4 atitudes que demonstrarão apoio ao seu cônjuge

Demonstrar apoio ao cônjuge é essencial em momentos de crise, mas, para tanto, é necessário pensar em como fazê-lo da melhor forma possível.

3,812 views   |   6 shares
  • Todo mundo passa por fases difíceis na vida que podem abalar muito o seu emocional e até mesmo o seu físico. Muitas são as situações complicadas que precisam ser enfrentadas e superadas; perdas financeiras que geram dificuldades econômicas para a família; insatisfações profissionais e pessoais; perda de entes queridos e tantas outras. É importante que os cônjuges observem com carinho a necessidade de se apoiarem e se reerguerem juntos.

  • É fundamental compreender o cônjuge que esteja passando por dificuldades, apoiando-o de forma favorável; isso certamente tem um impacto profundo e de longa duração nas relações. Nesse sentido, podemos pensar em algumas dicas essenciais:

  • 1. Acredite que a comunicação é possível

  • para favorecer de alguma forma o seu cônjuge, você precisa ao menos ter uma noção dos sentimentos dele. O problema é que muitas pessoas se retraem quando não estão bem, e pode ser que muitas tentativas de conversar sejam necessárias até que você consiga o toque certo. Isso não quer dizer que você deva ficar insistindo, mas que deve se preparar, escolhendo momentos mais propícios para conversar.

  • 2. Esteja presente

  • é importante para seu cônjuge que você esteja por perto, mesmo que ele não transpareça isso. O seu afastamento só piora tudo; claro que você tem que continuar a vida, tomar conta de seus afazeres, mas uma atenção a mais pode ser tudo o que o seu cônjuge precise no momento. No entanto, atenção para não parecer pegajosa e sufocá-lo de tantos cuidados. O importante é que seu cônjuge entenda que você está ali, e que ele pode contar com você. Tente alegrá-lo, se estiver triste e acalmá-lo, se nervoso, mas respeite se ele não corresponder.

  • 3. Seja paciente e tolerante

  • a paciência é um elemento indispensável para o casamento; é como se fosse um jogo de mão dupla, ora um, ora o outro precisa dedicar-se a ela. Se o seu cônjuge está em crise, é a sua vez de ser paciente, afinal é ele quem precisa agora. Esforce-se para ser mais tolerante, não reclame por coisas que podem ser resolvidas; releve o máximo que puder. E quando não for possível relevar, fale com afetividade e clareza; é importante que ele saiba que você também está sofrendo com a situação. Isso pode ser essencial para que ele se dedique a superar logo a situação, afinal estamos falando de situações de crise, e não de forma de vida, ninguém pode viver sempre em crise.

  • Advertisement
  • 4. Busque ações práticas

  • no sentido de apoiar seu cônjuge diante de uma crise, sempre existirão formas práticas. É importante observar o que pode ser feito para aliviar um pouco a situação. Se o problema é financeiro, por exemplo, você pode estar pensando em conseguir uma renda extra e reajustar as despesas da família. Mas sendo por questões emocionais, além das atitudes já citadas, você pode estar providenciando ajuda profissional, principalmente se ele está demorando a reagir. Nesse caso, é importante conversar primeiro com o cônjuge abalado, tentando persuadi-lo a buscar tratamento.

  • Muitas pessoas queixam-se que os cônjuges nunca as ajudam, que só elas fazem suas partes, sem contrapartida. Eu pediria para você, que pensa assim, que observasse com sinceridade se seu cônjuge realmente não apoia você, ou se não o faz da forma como você gostaria. É bom lembrar que cada pessoa tem a sua maneira própria de reagir, e em momentos de crise, não é o momento ideal para cobranças.

  • Faça a sua parte e não haverá arrependimentos mais tarde!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

4 atitudes que demonstrarão apoio ao seu cônjuge

Demonstrar apoio ao cônjuge é essencial em momentos de crise, mas, para tanto, é necessário pensar em como fazê-lo da melhor forma possível.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr