15 coisas que maridos não deveriam fazer

Observar esta "lista negra" facilita o trabalho dos maridos que desejam fazer a sua parte para a harmonia e satisfação no casamento.

Suely Buriasco

Observar alguns conselhos básicos, informações e mesmo treinamento são importantes para os homens que querem intensificar suas responsabilidades e se preocupam em ser maridos cada vez melhores.

Nessa extensa lista me inspirei para enumerar algumas atitudes que um marido, comprometido com a felicidade do seu casamento, não deve ter:

1- Não aja como se a conquista tenha acabado

Homens gostam de conquistar e as mulheres de ser conquistadas, o casamento não deve ser o fim disso. Manter o clima de sedução provoca satisfação ao casal.

2- Não deprecie o trabalho de sua esposa

Não importa se ela trabalha fora ou é dona de casa, fazer o possível para dividir as tarefas com ela é um reconhecimento pelos seus esforços.

3- Não supervalorize o seu trabalho

Claro que seu trabalho é importante e você tem responsabilidades a cumprir, mas equilibrar seu tempo é necessário para não afetar negativamente o seu relacionamento.

Advertisement

4- Pare de ser passivo em relação aos seus filhos

Quando se trata de disciplinar e treinar os filhos é imprescindível que você demonstre parceria com a sua esposa.

Leia: Ciência comprova: A importância insubstituível da figura paterna

5- Jamais fale mal de sua esposa

Depreciar sua esposa em qualquer situação é uma desonra para você mesmo. Acerte suas desavenças com ela de forma amigável, sem humilhá-la e, claro, particularmente.

6- Não a trate como uma boba

Pare de dizer que você entendeu o que sua esposa está dizendo ou sentindo quando você nem sequer ouviu o que ela tem a dizer.

7- Não se feche para a sua esposa

Fale sobre seus pensamentos com ela, mostre que a quer como amiga, ao invés de chateá-la com seu silêncio.

Advertisement

8- Não seja agressivo

A violência é um desvio de comportamento muito sério e se expressa também em palavras, jamais tente intimidar sua esposa pela força.

9- Não fuja das conversas difíceis

Dificuldades precisam ser enfrentadas com calma e discernimento, uma boa conversa é capaz de resolver muitas questões, então esteja aberto ao diálogo.

10- Esqueça a palavra “divórcio”

Não ameace sua esposa com a possibilidade de acabar com o casamento, chantagens não são saudáveis e sempre pioram as coisas.

11- Pare de procrastinar

Se você prometeu fazer alguma coisa, pare de adiar e enrolar, cumpra a sua palavra com boa vontade e alegria.

12- Pare de ser intransigente

Aprenda a ouvir mais e deixe de achar que você é um “sabe tudo”, as coisas não precisam e nem devem ser sempre do seu jeito.

Advertisement

13- Não passe todos os seus momentos de lazer fora

Claro que divertir-se com amigos pode ser muito saudável, mas bom senso é fundamental para não irritar a sua esposa ou deixar de se divertir com ela.

14- Controle o impulso de olhar para outras mulheres

Você não gostaria de flagrar sua esposa observando outros homens, não é mesmo? Ela também não gosta de vê-lo admirando outras mulheres; simples assim.

15- Não se deixe levar por suas fraquezas

Fidelidade e respeito têm sentido muito amplo e cuidar para não sucumbir às tentações está incluso nisso. Todo cuidado é pouco no contato com outras mulheres e ao menor sinal de perigo afaste-se imediatamente.

Leia: A história de como um simples flerte quase destruiu um casamento

A lista pode parecer extensa, mas na verdade um marido que deseja cumprir bem o seu papel, ser feliz e inspirar felicidade à sua esposa, sabe resumi-la em uma só palavra: comprometimento.

Advertisement

Leia também:

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.