Hortas de ervas: Boa maneira de ensinar as crianças sobre remédios naturais

Sua cozinha tem uma farmácia, e você precisa conhecê-la. Com a crise na saúde, creio que é conveniente conhecermos os remédios naturais e entendermos sobre medicina preventiva.

Becky Rickman

Sua cozinha tem uma farmácia, e você precisa conhecê-la. Com a crise na saúde, creio que é conveniente conhecermos os remédios naturais e entendermos sobre medicina preventiva. Isso não significa, é claro, que as ervas e os remédios naturais devam substituir a medicina tradicional. No entanto, existem alguns itens que podemos incorporar em nossa dieta que são capazes de repelir algumas doenças, e outros que podem até ajudar a curar condições já existentes.

É importante garantir que seus filhos compreendam a importância da boa nutrição. Aprender sobre os benefícios que as ervas podem trazer à saúde é uma boa maneira de ensinar seus filhos sobre alimentação saudável. Isso os ajuda a se adaptar a uma dieta e um estilo de vida saudáveis bem cedo na vida.

Esta é minha lista das dez ervas mais importantes e suas aplicações:

Alho

o alho é uma das plantas mais extraordinárias para a alimentação. Está entre os remédios estudados nas aulas de farmacologia. Estes são alguns de seus benefícios: bactericida, fungicida, antiviral, antioxidante, estimulante do sistema imunológico, vermífugo e antivampírico (está bem, esse eu inventei, é claro; não resisti!), anti-inflamatório e redutor de colesterol. O alho pode ser tomado como suplemento, mas prefiro usá-lo em seu estado natural porque é delicioso. Minha filha e eu comemos alho em conserva com bolachas salgadas.

Açafrão

esse tempero melhora o funcionamento das juntas, a aparência da pele, a digestão e as funções sanguíneas e hepáticas, ajuda a manter a saúde dos ossos, mantém níveis saudáveis de colesterol e fortalece o sistema imunológico. O açafrão é um dos componentes do curry, que é outra maneira de introduzi-lo à sua dieta alimentar. Gosto de beber chá de açafrão quando não estou me sentindo bem. Sinto meu corpo se aquecer de dentro para fora.

Advertisement

Tomilho

o tomilho é uma erva muito aromática e bastante antisséptica. Também é excelente para problemas respiratórios, como bronquite, por exemplo. Acredita-se que o aroma do tomilho aumenta o bom funcionamento da memória. Essa erva é usada em muitos pratos: cozidos, sopas, carnes e saladas.

Lavanda

essa é uma de minhas ervas favoritas devido a seu delicioso aroma. Borrifo um pouco de água de lavanda em meu travesseiro à noite para dormir melhor. A lavanda também é um antioxidante. As flores podem ser usadas na aromaterapia, para preparar chás ou ser servidas como parte da cobertura de bolinhos. Além disso, a lavanda também ajuda a prevenir o inchaço.

Manjericão

esse pequeno dínamo pode acalmar os nervos e desintoxicar o fígado, é uma ótima fonte de fibras e, se for fervido e coado, o chá resultante pode ser borrifado no rosto para reduzir manchas da pele. Experimentei esse remédio em pessoas com casos graves de acne e funcionou muito bem. O manjericão também é um anti-inflamatório. Use-o no molho para massas ou beba como chá.

Coentro

ajuda a remover metais pesados — como mercúrio e chumbo — dos tecidos do corpo. Também é uma fonte de fibras e de ferro. O coentro é muito comum na culinária indiana, mexicana e do Nordeste do Brasil.

Sálvia

é antisséptica e antioxidante, ajuda a vencer a fadiga, melhora a memória e ajuda a reduzir a ansiedade. Uma xícara de chá de sálvia ajuda a reduzir as dores musculares comuns durante a gripe.

Advertisement

Salsa (ou salsinha)

contém as vitaminas A, C e K (para fortalecer o sangue) e é ótima para refrescar o hálito.

Canela

reduz o açúcar no sangue, sendo, portando, ótima para diabéticos. Também é um antiviral e um antimicrobial. Polvilhe-a sobre o mingau de aveia (que também abaixa o colesterol) pela manhã e dobre o benefício. A canela ajuda a reduzir as cólicas menstruais (coloque um pouco no chá quente) e pode reduzir as dores causadas pela artrite.

Pimenta caiena

como todo anti-irritante, a pimenta caiena tem a capacidade de reduzir enjoos estomacais, diminuir as dores causadas pela úlcera estomacal (parece contraditório, mas é verdade), ajuda a reduzir inflamações na garganta, a tosse e a diarreia. Também é um antigripal, um fungicida e pode prevenir enxaquecas. A pimenta caiena também é um antialérgico e um anti-inflamatório, estimula o trato digestivo (aumentando o fluxo de enzimas), libera os gases intestinais, é um desintoxicante, reduz as dores nas juntas, é um bactericida e, misturada a algum óleo inodoro, pode aliviar dores musculares.

Você pode plantar as ervas em vasos individuais ou numa jardineira, sendo uma “horta” perfeita para seus filhos cuidarem e aprenderem sobre responsabilidade, germinação, mudas, colheita e desidratação. É uma ótima maneira de ajudá-los a por a mão na massa e praticar o cultivo das ervas usadas na culinária.

Existem vários ótimos livros sobre ervas, muitos até voltados para o público infantil (talvez você encontre alguns livros gratuitos na Internet).

Advertisement

Todas as ervas mencionadas aqui são seguras, mas sempre que apresentar algo novo para seus filhos, vá devagar. Algumas ervas medicinais contêm contraindicações, como a camomila, por exemplo, que você não deve tomar se for alérgico a plantas da família Asteraceae (margarida, girassol, crisântemo, etc.) ou se usa medicamentos para ralear o sangue. Para começar a aprender sobre as ervas e seus benefícios, o Guia das Plantas Medicinais de A a Z fornece ótimas informações. Como atividade educacional, pode ser uma boa ideia pedir a cada um de seus filhos que plante uma erva diferente e faça um relatório de suas características e qualidades. Todos os anos eles poderiam cultivar uma planta diferente e aprender sobre seus efeitos curativos naturais.

Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original Herb gardens: A good way to teach children about natural remedies, de Rebecca Rickman.

Toma un momento para compartir ...

Becky Rickman

Becky Lyn is an author and a 35+ year (most of the time) single mom.