Por que orar se Deus já sabe o que você precisa?

Se Deus sabe todas as coisas, então por que é que nós devemos orar? Quais são as razões pelas quais nós não devemos orar?

João Martins

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” Filipenses 4:6

Se Deus sabe todas as coisas, então porque é que nós somos instruídos a orar? Por que é que, nas escrituras Sagradas, todos os livros falam da oração, de petições ao Pai, de orações de súplica e de ação de graças? Se Deus sabe todas as coisas, então por que é que oramos?

Antes de responder a essa pergunta eu gostaria de começar com razões que não devem ser usadas para orar.

Não devemos orar para informar Deus.

Ele sabe, realmente, todas as coisas e, por isso, fazer uma oração para lhe dizer o que se passa seria perder tempo.

Não devemos orar para impressionar Deus.

Ele não vai ouvir as nossas orações porque usamos palavras bonitas ou repetições desnecessárias, como é ensinado em Mateus 6:7: “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.”. Ele, Deus Altíssimo, poderia usar de títulos grandiosos, mas ele deseja que nós, seus filhos, o tratemos por Pai; por isso mesmo, não precisamos orar para o impressionar.

Advertisement

Se não devemos orar para informar ou para impressionar, então, a razão correta é:

Devemos orar para convidar Deus a participar nas nossas vidas.

Leia: 4 chaves para permanecer fiel em uma cultura de infidelidade

Quando oramos, devemos fazê-lo com reverência, humildade, com Fé, mas, sobretudo, com Amor. Como um filho pequeno quando fala com seu pai e pede conselho, conforto e ajuda, devemos comunicar-nos com Deus da mesma forma – pedindo conforto, conselho e ajuda. Ele sabe e conhece as nossas aflições, nossos desejos e também sabe o que é melhor para nós, mas, quando oramos e conversamos com Ele, estamos demonstrando que também nos esforçamos para compreender o que é melhor para nós e que nos achegamos a Ele para pedir conselho, conforto ou até aprovação.

Ele confia em nós e, por isso, nós não cresceríamos se Ele nos dissesse sempre o que temos que fazer a cada decisão; como um professor que dá todas as respostas aos seus alunos. O que um bom professor faz é ensinar o caminho e os alunos vão tentar, por si mesmos, resolver os problemas e, depois de tentar, eles irão recorrer ao professor pedindo conselhos para saberem a melhor forma de resolver o problema. Notem que não escrevi – para o professor resolver o problema por eles;se assim fosse então eles não aprenderiam. Conosco o Senhor trabalha de uma forma parecida. Ele irá nos guiar para que possamos crescer e nos tornar melhores a cada dia.

Leia: 3 coisas que Deus quer que você saiba sobre si mesmo.

Advertisement

Quando oramos e convidamos o Senhor a fazer parte da nossa vida, estamos sendo instrumentos em Suas mãos. Ele nos irá abençoar e orientar e, no processo, também seremos usados para abençoar quem nos rodeia. Quando oramos por oportunidades para ajudar ao próximo, estamos sendo cooperantes com o Senhor e, também, estamos abençoando as nossas próprias vidas.

Quando convidamos o Senhor experimentamos um crescimento espiritual maior. Quando oramos e colocamos o nosso coração nas mãos d’Ele, estamos repensando a nossa vida e ponderando sobre o que fazemos de errado e buscabdo nossas virtudes. Esse crescimento permite tornar o que é fraco em algo forte e o que já é bom em algo ainda melhor.

Com a oração também aprendemos humildade e mansidão. Nós não sabemos tudo e reconhecer que o Senhor sabe todas as coisas e sabe o que é melhor para nós é uma lição de humildade. Uma pessoa humilde é capaz de aprender, capaz de crescer e é aquela que, quando fala e ensina, o faz com amor e compaixão. Jesus Cristo, o filho unigênito de Deus, foi perfeito, andou sem pecado, e, apesar de todo o Seu poder, Ele foi a pessoa mais humilde. Ele fazia a vontade do Pai em todas as coisas, e o fazia por amor a Ele.

Quando oramos pelas razões certas, nos aproximamos mais de Deus e permitimos que Ele seja parte integrante da nossa vida. Quão maravilhoso é saber que Deus ouve as nossas orações e que o nosso coração está mais próximo Dele.

Leia: Encontrando esperança através da fé

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

João Martins

João Martins é um biofísico com uma paixão pelo ensino e busca de conhecimento. Podem enviar uma mensagem ou seguir no Facebook: https://www.facebook.com/joao.martins.1401 ou no google+ https://plus.google.com/u/0/+JoaoMartinsJPM/posts