10 razões porque os casais discutem

O que leva a discussões no casamento mesmo quando há muito amor? Talvez a resposta esteja neste artigo.

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.

Se você já foi casado mais de uma hora, as chances são de que você e seu marido ou esposa tiveram pelo menos um desacordo. Às vezes, essas divergências podem evoluir em discussões emocionalmente carregadas e, potencialmente, criar cicatrizes profundas no casamento.

Trabalhar as divergências de forma produtiva é vital para a saúde em longo prazo de seu casamento.

Abaixo está uma dezena de razões mais comuns para a discussão dos casais. Espero que esses princípios compilados a partir de comentários de milhares de casais possam ajudá-lo a se ver as divergências em seu próprio casamento com nova perspectiva.

Antes de revelar a lista, quero compartilhar um único princípio que poderia revolucionar a sua abordagem nas discussões em seu casamento… Você e seu cônjuge estão na mesma equipe, o que significa que suas brigas nunca terão um “vencedor” e um “perdedor”. Vocês vão ganhar ou perder juntos, então comecem a trabalhar em conjunto para encontrar uma solução!

Advertisement

Leia: 7 maneiras de perder uma discussão com seu cônjuge

Em nenhuma ordem particular, aqui estão as 10 principais razões pelas quais os casais discutem (e sobre o que fazer para melhorar)

1. Mal-entendidos (ou a falta de comunicação)

Muitas brigas no casamento são simplesmente um caso de falta de comunicação. Faça da comunicação consistente, transparente em seu casamento uma prioridade. Comunicação faz para um casamento o que a respiração faz para seus pulmões!

2. Expectativas não satisfeitas

Quando temos uma expectativa de como as coisas devem acontecer, e, em seguida, elas não acontecem da forma que esperamos, isso cria frustração e a frustração muitas vezes leva a uma discussão. Tendemos a “culpar” (em voz alta ou inconscientemente) o nosso cônjuge pela expectativa não cumprida. Em vez de culpar um ao outro, foquem em servir um ao outro.

3. Frustração sexual

Muitos casamentos estão em um constante estado de conflito porque um dos cônjuges (geralmente, mas nem sempre, o marido) sente que sua necessidade sexual não está sendo atendida. Se as coisas estão indo bem no quarto, normalmente haverá menos argumentos em todos os outros cômodos da casa!

Advertisement

4. Dinheiro

Estresse financeiro é uma das principais causas de divórcio (embora, ironicamente, o divórcio provoque muito mais estresse financeiro para ambos os cônjuges). Estresse financeiro pode matar o seu casamento, se vocês não se harmonizarem através de um plano econômico.

5. Sogros (ou outros)

Este realmente refere-se a qualquer pessoa que esteja impondo as suas opiniões ou demandas em seu casamento (amigos, ex-namorados, etc.). Muitas vezes, essas tensões vêm dos sogros. Para melhorar essas relações e estabelecer limites saudáveis, confira o seguinte artigo:

Leia: 5 formas de proteger seu casamento da intromissão de terceiros

6. Falta de apreciação

Este é um dos maiores. Sentir-se pouco apreciado fere os sentimentos, traz ressentimento e conflitos recorrentes. Encontre formas de incentivar, comemorar, apreciar e validar um ao outro. Consideração é uma das maneiras mais práticas de demonstrar amor.

7. Estilos parentais diferentes

Criar filhos é o mais difícil (e mais importante) dever que um casal pode compartilhar. Pode ser muito gratificante, mas pode ser extremamente estressante e é vital que o casal estabeleça um plano de parentalidade e mantenha-o com respeito e consistência mútua.

Advertisement

8. Feridas do passado

Algumas brigas são o resultado de feridas do passado que nunca foram totalmente curadas (ou talvez nunca foram totalmente perdoadas). Se esta é uma situação comum em seu casamento (ou na vida em geral),

Leia: 3 segredos para um casamento melhor agora

9. Cansaço

Quando você está nas trincheiras da vida entre paternidade, trabalho, etc., provavelmente você está constantemente exausto. Quando se está exausto ou levando a vida em um ritmo insustentável, tendemos a ter um pavio curto.

10. O que ver na TV

Interesses diferentes em relação aos programas de TV e quem tem o controle remoto em mãos podem ser um gatilho para brigas acirradas. Estabeleçam normas quanto ao uso e evitem as brigas.

Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.