3 questões a se pensar antes de revelar um segredo do passado a seu cônjuge

Segredos não fazem de você um mentiroso. Acredite! Todos nós temos vários deles. Alguns são inofensivos, outros, no entanto, podem dar o que falar, especialmente na relação a dois.

10,508 views   |   2 shares
  • A grande questão é "devo abrir meu coração e contar um grande segredo do passado ao amor de minha vida?". Creio que existem alguns cuidados importantes quando você tomar a decisão de abrir seu coração sobre grandes assuntos deixados para trás. A primeira avaliação a ser feita é:

  • 1. Esse segredo vale a pena ser revelado?

  • É imprescindível que os casais tenham em mente que o respeito e a lealdade são peças fundamentais para um casamento feliz. Como disse certa vez o líder eclesiástico Whitney Clayton:

  • "Onde há respeito, há também transparência, que é um elemento-chave de um casamento feliz. Não há segredos em relação aos assuntos relevantes nos casamentos que se baseiam no respeito mútuo e na transparência. Marido e mulher tomam todas as decisões sobre as finanças juntos, e ambos têm acesso a todas as informações.

  • (...) Eles mantêm seu uso da mídia social plenamente digno em todos os aspectos. Não se permitem ter experiências pessoais secretas na Internet. Compartilham livremente um com o outro as suas senhas das redes sociais. Não olham o perfil virtual de ninguém, em nenhuma circunstância, se isso puder trair a sagrada confiança do cônjuge. Jamais fazem ou dizem qualquer coisa que se aproxime da aparência de coisas impróprias, tanto virtual quanto fisicamente".

  • Essa citação abre um ponto crucial sobre essa questão. Se há lealdade entre o casal, deve haver também transparência, de modo que segredos sérios não fazem parte de uma relação onde há a promessa de que ambos são uma só carne. Caso o segredo seja anterior ao início da relação, quem sabe seja importante avaliar se ele está afetando a relação de algum modo, ou se ele está incomodando aquele que o carrega. Revelá-lo à pessoa com quem divide a vida pode ser a saída para uma consciência mais tranquila. Aí vem outra questão:

  • 2. Estou preparado para fazer isso?

  • Uma hora ou outra é importante que o coração seja aberto, por mais que isso exija coragem e determinação. Mas há um momento adequado para isso. Não que você tenha que ensaiar discursos ou imaginar a cena na sua cabeça, mas seu coração deve estar tranquilo, e a ocasião deve estar propícia. Ter a certeza de que o momento certo chegou vai, provavelmente, fazer com que o seu cônjuge compreenda melhor a situação. Neste link, há outras dicas de como preparar o momento certo para revelar um segredo.

  • Advertisement
  • 3. Encarar as consequências de segredos desagradáveis

  • Um grande segredo significa que consequências são inevitáveis. Por isso, tenha em mente, quando você estiver pronto para revelá-lo, o que pode acontecer e procure se preparar para elas:

    • Fale ao seu cônjuge que você está arrependido pelo que fez, e o fato de você estar abrindo seu coração prova esse arrependimento.

    • Peça perdão, por mais que tenha sido fraqueza de sua parte e sua intenção, na época, não tenha sido magoar nem prejudicar ninguém. Isso mostra humildade e verdadeiro remorso pelo erro passado.

    • Coloque as cartas na mesa e conte o segredo às claras, sem esconder detalhes significativos, na tentativa de encobrir outros erros. Já pensou ter que contar mais segredos depois? A confiança perdida pode não ter mais volta.

    • Procure entender a mágoa e até mesmo a raiva de seu cônjuge, afinal, para ele(a) não deve ser nada fácil ouvir uma revelação que tenha prejudicado a confiança que tinha em você.

    • Faça de tudo para restaurar a confiança perdida e ignore pequenos deslizes de seu cônjuge, afinal, você precisa de grande compaixão, então, o melhor é praticá-la você mesmo. Além disso, sua moral está abalada, então você deve tentar entender as falhas de seu cônjuge para exigir que ele(a) entenda as suas.

  • Tenham a certeza de que "um excelente casamento é completamente respeitoso, transparente e leal" (Whitney Clayton), por isso, saiba que nunca é tarde para reparar um erro do passado, mas tenha em mente que ele exige grande empenho e coragem e, acima de tudo, a certeza do grande valor de seu casamento para você e do amor incondicional e sem limites por seu cônjuge.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.

Website: http://marciadenardi.blogspot.com

3 questões a se pensar antes de revelar um segredo do passado a seu cônjuge

Segredos não fazem de você um mentiroso. Acredite! Todos nós temos vários deles. Alguns são inofensivos, outros, no entanto, podem dar o que falar, especialmente na relação a dois.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr