3 condições básicas para ensinar os filhos a serem mais otimistas

O otimismo é fundamental para a construção de uma vida mais feliz e harmoniosa. Veja neste artigo como ensinar esse valor aos seus filhos e torná-los adultos melhores.

2,913 views   |   1 shares
  • O otimismo é um dos caminhos mais confiáveis para construir uma vida feliz. Quem é otimista consegue enxergar as melhores alternativas e sempre encontra uma forma de usufruir o melhor que a vida tem para oferecer. Sendo assim, ele é fundamental para a saúde emocional e física de qualquer ser humano. Ensinar sobre otimismo para seus filhos é dar a eles uma chance de ter uma vida mais feliz e tranquila. Mas como fazer isso? É sobre o que vamos falar neste artigo.

  • 1. Ensinar o otimismo é um ato de amor

  • Nem todo mundo nasce otimista, mas isso não quer dizer que não possa se tornar. Estamos neste mundo para aprender e assim evoluir, portanto, tudo é possível quando a vontade é firme. Uma criança que cresce em um ambiente de amor, acaba recebendo essas lições naturalmente através do exemplo, mas é papel dos pais educá-las para a vida preparando-as para as dificuldades.

  • Se você mostrar aos seus filhos as vantagens de ser uma pessoa positiva, ele crescerá com mais possibilidades de se tornar um adulto otimista. Ele passará a olhar a vida de uma forma mais madura e sempre saberá como sair de situações de conflito. O otimista sempre vê uma luz no fim do túnel e isso também reflete nas pessoas que convivem com ele. Por isso é importante que os pais exemplifiquem esse otimismo dentro de casa.

  • 2. Cultive a esperança

  • Desperte a esperança nos seus filhos. Falar de otimismo e ensinar isso para eles é plantar a semente da esperança, afinal, o que somos sem ela? Em qualquer situação, mostre aos seus filhos que sempre existe uma saída. Isso faz com que eles sejam otimistas não apenas na busca pela realização, mas principalmente quando o momento é crítico e exige fé.

  • 3. Seja otimista

  • Mais uma vez o exemplo é fundamental. Todo ensinamento deve ser seguido de exemplos, pois ele reforça a lição. Os filhos sempre encaram os pais como heróis. Se você for otimista, ele naturalmente identificará isso em você. Ficará bem mais fácil ensinar quando a lição já foi aprendida. Portanto, se você não é otimista, antes de ensinar aos seus filhos aprenda e desperte essa maravilha em você. Agindo dessa forma, toda a família ganha, afinal, o otimismo e a esperança enchem um lar de luz fazendo com que ele seja vitorioso em tudo que fizer.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.

 

Website: http://www.lidianefranqui.com

3 condições básicas para ensinar os filhos a serem mais otimistas

O otimismo é fundamental para a construção de uma vida mais feliz e harmoniosa. Veja neste artigo como ensinar esse valor aos seus filhos e torná-los adultos melhores.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr