Os “faça” e “não faça” que fazem seu casamento durar

Há algumas ações que os casais precisam entender e agir de acordo para que o seu casamento possa durar. Essas ações simples não só irão ajudar a melhorar seu casamento, mas vai preenchê-lo com

Gary and Joy Lundberg

Há poucas e simples atitudes que os casais precisam entender e agir de acordo, para que o seu casamento dure. Vamos começar com os “faça” e ao final um par de “não faça”.

Faça

Livre-se do “será que”

Os casais precisam descartar qualquer pensamento de “será que meu casamento vai durar?”. Em vez disso, precisam determinar que sim, vai durar e se perguntarem: “Como podemos tornar o nosso casamento duradouro?” Comprometer-se com esse objetivo é o primeiro passo para fazer acontecer.

Importe-se mais em agradar o seu companheiro que a si mesmo

Isso não significa que você não deva cuidar de si, significa que você deve prestar mais atenção ao que agrada o seu companheiro. Quando você faz isso, uma coisa incrível acontece. Ele ou ela se sente amado e valorizado. Ralph Waldo Emerson explica isso: “É uma das mais belas compensações desta vida que ninguém pode sinceramente tentar ajudar outra pessoa sem ajudar a si mesmo.” A bondade e os gestos de amor para com o seu companheiro voltam para você. É a lei natural da compensação. E torna um casamento feliz.

Elogie o seu cônjuge

Esses elogios precisam ser sinceros, assim que perceber algo que você realmente gosta sobre o seu companheiro. Então, não basta pensar, fale. Quando a esposa está bonita e arrumada, diga a ela. “Uau, você está linda com esse vestido!” Ou: “Foi um jantar muito gostoso que você preparou esta noite.” Ou: “Amo seus músculos! Você é o cara!”Ou “Nossos filhos têm tanta sorte de ter você como pai. Foi tão gentil a maneira como você ajudou o João quando ele caiu.” Todos gostam de elogios quando eles são genuínos.

Fale sobre o que incomoda

Se algo está na categoria “bem chato”, fale sobre isso com o seu cônjuge. Talvez o hábito dele de não pendurar as roupas a esteja incomodando. Fale sobre um plano para manter sua casa arrumada, com a contribuição de ambos. Talvez seja que ela está gastando além do orçamento. Calmamente sentem-se e façam um plano financeiro juntos, sem apontar um dedo acusador no rosto dela. Isso não funciona. Tente dizer: “Eu estou preocupado com a nossa situação financeira. Vamos trabalhar juntos e fazer metas.” Quando os casais enfrentam os problemas que os afligem, sem relaxar e deixar prá lá, o casamento tem uma chance muito positiva de sucesso.

Advertisement

Não faça

Não mencione as falhas do seu cônjuge para os outros

Falar negativamente de seu companheiro para amigos ou familiares é uma traição. Se algo o está incomodando simplesmente tente esquecer ou fale diretamente com seu cônjuge sobre isso. Qualquer tipo de fofoca é prejudicial, mas quando se trata de seu companheiro de vida é como atirar uma granada de mão em seu relacionamento. Não faça isso. A única exceção é o abuso: precisa ser relatado.

Não se concentre mentalmente naquilo que há de negativo

Todos têm áreas que precisam ser melhoradas. Olhe, em vez disso, para os aspectos positivos do seu companheiro. Quando os pensamentos negativos entrarem em sua mente, substitua-os por algo sobre ele ou ela que você admira. Isso encobrirá o pensamento negativo sempre.

Se os casais trabalharem nesses pontos de “faça” e “não faça” não apenas ajudará seu casamento, mas o fará durar. E não apenas durar, ele será preenchido com a felicidade.

_Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original The dos and don’ts of making your marriage last, de Gary and Joy Lundberg

Toma un momento para compartir ...

Gary and Joy Lundberg

Gary Lundberg is a licensed marriage and family therapist, Joy is a writer and lyricist. Together they present seminars and author books on relationships. Their website is garyjoylundberg.com, email