Como superar uma grave lesão ocasionada por um acidente

Superando estado de saúde enfermo. Como ajudar alguém com saúde debilitada. 8 passos para uma recuperação saudável de acidente.

Izabel Torquato

Quando ocorre um acidente que nos leva a uma lesão física entramos num quadro de dependência física, emocional, espiritual, e nesse momento o que mais necessitamos é de apoio familiar, demonstração de amor, preocupação, respeito. A pessoa que sofreu um acidente fica mais vulnerável e necessita de mais atenção, sentir amor e compaixão dos demais.

Após todos os esforços da medicina, o repouso é necessário ao corpo, mente e espírito. Sendo assim, inicia-se um quadro de recuperação e nesse estágio sentimentos depressivos podem ser uma constante até que o paciente tenha a sua energia necessária restaurada. Para que possa ter uma recuperação mais rápida podemos citar alguns pontos importantes:

Preocupação

Evitar assuntos que possam preocupar o paciente.

Tranquilidade

Garantir que a pessoa tenha os dias sem muito barulho, em um ambiente de paz, silêncio. Isso ajuda e muito sua recuperação mental e a ter paz interior, ajudando para que seus sentimentos estejam mais serenos.

Fisioterapia

Acompanhamento durante as fisioterapias e consultas médicas.

Advertisement

Alimentação saudável

Garantir que a pessoa tenha uma boa alimentação, frutas, verduras, seguindo orientação médica.

Leitura

Nesse momento o cérebro necessita ser alimentado constantemente. Se a pessoa acidentada não tem condições de realizar a leitura sozinha, podemos ajudar lendo um bom livro.

Música

Que seja suave e com um volume baixo, criando atmosfera de relaxamento.

Medicamentos

Horários devem ser respeitados para que o tratamento tenha efeito positivo.

Escutar

Estar pronto para ouvir e evitar falar sobre tristezas ou assuntos negativos, usar de maior positividade a maior parte do tempo possível.

Advertisement

Um corpo físico que necessita de cuidados médicos deve ter toda a condição de estar em restabelecimento total e isso inclui esforço por parte de quem atende ou cuida da pessoa envolvida. Por isso, evitar todo e qualquer transtorno que possa desestabilizar o paciente em questão. Pode-se também usar de:

Fisioterapeuta

que possa atender em domicilio. Ajudando em seu bem-estar físico.

Lazer

Se for possível levar o paciente para passear, tomar banho de sol ou mar, ajuda e muito em seu bem-estar emocional.

Visitas

Que sejam breves, para não tirar o ambiente de tranquilidade e repouso requeridos ao paciente. Nesse caso, seria bom explicar e até mesmo criar uma agenda de visitas para que não haja demasiadas visitas num mesmo dia e que em outros dias o paciente tenha momentos de solidão. Então nesse caso, fazer sistema de visitas curtas diárias, garante ao paciente a sensação de estar sendo visitado constantemente sem tirar seu descanso. Pois nesse momento a pessoa perde a noção de horários e dias, devido seu estado fragilizado. Isso ajudará em seu bem-estar espiritual.

Quando não estamos enfermos gostamos de nos sentir valorizados e amados. E essa necessidade é intensificada com a enfermidade. Nesse momento, compreensão e carinho genuíno são de aspecto essencial para que o paciente possa ter restabelecimento total e gradual. Assim, garantimos que sua recuperação tenha maior efeito positivo num espaço menor de tempo requerido, causando satisfação maior a todos os envolvidos nesse objetivo em ajudar e fortalecer alguém em momentos de necessidade e assim garantindo seu progresso.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.