Como sair do sedentarismo e iniciar a prática de exercícios físicos

Determinação e força de vontade são essenciais para iniciar esta jornada rumo à saúde através dos exercícios físicos.

4,689 views   |   7 shares
  • Começar a prática de exercícios físicos pode ser algo bastante difícil e desanimador para alguns, mesmo com a consciência de que os exercícios fazem muito bem para o corpo e a alma. No entanto, normalmente é algo adiável e que sempre faz parte das metas para o ano seguinte, mas dificilmente essas metas saem do papel.

  • Porém, quando há uma indicação médica para isso, as pessoas começam a pensar sobre como começar e que tipos de exercícios devem praticar.

  • Com ou sem indicação médica a prática de exercícios é realmente um hábito saudável e que precisa ser incluída no dia a dia das pessoas. Pense nestas dicas:

    1. Comece pensando nas atividades que você mais gosta. Seja sincero com você mesmo. Pode ser que prefira estar em contato com água, ou goste mesmo da prática de algum esporte mais específico, como futebol, vôlei, basquete ou tantos outros, ou ainda prefira mesmo malhar em uma academia com a ajuda de um profissional. Com essa resposta em mente você já pode definir por onde começar.

    2. Converse com seus amigos, talvez alguns deles também tenham o desejo ou a meta de iniciar os exercícios, mas ao mesmo tempo não tenham a coragem necessária para iniciá-los. Vocês poderão juntos começar a prática destes exercícios. A companhia de um amigo incentiva e cria um compromisso com o outro de não deixarem a atividade física de lado.

    3. Antes de iniciar a prática dos exercícios, procure um médico para que ele possa avaliar sua saúde através de exames e lhe autorizar a iniciar suas atividades. Esta é uma fase muito importante para garantir que não haja qualquer problema durante sua atividade física.

    4. Com o aval do médico, procure a academia ou o profissional indicado para iniciar a nova fase. Lembre-se que a maioria das academias lhe dá o direito de participar de uma aula gratuita e avaliativa para que você possa analisar se gosta, e se é este o local que quer para iniciar seus exercícios. Participe de uma dessas aulas inicialmente e avalie tanto o profissional que lhe prestará auxílio como também toda a aparelhagem que o estabelecimento possui para que você execute bem seus exercícios. Observe também a limpeza do local, esse é um aspecto muito importante.

    5. Tenha coragem e inicie seus treinos com determinação. Não deixe que o mau tempo ou uma simples indisposição possam lhe afastar de suas metas. Mantenha o foco. No começo é normal que se sinta um pouco dolorida, mas trata-se de uma dor passageira e que com o passar do tempo deixará de existir. Não desanime, esforce-se em praticar com a constância que se determinou inicialmente.

  • Advertisement
  • Com o tempo você notará melhoras em seu desempenho tanto na academia quanto fora dela, vai ganhar músculos e resistência e se sentirá muito melhor. Trata-se de um hábito muito saudável e que lhe trará grandes benefícios a curto, médio e longo prazo. Pense nisso e mexa-se!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

Como sair do sedentarismo e iniciar a prática de exercícios físicos

Determinação e força de vontade são essenciais para iniciar esta jornada rumo à saúde através dos exercícios físicos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr