Quando o sonho dele é o pesadelo dela

É importante que os cônjuges sonhem juntos, mas com base em nossas personalidades diferentes, o sonho de um pode parecer mais como um pesadelo para o outro.

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.

O casamento implica em muitos compromissos saudáveis. É importante que os cônjuges sonhem juntos, mas com base em nossas personalidades diferentes, o sonho de um pode parecer mais como um pesadelo para o outro.

Por exemplo, a minha visão de programa de TV “dos sonhos” é geralmente um evento esportivo, o que é um “pesadelo” para Ashley. Sua visão da TV “dos sonhos” é um programa feminino da Lifetime ou de donas de casa da TV Bravo que são o meu “pesadelo”. Nós geralmente concordamos com um drama de TV como Law & Order SVU ou House Hunters International (que atiça nossa coceira de viagens quando ainda estamos muito longe das férias).

Enquanto eu crescia, a casa “dos sonhos” de meu pai era uma fazenda no meio do nada, o que teria sido “o pesadelo” da minha mãe. Já a casa “dos sonhos” de mamãe teria sido (por descrição exagerada de papai) um apartamento anexo ao Shopping Center, o que nesse caso seria “o pesadelo” dele. Eles chegaram a um meio-termo com uma casa em um lote de cinco hectares em uma estrada rural que ainda estava acessível à cidade e à interestadual.

Os casais que dão certo aprendem a entrar em acordo, porque eles descobriram a importante verdade que, no casamento, nunca há um “vencedor” e um “perdedor”. Vocês vão ganhar ou perder juntos, então vocês devem trabalhar em conjunto para encontrar uma solução.

Advertisement

Vocês podem estar enfrentando dificuldades em seu casamento de muito maior importância do que o que assistir na TV ou que bairro irão morar, mas em todas as decisões maritais, esses princípios podem ajudá-los a encontrar uma solução ideal:

1. Valorize seus princípios acima de suas preferências

Quando se refere a princípios (valores, prioridades, etc.) um marido e mulher devem estar unidos, mas em áreas de preferência, há quase sempre diferentes perspectivas. Esforcem-se para chegar a acordos sobre o que é mais importante (princípios), mas estar disposto a concessões e submissão mútua quando se tratar de preferência. A cor que você pinta a sala de estar não é algo que realmente valha a pena brigar a respeito.

2. Valorize a intimidade acima do sigilo

No casamento, quando as coisas não estão sendo feitas “do nosso jeito”, podemos cair na tentação de desenvolver alguns hábitos secretos para obter o que queremos ou em circunstâncias extremas para “punir” o nosso cônjuge. Esses segredos podem sabotar a intimidade do casamento. Seu casamento precisa de uma comunicação transparente e honesta em todos os momentos, mas especialmente em momentos de desacordo.

Leia: 7 maneiras em que uma esposa precisa do respeito de seu marido

3. Valorize sua esposa acima do seu orgulho

Isso se aplica a valorizar o seu marido acima do seu orgulho também! O orgulho é talvez a força mais nociva no casamento. Engula seu orgulho e humildemente sirva o seu cônjuge. Seu casamento será melhor. “Humildade” não significa deixar de pensar em si mesmo; significa pensar em si mesmo menos.

Advertisement

Leia: Os 5 hábitos mais irritantes de seu cônjuge

Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.