Ordem de nascimento realmente importa? Você vai se surpreender

Filhos mais velhos sempre são mais inteligentes que os mais novos? Hora de reavaliar seus conceitos.

11,736 views   |   2 shares
  • Provavelmente está presente na sua cabeça a ideia de que os filhos mais velhos são mais inteligentes que os subsequentes. Ouvi isso quando ainda muito nova e por ser a mais velha entendi que não podia decepcionar as pessoas que sabiam disso. Mas foi humanamente impossível ser mais inteligente que meu irmão mais novo dois anos e alguns meses que eu.

  • No começo até parecia que eu realmente fosse mais inteligente. Eu falava (muito) desde meu primeiro ano de idade. Meu irmão não falava (quase) nada até seus quatro anos. Mais tarde entendi que ele já demonstrava sua grande inteligência desde aquela época. Enquanto eu falava demais pra agradar as pessoas, ele provavelmente decorava a fórmula de Bhaskara e resolvia a equação na cabeça.

  • No período escolar lembro-me de ficar horas estudando muito pra tirar notas boas em todas as matérias. Meu irmão sempre passava com a nota mínima necessária. Me achava a mais inteligente até descobrir que ele respondia apenas as questões que lhe dariam a nota suficiente para passar. As outras questões ele nem se dava o trabalho de ler!

  • Jogar War com ele? Perda na certa. Desafio de saber as capitais dos Estados brasileiros ou do mundo? Eu sempre em segundo lugar, bem atrás. Aos poucos fui percebendo que eu podia ser esperta e estudiosa, mas inteligente como meu irmão mais novo eu nunca conseguiria ser. E desconfiei desta teoria desde então.

  • Leia: 10 soluções para acabar com as rivalidades entre irmãos

  • Um estudo nos Estados Unidos avaliou 377.000 alunos do Ensino Médio. A diferença entre ser irmão mais velho ou não foi imperceptível, em torno de 0,02. O estudo mostrou que não se pode afirmar que a ordem de nascimento influencia na inteligência da criança.

  • Este estudo, que foi publicado no Journal of Research in Personality, revelou que filhos nascidos primeiro são mais extrovertidos, agradáveis e conscientes, porém, no quesito QI, a diferença é muito pequena a ponto de não necessitar alegação.

  • Os filhos nascidos primeiro são mais responsáveis, melhores alunos e mais sociáveis que os nascidos depois. Isso provavelmente é devido ao fato dos pais exigirem muito mais dos filhos mais velhos que dos outros, o que é bastante comum. Pais também têm o costume de comentar com amigos, professores e parentes que seu filho mais velho é melhor que o mais novo. Esta interação intrafamiliar influencia grandemente no comportamento deles.

  • Advertisement
  • Leia: Ajudando os filhos a melhorar a autoconfiança

  • O estudo foi realizado entre vários jovens da mesma idade, sem laços sanguíneos e individualmente para depois encontrar as semelhanças entre mais velhos e mais novos, diferentemente de outros pequenos estudos que avaliavam filhos de uma mesma família. Isso ajudou a entender muita coisa. Outros fatores avaliados foram o tamanho da família, o perfil socioeconômico, a estrutura familiar, idade e gênero.

  • Então, de onde veio esta ideia? Autores como Sigmund Freud e Alfred W. Adler fizeram algumas declarações a respeito da diferença de QI entre irmãos, o que não foi ratificado e hoje percebe-se muito claramente que o ambiente familiar é definitivamente o maior influenciador comportamental das crianças.

  • Os pais podem seguramente modificar esta ideia dentro do ambiente familiar e tratar seus filhos com igualdade através deste conhecimento. Assim, cada filho poderá desenvolver sua inteligência à luz da verdade e sem nenhuma limitação.

  • Leia: A importância de entender a condição de seu filho como o mais velho

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Ordem de nascimento realmente importa? Você vai se surpreender

Filhos mais velhos sempre são mais inteligentes que os mais novos? Hora de reavaliar seus conceitos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr