7 maneiras que os pais podem prejudicar seus filhos mesmo sem perceber

Se você também é pai ou mãe, vamos nos comprometer a parar estes comportamentos e ser o melhor que podemos ser para os nossos filhos!

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.

Como pai, eu cometo erros praticamente todos os dias de alguma forma. Às vezes é quando eu perco a paciência e grito com as crianças. Outras vezes, é quando eu arroto mais alto na mesa de jantar depois de ter repreendido um dos meus meninos por fazer a mesma coisa.

Com a maioria dos meus erros parentais, eu estou imediatamente ciente do erro, o que me dá a oportunidade de pedir desculpas e tentar corrigi-lo, mas eu descobri que alguns dos erros mais perigosos não são tão óbvios. Eles são sutis e furtivos. Isso os torna ainda mais perigosos, porque podemos continuar cometendo-os durante anos, mesmo sem perceber que estamos prejudicando nossos filhos no processo!

Leia: 12 hábitos a ensinar a seus filhos para que tenham uma vida melhor que a sua

Ao trabalhar com família de todas as esferas da vida, estou convencido de que a lista abaixo representa alguns dos erros mais comuns e destrutivos da parentalidade. Eu não estou escrevendo isso como um “expert”, mas apenas como um pai que está nas trincheiras da parentalidade e desesperadamente tentando fazer a coisa certa para o bem dos meus filhos e das futuras gerações de minha família.

Advertisement

Se você também é pai ou mãe, vamos nos comprometer a parar estes comportamentos e ser o melhor que podemos ser para os nossos filhos!

1. Desonestidade sutil

As crianças são detectores de mentira humanos, e não podemos ensinar-lhe o valor da honestidade e integridade quando estamos dispostos a ser desonestos. Um dos exemplos mais comuns disso é quando pais mentem a idade de seu filho na frente dele para economizar alguns reais em uma refeição infantil ou entrada de um parque. Economizar alguns reais irá custar muito a longo prazo com as lições negativas que você está ensinando aos seus filhos sobre “honestidade seletiva.”

Leia: 6 formas que os pais destroem a vida dos filhos

2. Sabotagem emocional

É fácil perder o controle quando um de nossos filhos não está escutando ou quando eles estão sendo descuidados ou desobedientes. Às vezes até usamos nossas emoções apenas para obter uma reação de nossos filhos. Isso é perigoso, porque quando nós não conseguimos controlar nossas reações emocionais para nossos filhos, estamos ensinando nossos filhos que eles estão no controle de nossas emoções (ao invés de ensiná-los que NÓS estamos no controle de nossas próprias emoções). Isso pode criar um padrão de disfunção emocional de longo prazo no lar.

Leia: O que fazer quando seus filhos dizem “Eu te odeio”

Advertisement

3. Armadilha da comparação

Na tentativa de encorajar ou corrigir nossos filhos, podemos mostrar o exemplo de outra criança (muitas vezes de um irmão) como ponto de referência. Embora isso geralmente seja uma tentativa inofensiva de trazer contexto para a situação, a maioria das crianças não vai ver além da comparação. Isso pode subconscientemente treinar as crianças a não ser o melhor que podem ser, mas sim encontrar uma maneira de simplesmente “parecer melhor” que seus colegas ou irmãos.

4. Presentes de culpa

Em nossa cultura, desenvolvemos um mau hábito de comprar a afeição de nossos filhos com presentes. Quando cometemos um erro ou temos que trabalhar até mais tarde, ficamos muito mais propensos a pagar a dívida emocional com dinheiro. Este ciclo pode ensinar nossos filhos a serem materialistas e ver o amor como um relacionamento transacional que pode ser manipulado com dinheiro. Todos sabemos (ou deveríamos saber) que o amor verdadeiro é algo muito mais valioso que isso.

Leia: 10 sinais perigosos de que você superprotege seus filhos

5. Colocar a felicidade de seus filhos à frente da saúde de seu casamento

Muitos casais nem saem juntos porque têm medo que as crianças vão chorar, então para pacificar as crianças, eles nunca investem em seu relacionamento um com o outro. Ironicamente, muitas dessas crianças acabam chorando de qualquer forma depois que o divórcio divide a família. Um dos maiores presentes que você pode dar aos seus filhos é a segurança que vem de ver seus pais em um casamento amoroso e comprometido.

6. Babás digitais

Eu fui muito culpado quanto a isso. Em nosso mundo tecnológico, é fácil colocar as crianças em frente a uma tela para que possamos fazer o que precisamos. Em pequenas doses, isso é bom, mas pode tornar-se um hábito perigoso, quando delegamos nosso dever mais sagrado aos programas de TV e videogames para que criem nossos filhos por nós.

Advertisement

7. Esconder suas falhas

Todos queremos que nossos filhos nos vejam como super-heróis que nunca cometem erros, mas eles não estão à procura de perfeição; estão procurando autenticidade. Quando você cometer um erro, assuma-o! Use-o como um momento de ensino. Lembre-se que Deus é o único “pai perfeito” e Sua Graça o ajuda naqueles momentos em que você erra (e todos nós temos muitos desses momentos)!

Leia: 5 lições que a história de Pinóquio não menciona

Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.