8 dicas para se tornar uma pessoa mais otimista

O otimismo não muda as situações, mas muda a forma como você lida com elas, promovendo o bem estar e a satisfação.

Suely Buriasco

Ser otimista tem a ver com escolha, isso mesmo, é possível optar pelo tipo de humor que se deseja. Logo pela manhã você pode escolher sair da cama com disposição ou prolongar o cansaço da noite anterior.

Algumas dicas facilitam essa escolha que tem o poder de fazer o seu mundo mais brilhante:

1. Viva o dia de hoje

Uma frase de Antoine de Saint Exupéry elucida muito bem esse pensamento: “Viva o hoje, porque o ontem já passou e o amanhã talvez nem chegue”. É importante fazer planos, mas não se pode viver deles, a vida acontece no presente, assim não deixe que as preocupações perturbem sua paz.

2. Fique atento às suas necessidades pessoais

Cuide de você mesmo em primeiro lugar, pense em suas necessidades e invista no que lhe causa bem-estar. Longe de ser egoísmo, essa atitude demonstra maturidade, afinal você não será um bom marido ou boa esposa, pai ou mãe, filho ou filha se estiver insatisfeito. Para ser bom para os outros, você precisa ser, primeiramente, bom para si mesmo.

3. Alimente sua mente com pensamentos positivos

Não deixe se contaminar com energias inferiores, o mundo já está tão cheio delas, pense em coisas agradáveis e se concentre em objetivos superiores. Afaste-se de tudo que provoque desânimo e inquietação. Um livro, um filme, qualquer coisa que inspire bons pensamentos; trabalhos voluntários são, comprovadamente, fontes de alegria e disposição.

Advertisement

4. Conviva com pessoas alegres

Boas energias também contaminam, e muito. Por isso procure conviver com pessoas dispostas, que falam e agem no bem, que buscam realizar sonhos e acreditam em seu próprio potencial. A alegria é uma forma de viver a vida, essa escolha não muda as situações, mas altera totalmente a maneira com que você lida com elas.

5. Equilibre as suas emoções

Nunca tome uma decisão de cabeça quente, isole-se no momento do desequilíbrio, faça exercícios respiratórios, serene a mente e se desapegue de emoções negativas, tais como a ira. Experimente algumas técnicas como meditação, yoga, enfim… Observe o que faz você se acalmar e se dedique a isso antes de qualquer atitude que fará você se arrepender depois.

Leia: Você é muito mais que suas emoções

6. Aprecie as coisas simples

A vida já é tão cheia de complicações. Faça acontecer momentos de tranquilidade e se deleite com eles. A natureza é grande fonte de paz e bem-estar, procure caminhar em um bosque, acompanhar a vida de uma flor, cuide de animais dóceis e se dedique aos prazeres simples como brincar com seus filhos e parar para um bate-papo despretensioso com a pessoa que você ama.

7. Mexa-se

Claro que você sabe que os exercícios físicos aumentam a produção da endorfina e, consequentemente, o seu prazer. Exercitar-se faz bem ao corpo e, essencialmente à mente que bem oxigenada tem melhores condições de desenvolver pensamentos mais confiantes.

Advertisement

8. Espiritualize-se

A fé tem grande poder de transformar a vida da pessoa e insuflá-la à esperança. Independente da religião, a oração é uma porta poderosa para o bem-estar, a segurança e a paz.

Caso você não consiga por si só seguir esses passos, procure ajuda profissional, não se permita viver triste, negativo e insatisfeito.

O otimismo é uma disposição mental que tem o poder de inspirar a transformação necessária para que a vida seja plena de satisfação, mesmo diante das dificuldades.

Leia: O que faz você feliz?

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.