Superando a “incompatibilidade” no casamento

Abaixo estão 4 maneiras simples para se aproximar mais de seu cônjuge e superar a "incompatibilidade", mas em primeiro lugar, eu tenho que contar-lhe uma história surpreendente...

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.

Minha esposa, Ashley, e eu, tínhamos acabado de ter um almoço com uma amiga maravilhosa. Ela estava dizendo-nos o que aconteceu depois de seu divórcio de seu agora ex-marido (ele também é um grande amigo nosso).

Ela disse que, após o divórcio, quando sentiu que estava pronta para começar a namorar novamente, seus amigos convenceram-na a fazer uma conta no match.com. Ela recebeu sua primeira lista de possíveis compatibilidades e o potencial parceiro no top da lista de milhares de homens com quem ela seria compatível era ninguém menos que seu ex-marido! Eu juro, não estou inventando isso!

Isso me fez pensar sobre todas as mensagens que recebo de um marido ou esposa que sentem que perderam a faísca em seu casamento. Eles sentem que acabou o amor ou que de alguma forma tornaram-se incompatíveis com seus cônjuges. Certamente, há algumas vezes quando o marido e a mulher devem superar grandes diferenças de opinião e de perspectiva, mas estou convencido de que os casamentos não deixam de dar certo por uma falta de compatibilidade, mas sim de uma falta de compromisso.

Casamento é trancar dois corações juntos e jogar a chave fora.

Advertisement

Nos momentos em que você não se sente tão ligado ao seu cônjuge como era e talvez se sinta tentado a pensar que suas incompatibilidades são irreconciliáveis, quero encorajá-los a fazer uma pausa e tentar o que será dito abaixo.

Estas ações simples podem tirar esses sentimentos de incompatibilidade e substituí-los por sentimentos de intimidade.

1. Passem mais tempo se comunicando

Quanto mais vocês se comunicam mais entenderão as perspectivas um do outro. Quando cada um tem uma perspectiva diferente, isso não significa que são incompatíveis e nem que um está certo e o outro errado. É uma oportunidade de ver todas as situações com mais perspectiva e profundidade juntos em harmonia.

Leia: 12 atitudes a tomar quando seu marido ignora seus sentimentos

O tempo é a moeda dos relacionamentos. Se você quer investir em seu relacionamento, comece investindo seu tempo nele.

Advertisement

2. Gastem mais tempo rindo

Risos devem ser a trilha sonora de seu casamento. Você já reparou que quando você ri com alguém, você se sente imediatamente mais próximo dessa pessoa?

Um relacionamento saudável deve conter mais comédia do que drama.

Leia: 25 coisas que os casais saudáveis não fazem

3. Passem mais tempo encorajando

Quando você está focado nas falhas ou peculiaridades de seu cônjuge, você sempre vai vê-lo através de uma lente negativa. Seja o maior incentivador de seu cônjuge; não o seu maior crítico! Concentre-se no melhor dele, e você vai acabar descobrindo o melhor em seu casamento.

Seja um encorajador. O mundo já tem muitos críticos.

Advertisement

4. Passem mais tempo flertando

Traga o lúdico, a sedução e o flerte ao seu casamento. Mantenha os olhos focados um no outro e não em outra pessoa. E jamais olhem para alguém que não seja seu cônjuge para satisfazer esses desejos.

E acima de tudo não desistam um do outro! Os casamentos não sobrevivem ou prosperam por causa de “compatibilidade.” O que mantém o casamento vivo é o compromisso.

Leia: 5 segredos para se apaixonar e permanecer amando um ao outro no casamento

Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.