4 maneiras de saber se alguém realmente ama você

Em todo relacionamento saudável, se alguém realmente ama você, eles vão fazer o seguinte (e você deve fazer isso para eles também).

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.

Recentemente visitei um dos meus lugares favoritos no mundo: Orfanato Casa Shalom na Guatemala. “Casa Shalom” significa “Casa de Paz” e é verdadeiramente um lugar de paz e amor para as cerca de 100 crianças preciosas que o chamam de casa.

Meu amigo, Josh, coordena o orfanato com sua esposa, Jessica. Ele estava nos mostrando o local e contando como cada uma das crianças foi parar lá. Ele disse: “Aquele é o Eduardo. Seus pais foram mortos por traficantes de drogas. Esta é Rosa. Ela e seus irmãos estavam vivendo nas ruas antes de virem para cá. Eles estavam comendo das latas de lixo e estavam severamente desnutridos.”

Cada criança tinha uma história e a maioria das histórias eram de partir o coração. Apesar da fragilidade de sua situação em casa, essas crianças agora pareciam estar tão felizes e saudáveis. Josh conhecia cada uma pelo nome, e ele sorria como um pai orgulhoso conforme ele abraçava as crianças e se gabava de como elas eram ótimas no futebol, arte ou cantando.

Uma adolescente se aproximou e deu um abraço em Josh, e enquanto ela saltitava para longe, os olhos de Josh se encheram de lágrimas. Ele começou a contar sua história.

Advertisement

“Seu nome é Margarita”, ele disse. “Ela cresceu em uma casa com abuso horrível. Seu pai era um bêbado e ele abusou dela das piores formas. Ela acabou sendo retirada daquela casa e colocada em uma casa com a tia e o tio, mas seu tio abusou dela das mesmas maneiras terríveis que seu pai tinha feito. Ela ficou em várias outras casas, mas em cada situação, as pessoas que deveriam tê-la protegido, abusaram dela. Quando ela finalmente chegou aqui, ela estava com o coração partido e sozinha. Ela não confiava em ninguém. Ela quase não falava. Não tínhamos certeza se iríamos conseguir nos aproximar dela. Continuamos orando por ela e fazendo o nosso melhor para mostrar-lhe o amor de Deus de maneiras significativas, mas depois de vários meses de tentativas, nada parecia estar funcionando.”

Josh fez uma pausa para enxugar algumas lágrimas de seus olhos enquanto ele continuava a história. “Uma noite, Jessica e eu estávamos sentados na encosta observando o pôr do sol como nós fazemos na maioria das noites. Estávamos vendo os meninos jogando futebol e vendo as meninas pulando corda. Estávamos absorvendo toda a beleza da vista e sons da Casa Shalom quando algo completamente inesperado aconteceu. Margarita veio e sentou-se ao meu lado. Ela sempre havia mantido distância, especialmente dos homens, mas ela sentou-se ao meu lado, e o que ela fez em seguida tirou meu fôlego completamente. Ela descansou a cabeça no meu ombro. Prendi a respiração esperando ela falar. Ela finalmente olhou para mim e disse algumas palavras que eu nunca vou esquecer.”

Neste ponto, eu estava tão inclinado que minha cabeça estava quase em seu ombro esperando para ouvir o que ela havia dito a ele. Ele reuniu a compostura para terminar a história, e com um sorriso no rosto, ele reviveu aquele belo momento.

“Ela olhou para mim e disse: ‘Quando cheguei aqui, eu nunca achei que estaria protegida e eu nunca acreditei que alguém realmente me amava, mas agora, eu sei que estou segura aqui. E, eu acredito que você realmente me ama.'”

Esse foi um momento que mudou a vida de Josh, e tornou-se uma bela imagem do que o amor realmente significa. A maneira como Deus nos ama e a maneira que Josh e Jessica demonstraram amor a Margarita (e todas as crianças na Casa Shalom) nos mostra como o amor deve ser.

Advertisement

Leia: Aprendendo a amar ao invés de julgar

Nossa cultura tentou redefinir “amor” para ser nada mais do que um sentimento, mas o amor é muito mais do que isso. Em todo relacionamento saudável, se alguém realmente ama você, eles vão fazer o seguinte (e você deve fazer isso para eles também).

Esta é a “prova de fogo” do amor. Se alguém ama você de verdade, essa pessoa…

1. Dará a você, mesmo quando você não puder retribuir

Quando você faz o bem para aqueles que podem fazer o bem para você, isso não é amor, isso são “negócios”! O amor requer dar a alguém sem pensar em como pode ser retribuído. O amor nunca pode ser reembolsado. O amor só pode ser livremente dado e livremente recebido.

2. Trabalhará para curar suas mágoas antigas e protegê-lo de novas feridas

Se você ama alguém, você deve ser o que enxuga suas lágrimas, não quem as provoca! O amor promove a cura para o passado, a paz para o presente e proteção para o futuro.

Advertisement

Leia: O que você está fazendo com o maior presente que já ganhou?

3. O aceitará em seu pior estado e o ajudará a se tornar o seu melhor

Se alguém realmente ama você, não irá tentar mudá-lo, mas também não irá deixar você se contentar com nada menos que tudo o que Deus o criou para ser. Amor verdadeiro significa estar completamente comprometido com alguém mesmo quando a pessoa não está sendo nem um pouco amável. Se alguém realmente ama você, acreditará em você mesmo naqueles momentos em que você tem dificuldades para acreditar em si mesmo.

4. Ele nunca desistirá de você!

O amor está enraizado no compromisso, não na conveniência. O amor é uma escolha, não um sentimento. Se alguém realmente ama você, seu compromisso com você vai perdurar através de qualquer circunstância que a vida lançar em seu caminho.

Deus mostra Seu amor por nós, fazendo cada uma destas quatro ações, e Ele nos chama para fazer o mesmo uns pelos outros. Se você não tem certeza de como começar, aqui está o resumo de o que é o amor (direto da fonte):

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” I Coríntios 13:4-7

Advertisement

Deixe sua vida ser guiada pelo amor e você sempre estará na direção certa!

Leia: 6 meios de ser uma pessoa melhor através do exemplo perfeito de Jesus Cristo

Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.