7 perguntas para fazer antes de dizer “Eu aceito”

A decisão de se casar com alguém é uma das decisões mais importantes que você vai tomar em sua vida!

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.

No fim de semana passado, eu tive o privilégio de oficiar uma cerimônia de casamento para um lindo casal. Eles eram melhores amigos e tinham um relacionamento incrível. Eles se conheceram por causa de seu amor mútuo por animais de estimação e até seus cachorros pareciam se amar! Eles sempre despertaram o melhor um no outro, e estou confiante de que eles vão ter uma vida cheia de amor e risos.

Ah, como eu queria que todo casamento fosse mais como aquele! Eu acredito que eles poderiam ser se os casais fizessem as perguntas certas antes de caminhar até o altar.

Leia: 10 ótimas razões para se casar

Eu já interagi com casais de todo o mundo e estou convencido de que muitos (se não a maioria) dos problemas do casamento poderiam ter sido evitados ao fazer as perguntas certas ANTES do casamento. Se você estiver lendo isso e você já estiver casado, o conteúdo abaixo talvez não seja muito útil, mas se você estiver lendo isso como uma pessoa solteira ou noiva, esta pode ser uma das coisas mais importantes que você vai ler! Sério.

Advertisement

A decisão de se casar com alguém é uma das decisões mais importantes que você vai tomar em sua vida. A escolha de seu cônjuge terá ramificações (positivas ou negativas) para toda sua vida e gerações vindouras. Em vez de basear esta decisão tão importante em seus “sentimentos”, por favor, passe a decisão pelo filtro destas simples perguntas abaixo. Este exercício irá ajudá-lo a determinar se você vai se casar com a pessoa certa pelas razões certas ou se você precisa reavaliar o relacionamento.

1. Posso ser eu mesmo com esta pessoa?

Se você se sente pressionado a ser outra pessoa quando está com seu noivo/noiva, este é um GRANDE alerta. Um bom cônjuge vai despertar o seu melhor, mas nunca irá tentar mudar quem você é.

2. Esta pessoa fortalece minha fé e caráter?

Seu marido ou esposa irá ter uma enorme influência sobre você durante toda sua vida. Ele/ela deve ser alguém que encoraja e fortalece a sua fé e seu caráter e NUNCA o tenta ou pressiona a comprometer seus valores.

Leia: Como saber se ele é realmente para casar?

3. As pessoas que mais me amam acham que somos um bom casal?

Ouça aqueles que o amam. Se seus pais, irmãos e/ou amigos próximos não estiverem animados com a união, há uma grande probabilidade de ser uma má escolha! Essas pessoas querem o que é melhor para você, por isso peça sua opinião honesta.

Advertisement

4. Eu quero que meus filhos sejam como esta pessoa quando crescerem?

Você teria orgulho de ter filhos ou filhas que fossem como seu noivo/noiva quando mais velhos? Se não, termine o noivado! Seus futuros filhos não irão apenas parecer fisicamente com esta pessoa, mas eles provavelmente serão como essa pessoa.

5. Eu dou muitas risadas com essa pessoa?

Um relacionamento saudável deve ter muito mais comédia do que drama! O riso é um indicador importante, que pode medir a saúde de um relacionamento. Se vocês não riem muito quando estão juntos, pergunte-se o porquê disso.

6. Será que estamos ambos indo na mesma direção?

É bom ter alguns interesses diferentes, mas em última análise, é vital que um casal tenha as mesmas esperanças, sonhos e direção geral de suas vidas e futuro. Caso contrário, você irá enfrentar algumas GRANDES frustrações mais tarde na vida.

7. Posso permanecer comprometido a essa pessoa, não importa o que aconteça?

Quando você olhar nos olhos dessa pessoa e diante de Deus e testemunhas, disser “até que a morte nos separe”, você vai ter que manter sua palavra! Se você estiver entrando no casamento com qualquer forma de saída estratégica, é melhor você não se casar.

Se você tiver respostas negativas para QUALQUER uma destas perguntas, eu o encorajo a reavaliar o seu relacionamento. A decisão de se casar com alguém é muito importante para não levar a sério!

Advertisement

Leia: 13 coisas que você precisa saber antes de se casar e mudar

Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.