Como criar um jardim ou quintal bonito

Um jardim, mesmo que modesto, porém composto de plantas e flores e bem cuidado pode influenciar sensivelmente as condições de uma casa e de seus habitantes.

12,407 views   |   4 shares
  • Uma casa começa no jardim e termina no quintal, por isso é importante dar atenção especial a esses dois espaços, que muitas vezes ficam para segundo plano. Para isso, é necessário definir algumas etapas de planejamento para a decoração e manutenção do jardim, seja ele na frente da casa ou no quintal.

  • Lembrando que desejar ter um jardim não significa exatamente que se saiba planejar e cuidar desse espaço. Portanto, dependendo da condição será fácil. É só soltar a criatividade que com poucos recursos e muita disposição tudo ficará excelente. Do contrário, procurar por um especialista como um arquiteto ou paisagista é uma boa solução.

  • Avaliando as necessidades

  • O primeiro passo é analisar quais as necessidades de cada espaço, como por exemplo:

  • Preparar a terra

    • Avaliar se a terra que tem à disposição é boa para o plantio ou se precisará passar por um período de tratamento. Se necessário, o tratamento pode ser feito com elementos orgânicos como cascas de legumes e frutas, conhecido como compostagem, que não se refere a jogar restos de lixo na terra. É necessário preparar e ter paciência para que o adubo orgânico fique pronto.
  • Se o jardim ou quintal não possuir espaço com terra diretamente no solo, utilizar vasos, floreiras ou jardineiras são boas opções. No caso de desejar reduzir custos use a criatividade utilizando pneus velhos, caixas ou potes como recipientes para plantar e decorar o espaço.

  • No planejamento siga o lema

  • “Menos, muitas vezes quer dizer mais”. Por isso, não misturar tipos muito diferentes de plantas facilitará a manutenção, tendo em vista que não haverá necessidade de rega ou tipo de compostagem e cuidados muito diferenciados. Escolha cores que combinem com a cor das paredes e móveis que já estejam no espaço.

  • Escolhendo as plantas

  • Folhagens são sempre mais fáceis de serem cuidadas. Já as que florescem exigem mais cuidados como controle à exposição solar, rega, além de atrair insetos polimerizadores como abelhas, por exemplo. Buscar informações sobre o tipo de planta que optar é necessário.

  • Elementos para decoração

  • Após definido o tipo de planta que comporá o jardim virá a parte da decoração. É o momento de harmonizar objetos com o espaço e com o tipo de planta escolhida. Se o espaço for pequeno, optar por objetos menores poderá compor com mais harmonia e alegria a decoração. Possibilitando a utilização de peças em cerâmicas próprias para vasos e jardins como: duendes, sapos ou casinhas que embelezam e dão charme ao espaço. Ou ainda peças em madeira e alumínio como: cestas, cachepots, baldes e potes são opções baratas e fáceis de encontrar ou construir podendo até utilizar panelas velhas.

  • Advertisement
  • Comedouro para pássaros

  • Uma opção que poderá compor o espaço é colocar um comedouro e/ou bebedouro para pássaros. Sugestão: fixar uma xícara com cola de secagem rápida sobre um pires largo, na xícara colocar a solução que atrai pássaros como beija-flor e borboletas (1 parte de açúcar para 4 de água). Porém, a solução deve ser trocada todos os dias e o bebedouro limpo com esponja e água. O pires servirá de comedouro onde será colocado sementes, alpistes ou rações já preparadas, à venda em casas especializadas. Outra opção é colocar pequenos pedaços de frutas. Aos poucos se percebe quais os tipos de pássaros que frequentarão o jardim para definir qual o melhor tipo de alimento.

  • Móveis

  • Para jardins totalmente expostos ao sol e chuva mesas e cadeiras de plástico, alvenaria ou ferro fundido, com pintura apropriada, é uma boa opção, pois os de madeira sofrerão deterioração mais rápida neste caso. Se tiver uma cobertura de madeira com telhas ou mesmo com plantas como trepadeiras e/ou sapé poderá optar por móveis de madeira, vime ou bambu.

  • O jardim deve ser um local que se tenha prazer de estar e de cuidar. Não há nada pior do que um jardim com flores secas e maltratadas. O melhor se não for possível mantê-lo, é aproveitar o espaço como uma área livre para parada de automóveis ou bicicletas.

  • Ressaltando que, um jardim mesmo que modesto, porém composto de plantas, flores e bem cuidado pode influenciar sensivelmente as condições de uma casa e de seus habitantes. Além de se tornar um espaço com condições de temperatura, luminosidade e umidade diferenciada de outros da casa, criando um ambiente fresco e agradável de estar.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

Como criar um jardim ou quintal bonito

Um jardim, mesmo que modesto, porém composto de plantas e flores e bem cuidado pode influenciar sensivelmente as condições de uma casa e de seus habitantes.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr