Ela participou de um concurso de beleza e tocou na ferida da sociedade

Uma adolescente gaúcha quebrou tabus e desfilou num concurso de beleza onde somente meninas magras tinham vez. Ela não levou a faixa, mas ganhou o Brasil.

3,217 views   |   shares
  • Superação e amor ao próprio corpo.

  • É isso que a jovem Vanessa Braga, de 14 anos, nos ensinou ao participar de um concurso de beleza em Canguçu, uma pequena cidade do Rio Grande do Sul. No concurso "Garota Verão", muito conhecido no sul do país, ela mostrou para a sociedade que a beleza está muito além da circunferência de uma cintura.

  • Como a adolescente mesmo disse, ela foi lá e arrasou! Não, ela não levou o título de Garota Verão 2015. Seria o desfecho perfeito, como daqueles filmes de sessão da tarde, porém, Vanessa ficou muito mais conhecida do que a vencedora.

  • A história dela pipocou nas redes sociais e ela ganhou o país com sua simplicidade e seus lindos olhos azuis. Talvez Vanessa nem tenha percebido o sucesso que fez, já que mora em um local de Canguçu onde o celular não tem sinal e a internet ainda não chegou. Ela também não tem computador em casa. Talvez esse também seja um dos motivos que fez a jovem aceitar participar do concurso: ela não sucumbiu à influência devastadora da mídia que mostra um padrão estético de magreza que nem todas as pessoas podem ter.

  • A mãe de Vanessa, Cristina Braga, a inscreveu às escondidas depois de ouvir sobre o concurso no rádio. "Ela sempre quis participar. No início ficou com receio, mas expliquei que não podemos ter vergonha de nosso corpo. Ela é gordinha, mas é linda", contou Cristina. O medo maior da menina era de virar chacota na cidade, pois as meninas que participam desse tipo de concurso geralmente são magras. "Tenho 1,61 de altura e 70 quilos. Sempre fui cheinha, mas me acho bonita. Gosto dos meus olhos e do meu cabelo", destacou a menina. Ao contrário do que pensava, a menina encantou os espectadores que estavam no desfile e de quebra ganhou o Brasil.

  • Vanessa, que sonha em ser cantora, não esperava toda essa repercussão. Agora ela quer que a coragem que teve sirva de exemplo para outras pessoas que também vivem com os receios que ela tinha.

  • Advertisement
  • Ela foi homenageada pela Prefeitura de Canguçu e até participou do programa Encontro, com Fátima Bernardes.

  • Ser feliz com o corpo que tem, sem as neuras da balança e as dietas malucas que "secam quatro quilos em uma semana". Essa pode ser uma meta para fazermos um 2015 diferente.

  • Leia também: Pare de odiar seu corpo - A melhor dieta de todas.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.

Ela participou de um concurso de beleza e tocou na ferida da sociedade

Uma adolescente gaúcha quebrou tabus e desfilou num concurso de beleza onde somente meninas magras tinham vez. Ela não levou a faixa, mas ganhou o Brasil.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr