumpra sua palavra, e sempre fale a verdade. Quando você errar, admita e busque o perdão. Não tome decisões com base em seus sentimentos, tome suas decisões baseado em seus compromissos.

Advertisement

“Aquele que, embora jure com dano seu, não muda.” Salmos 15:4

7. Confie em Deus

Deus criou você e Seu plano para sua vida é o único plano que importa. Não seja tão orgulhoso a ponto de tentar fazer tudo sozinho. A vida é para ser vivida em relação com seu Criador. Se você estiver andando com Ele, você sempre vai estar indo na direção certa!

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” Provérbios 3:5-6

Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.