13 alicerces para construir ou resgatar um casamento

Se seu casamento precisa de ajuda, ou se quiser começar uma relação que se torne cada dia melhor, confira estas 13 dicas que lhe trarão felicidade e mais amor com seu cônjuge!

C. A. Ayres

Mais cedo ou mais tarde, todo relacionamento terá problemas. Alguns conseguem passar por esses momentos, aprender deles e fortalecer a relação. Outros, permanecem estagnados, deixando os danos irreparados.

Uma forma de avaliar seu casamento é medir o potencial que ambos possuem de resolver os problemas que surgem na vida a dois.

Se você e seu cônjuge querem reconstruir uma relação saudável todos os dias, vocês podem colocar essas dicas em prática:

1. Tenha certeza que ambos estão comprometidos com o resgate da relação

Não adianta só um querer e tentar tudo o que sabe se o outro não estiver investindo no mesmo nível.

2. Juntos, identifiquem os problemas

Mesmo que sejam antigos, que tenham nascido perante circunstâncias onde a confiança tenha sido maculada, vocês precisam identificar onde o problema começou. Verifique se vocês não estão fazendo coisas que sabotam seu casamento.

Advertisement

Leia: 10 sinais de que você está destruindo seu casamento

3. Seja a versão mais saudável de você mesmo

Principalmente sua saúde emocional. Busque ter uma vida saudável e resolver os conflitos interiores, as inseguranças, e incentive seu cônjuge a fazer o mesmo.

4. Não tenha pressa de resolver os problemas e lembre-se de que a cura emocional leva tempo

Viva um dia de cada vez, faça metas curtas juntos. Vocês poderão falhar, mas recomecem todos os dias, e comemorem os resultados.

5. Sejam responsáveis consigo mesmos e um com o outro

Somente com o compromisso e responsabilidade das duas partes, vocês poderão evoluir e vencer os problemas.

6. Reconheça o lado positivo e as coisas que funcionam na sua relação

Criticar tudo e fechar os olhos para as coisas boas que existem é desencorajador para o outro. Busque justiça e exemplifique-a.

Advertisement

7. Considere suas próprias necessidades e pese as do outro na mesma balança

Isso inclui saber comunicar e saber ouvir, aplicando empatia e paciência. Se o problema é confiança, por exemplo, você precisa identificar situações que lhe fazem inseguro e juntos fazerem um plano e darem o máximo de si para que não se machuquem.

8. Olhe para trás somente se ajudar a traçar o futuro

Se houver situações do passado mal resolvidas, é necessário que sejam conversadas e entendidas, desde que isso ajude a avançar seu relacionamento positivamente. Melhor fazer isso do que esconder os problemas embaixo do tapete.

9. Aprenda a se expressar sem escalar a situação

Cada um de nós pode aprender a conversar sem aumentar a voz, sem acusações, críticas e brigas. Aprender a comunicar as necessidades sem esperar que o outro adivinhe o que precisamos, saber ouvir sem se vitimizar, chegar num consenso sem usar de ameaças, controle e autoridade faz parte do amadurecimento pessoal que precisamos como pessoa.

10. Assuma que ambos possuem o direito de sentirem o que sentem

Ninguém está errado ou não podemos dizer que o outro sente ou não sente algo. Cada um só sabe dos próprios sentimentos. Qualquer coisa diferente disso é abuso emocional e manipulação.

11. Desista de querer vencer a discussão

Ouça com o intuito de resolver o problema, não apenas ficar se defendendo e ter uma resposta – ou desculpa – para cada problema. Você não precisa derrubar o outro para se sentir superior.

Advertisement

12. Trabalhem para reconstruir a confiança perdida

É possível e reconfortante quando, como casal, vocês conseguem vencer esse problema. Leia o artigo: Pisou na bola? 10 formas de reconquistar a confiança de seu cônjuge.

13. Aplique o perdão e lembre-se do amor

Ninguém é perfeito e todos sabemos disso. Recebemos o perdão na mesma medida que aprendemos a perdoar. Hoje pode ser o outro que precisa sentir que tem uma segunda chance. Amanhã pode ser você.

Casamento é bem diferente dos contos de fadas, mas vocês juntos como casal podem construir o seu e uma vida juntos com cuidado, paciência e amor pode ser melhor que qualquer história jamais contada nos cinemas e livros.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.