Ideias simples de decoração de Natal

Veja como é fácil decorar sua casa para esta data tão especial e receber os convidados com carinho e conforto.

3,812 views   |   9 shares
  • Mesmo que nosso desejo seja organizar uma festa de Natal glamorosa, não precisamos carregar na decoração. Enfeites simples, que simbolizam a data e que “conversem” entre si ficam mais bonitos do que muitos brilhos, luzes e cores. Os excessos cansam a visão e fazem os convidados irem embora mais cedo. Se você quer uma reunião bonita e bem decorada, siga estas regras básicas:

  • 1. Cores

  • As cores natalinas básicas são vermelho, verde, dourado, prateado e branco. Lembre-se que há vários tons e que você não vai usar todos eles e nem misturar todas as cores, afinal não estamos falando de carnaval. Você pode optar por mesclar dois tons de uma cor e outra cor ou ainda ficar numa cor só e trabalhar com mais tons. Desde que tenha bom senso, as escolhas são infinitas.

  • 2. Mesa

  • A beleza da mesa onde você vai servir o bufê está na decoração. A toalha não precisa ser comprada pronta, a menos que você já tenha uma em casa e que ela combine com as cores que escolheu para a festa. Senão, pode ir a uma loja de tecidos e escolher a metragem necessária daquele que mais lhe agradar. Basta fazer a barra e a toalha estará pronta para o uso. Os guardanapos podem ser confeccionados no mesmo tecido que a toalha se for bem absorvente. Senão, escolha outro que combine com o restante da decoração. Há inúmeros prendedores de guardanapo no mercado, de todos os tipos e para todos os bolsos. Pesquise na Internet se não tiver tempo de sair para comprar ou de fazer os da sua festa. Tenho certeza de que vai encontrar uns bem bonitos e com temas natalinos.

  • Existem enfeites próprios para a mesa do bufê. Mas o que costumo indicar para uma decoração simples são velas trabalhadas nas cores dos demais itens da decoração, pois quando acesas dão um charme todo especial à mesa e aos pratos servidos, além de não tirarem a atenção dos alimentos, que são os protagonistas do espaço.

  • 3. Árvore

  • Não há necessidade de comprar um pinheiro natural especialmente para a ocasião. Dependendo da região em que você mora, ele vai sair muito caro e costuma durar de 3 a 7 dias, no máximo. Mesmo que seja pinheiro de reflorestamento, vamos pensar em preservar um pouco mais nossa natureza, não é mesmo?

  • Pesquisando por aí no ano passado, encontrei diversos pinheiros falsos muito bonitos, que nada se assemelhavam ao que minha mãe tinha há 30 anos, que mais parecia uma vassoura piaçava. Há para todos os bolsos, de todos os tamanhos e nas mais variadas cores. Creio que a beleza maior esteja não na árvore e sim em como nós a decoramos.

  • Advertisement
  • Se você colocar aleatoriamente um monte de enfeites que não combinam um com o outro e luzes de diferentes tamanhos que ficam emboladas de um lado só da árvore, poderá ser um pinheiro natural ou artificial, caro ou barato, que nunca será bonito de se olhar.

  • Mas se as luzes forem pequeninas para árvores pequenas e grandes para árvores grandes; os enfeites vistosos, mas não muito chamativos e combinando uns com os outros, sua árvore será uma beleza sem igual. Lembre-se que a mesa do bufê e a árvore são importantes na decoração, por isso cada uma deve ter seu espaço. Se puder afastá-las uma da outra, melhor.

  • 4. Presente

  • Para que a tradição seja mantida, os presentes devem ficar embaixo da árvore, mas se isso não for possível, crie um pequeno espaço onde você achar mais apropriado e decore com as cores da festa. Os convidados vão achar diferente e interessante.

  • Viu como é fácil fazer uma festa de Natal com mais simplicidade?

  • Aqui vão mais algumas ideias de decoração para soltar a sua imaginação:

  • Vermelho

  • Toalha de mesa vermelho bordô; guardanapos brancos de tecido envolvendo os talheres do bufê e amarrados por fitas de cetim douradas com um pingente com a face de Jesus também em dourado, afinal estamos comemorando o aniversário dele! Louça prateada para servir a comida, não precisa ser de prata, pode ser inox; pratos brancos com friso dourado; taças e copos transparentes, não precisam ser de cristal, podem ser de vidro; velas douradas, vermelho bordô e brancas em diferentes alturas sobre a mesa do bufê; árvore de Natal verde escura com enfeites prateados, vermelhos de todos os tons e dourados; e luzes brancas.

  • Branco e dourado

  • Toalha de mesa de fundo branca e superior de renda dourada; guardanapos brancos envolvendo os talheres do bufê e amarrados com um anel duplo de falsas pérolas; louça branca para servir a comida; pratos dourados ou brancos com friso dourado; taças e copos transparentes, não precisam ser de cristal, podem ser de vidro; velas douradas, verdes ou vermelhas em diferentes alturas sobre a mesa do bufê; árvore de Natal branca com enfeites dourados e verdes, em pequena quantidade, só para dar um destaque; e luzes brancas.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.

Ideias simples de decoração de Natal

Veja como é fácil decorar sua casa para esta data tão especial e receber os convidados com carinho e conforto.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr