10 maneiras pelas quais você está ferindo seus relacionamentos

Bom observar o que prejudica os relacionamentos para fazer o contrário e criar laços de amor e harmonia.

Suely Buriasco

Muitas pessoas dizem que não são entendidas e que sofrem muito por isso, mas ao serem chamadas à reflexão de suas próprias ações se esquivam, preferindo transferir a responsabilidade sempre para os outros. Incorporam o papel de vítimas e não param para pensar que se têm problemas em seus relacionamentos, é muito provável que o erro esteja na sua forma de conduzi-los.

Leia: Como parar de se fazer de vítima

Se isso tem acontecido com você o melhor é buscar entender, de forma sincera, o que acontece. Observe algumas maneiras de não se dar bem com ninguém:

1- Seja intransigente

Não aceitar as próprias falhas, viver apontando as imperfeições dos outros e simplesmente não considerar as pessoas e suas opiniões são características de pessoas intransigentes, inflexíveis. Difícil de conviver, não é mesmo?

2- Manifeste a sua arrogância

O arrogante se acha em posição de humilhar qualquer pessoa ou, pelo menos, as que acreditam que não o possam prejudicar. São os “donos da verdade” e se mascaram com a prepotência para disfarçar o quanto são infelizes e não gostam de si mesmos.

Advertisement

3- Não dê atenção aos outros

Pensar só em si mesmo, não levando em conta o que os outros precisam ou gostariam é uma forma eficaz de afastar todo mundo de você. Pessoas desatenciosas são muito egoístas para viver em grupo.

Leia: Egoísmo, livre-se disso!

4- Faça com que sua palavra prevaleça sempre

Se precisar levante a voz, mas não permita que seu parecer seja desmerecido, afinal você está sempre com a razão, certo? Errado, sempre temos o que aprender e quem quer ter a última palavra sempre não considera, nem ouve o outro. Esse é o tipo de pessoa que todo mundo quer longe.

5- Esqueça a gentileza

Respostas grosseiras, atitudes rudes e toda forma de estupidez tornam qualquer pessoa antissocial, afinal, ser gentil é fundamental para a saúde de qualquer relacionamento. A gentileza tem a ver com educação; pessoas educadas são, consequentemente, gentis.

6- Não seja solidário

A base de qualquer relacionamento é a interação e cooperação entre os envolvidos. Ser solidário é entender, apoiar, esclarecer e ajudar no que for possível as pessoas com as quais convive. Quem não se solidariza com o outro, não entende seus sentimentos e nem “perde seu tempo” na tentativa de fazer algo em favor de alguém, realmente, não está apto para manter um relacionamento, sequer, razoável.

Advertisement

7- Aja de forma preconceituosa e hostil

Pessoas que adoram se escandalizar com os atos alheios e, por isso, vivem condenando e falando mal de todo mundo são péssimas em relacionamento. Quem só dá ênfase ao que considera intolerável nos outros, torna-se intolerável para todo mundo.

8- Reaja melindrosamente

Não aceite qualquer tipo de crítica e se ofenda por qualquer coisa, seja enfim uma pessoa melindrosa, do tipo que vive magoada com todo mundo.

9- Provoque irritação

Seja irritante sempre que interagir com alguém, faça barulho desnecessário, não respeite a concentração, aja com ironia. Pessoas que se comprazem em irritar os outros são tachadas de chatas e inconvenientes; ninguém quer por perto.

10- Mantenha-se isolado

Isolar-se das pessoas de seu convívio farão com que elas se sintam rejeitadas e se afastem também. Não existe relacionamento onde não haja interação.

Seja nas amizades, nas relações familiares, profissionais ou amorosas, qualquer relacionamento sadio exige troca, respeito e consideração.

Advertisement

Vale refletir: Pessoas generosas, que valorizam o lado bom das pessoas e situações jamais se sentem sozinhas.

Leia também: Relacionamentos familiares: Desista da competição

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.