10 maneiras de viver sua vida plenamente

Algumas ideias para incentivar a busca de alternativas positivas que possibilitem que você tenha mais satisfação na sua vida.

Suely Buriasco

Muitas pessoas desejam viver intensamente, buscam ter satisfação e sentir que suas vidas valem a pena. No entanto, ainda são poucas as que observam que a vida é definida por escolhas e o grande segredo é saber se decidir pelas certas.

Uma vida plena tem a ver com valores e crenças de cada um e, portanto, é muito pessoal, o que é bom para mim, pode não significar nada para você. De qualquer forma, baseado nesse artigo escolhi algumas ideias com o objetivo de incentivar a sua reflexão para que você defina quais as que causariam alegria na sua vida. Vamos lá?

1- Seja o diretor de sua vida

Não deixe que os outros resolvam o que você tem que fazer, tenha os seus próprios propósitos e se comprometa com eles.

2- Estabeleça metas

Coloque tempo para a conclusão de seus objetivos: 1, 5, 10 anos; o importante é que seja algo desafiante, mas possível de acontecer.

Leia: Passo a passo rumo aos seus objetivos

Advertisement

3- Seja solidário

Viva de forma a não ferir as pessoas com as quais convive e busque sempre auxiliá-las no que for possível. Se você não cuidar daqueles que ama, que sentido encontrará na sua vida?

4- Não alimente sentimentos negativos

Ciúmes, inveja, mágoa, rancor e toda emoção destrutiva drenam a sua motivação pela vida e, então, o desânimo e a insatisfação tomam conta.

Leia: Você é muito mais que suas emoções

5- Não se queixe

Reclamar só vai desmotivar você ainda mais. Quando você não está feliz com alguma coisa, pode se queixar ou fazer algo para reverter a situação. O que lhe parece melhor?

6- Mude o que é possível

Busque novas alternativas e crie possibilidades diferentes que possam promover as mudanças necessárias para você se sentir mais satisfeito.

Advertisement

7- Aceite o que não pode mudar

Viver desejando o que não tem jeito é um poço sem fim e você pode se afundar. Se não tem nada que você possa fazer para mudar determinada situação, aprenda a conviver da melhor forma com ela.

8- Cuide de seu corpo e sua mente

Viva de forma saudável, se alimente bem, durma o necessário, cuide da higiene, mantenha uma boa aparência e faça exercícios físicos. Procure manter sua mente elevada com pensamentos positivos, leituras, cursos e tudo que promova aprendizagem intelectual e espiritual.

9- Ame seu trabalho

Se você não gosta do que faz, dificilmente se sentirá satisfeito(a), assim procure fazer o que gosta e, em último caso, goste do que faz até que encontre novas alternativas. A vida é muito curta para temer cada noite de domingo.

Leia: Odeio meu trabalho: Há como lidar com essa situação?

10- Melhore as suas habilidades sociais

Conflitos são naturais no convívio humano, aprender a lidar com eles é a melhor maneira de encontrar harmonia e manter um relacionamento social satisfatório. Não há nada de errado em ser introvertido ou gostar de um pouco de solidão, mas ninguém é feliz sozinho.

Advertisement

Claro que você pode eliminar algumas das ideias acima e também aumentar em muito essa lista e o ideal é que faça isso, pois, já seria uma forma de você se planejar para viver com maior plenitude o tempo que tem na Terra.

Bom trabalho!

Leia também: 5 características que diferem as pessoas infelizes das felizes

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.