8 tipos de comidas que você deve evitar a todo custo

Muitos alimentos são essenciais para manter nossa saúde, mas cuidado, existem aqueles que dão uns quilos a mais, consomem energia, causam inflamação e até substituem os nutrientes bons.

Sônia Penha

Para se ter qualidade de vida é preciso cuidar e manter a saúde, e ter saúde é alcançar um bem-estar físico e mental. Para isso precisamos mudar alguns hábitos e assim viver mais e melhor. Um deles são os hábitos alimentares, afinal são os alimentos que nutrem nosso corpo garantindo que tudo funcione em harmonia.

Muitos alimentos são essenciais para manter nossa saúde, mas existem aqueles que dão uns quilos a mais, consomem energia, causam inflamação e até substituem os nutrientes bons da sua dieta. Escolher aqueles que farão parte da nossa alimentação diária, que pesam menos na balança e oferecem mais nutrientes, pode ser um desafio.

Então, faça o melhor para evitar esses alimentos não saudáveis de sua dieta – ou só coma em raras ocasiões.

1. Margarina

A maioria contém gordura trans que aumenta o colesterol ruim e abaixa o colesterol bom, causa a coagulação, danifica os vasos sanguíneos, destrói o coração e também não faz bem para a cintura. Como uma alternativa use as com caloria reduzida e livre de gorduras trans ou uma quantidade pequena para ter menos gordura e menos calorias.

2. Refrigerante

As calorias do refrigerante vêm do açúcar ou da frutose do xarope de milho – o “líquido doce”, responsáveis pelo aumento da obesidade. Também causa danos aos seus dentes e provoca a formação de caries, estudos mostram que a cola pode enfraquecer os ossos. Em vez de tomar refrigerante para matar sua sede, tente a boa e velha água com ou sem gás.

Advertisement

3. Leite “Integral”

Leite integral é composto por gordura saturada que aumenta o nível do colesterol ruim, provoca inflamações e pode contribuir para o entupimento de artérias. Cuide do coração e da cintura, mude para o leite magro (livre de gordura) ou com 1% de baixa gordura, ele minimiza o que é ruim enquanto envia tudo o que é bom (proteínas, cálcio, vitamina D e potássio).

4. Pão tipo

Bagel

Esses pães são feitos com farinha branca refinada que não possui mais as fibras e os nutrientes benéficos à saúde com o equivalente calórico de 4 a 5 fatias do pão branco. Caso sua opção de refeição seja uma bagel, opte pelas integrais ou de farelo de aveia, retire o recheio gorduroso e calórico, use uma camada fina de creme de queijo light, uma manteiga saudável ou vegetais.

5. Confeitaria

Alimentos doces de confeitaria são um dos piores desjejuns para iniciar o dia, feitos com farinha de trigo, muita adição de açúcar e os sabores de frutas quase não contém a fruta. Duas porções desses alimentos fornecem quase 10 colheres de chá de açúcar, receita infalível para o aumento de açúcar no sangue seguido de um ataque de energia no meio da manhã. Um substituto mais saudável seria um mini pão com uma fina camada de geleia de frutas feita em casa com pouco ou nenhum açúcar.

6. Salsicha

Em uma salsicha mais de 80% das calorias vêm da gordura saturada que ela contém, além das carnes processadas estarem ligadas a problemas no coração e câncer de cólon. Por isso, troque uma salsicha comum por frango ou peru, assim, você come menos gordura e mais proteína de qualidade.

Advertisement

7. Pipoca de cinema

Ela contém muita caloria e gordura, pois a maioria dos cinemas estouram os grãos de milho com óleo de coco que é mais que 90% de gordura saturada. Um tamanho médio pode conter mais de 20 xícaras de pipoca gordurosa que são o mesmo que 1.200 calorias e 60 gramas de gordura saturada, sem falar na manteiga derretida colocada por cima. Esse tamanho equivale a três hambúrgueres grandes e a gordura saturada é equivalente a um tablete inteiro de manteiga. Depois disso pedir pipoca no cinema é um hábito que deve ser repensado, eu prefiro levar uma garrafa de água, escolha a sua opção mais saudável para não deixar de ter esse lazer por causa de problemas com a saúde.

8. Pizza tipo “Deep Dish”

Essa pizza é conhecida pela sua espessura e massa densa e esse excesso de massa fornece carboidratos e calorias de forma dramática. Outra coisa que engorda é a cobertura com queijo de leite integral e carne gordurosa como salsicha, pepperoni e bacon. Duas fatias dão cerca de 1.300 calorias e 24 gramas de gordura saturada que entope as artérias, mais do que o permitido em um dia inteiro. Prefira uma pizza com massa fina evitando amido em excesso, troque o recheio de carne e coloque legumes como pimentão, cebolas, cogumelos e brócolis, que saciam a fome e adicionam nutrientes com 250 calorias a menos.

Leia: 16 alimentos a evitar na prevenção do câncer

Leia: Tratamento do câncer: 6 alimentos a evitar quando você tem câncer de mama

Toma un momento para compartir ...

Sônia Penha

Sônia Penha é esposa e mãe de duas lindas filhas. Ama sua família, gosta de ler e se informar sobre vários assuntos, gosta de fazer artesanato e atividades que envolvam a família e amigos. Possui formação em Informática e é editora para o Familia.com.br.