10 coisas que eu prometi que nunca faria quando tivesse filhos até eu ter tido filhos

A chegada dos filhos pode ser o momento em que a vida nos permite rever alguns conceitos. E isso nem é tão ruim assim

Caroline Canazart

É muito comum termos o impulso de julgar atitudes de outras pessoas no trabalho, em casa, na escola, na rodinha de amigos ou no comentário alheio em alguma página da internet. Isso é um instinto do ser humano, achar que poderá fazer melhor ou diferente em situações que nunca viveu.

Quando você se torna pai ou mãe percebe isso acontecer com uma frequência muito maior. Da noite para o dia a quantidade de especialistas em educação infantil que aparece ao seu redor é impressionante. Eu mesma já fui uma dessas especialistas antes de ter filhos. E a conclusão que chego é: a teoria é linda, a prática são outros quinhentos.

Um tempo atrás meu primo postou algo do tipo em uma rede social “quando tiver um filho e ele for daqueles que se joga no chão para conseguir algo no mercado, passo com o carrinho por cima”. Sem nos atentarmos à brincadeira de mau gosto, respondi para ele “calma, quando você tiver um filho essa vontade passa”. Passa e você consegue se solidarizar com a criança esperneando no shopping e com os pais, que às vezes não sabem o que fazer, mas que antes dele nascer, com certeza tinha a resposta “certa” para todos os problemas que enfrentariam.

Depois que me tornei mãe já mordi muito a língua. Abaixo seguem algumas delas:

1. Nã o v ai comer chocolate at é completar cinco anos

Pois é, não deu certo. E ainda tenho a prova do crime: um vídeo do meu filho mais velho, com um ano de idade, com o rosto todo sujo de chocolate e a mamãe aqui perguntando pra ele “você comeu chocolate ou foi o chocolate que te comeu?”.

Advertisement

2. N ã o ir á chegar perto de eletr ô nicos t ã o cedo

E aquele dia que você está superatarefada precisando de um tempinho para finalizar um projeto? A brincadeira com massinhas foi curta, colorir também não deu certo, não tem um único brinquedo que seja atrativo para seu filho naquele dia e, para finalizar, você está sozinha, sem ninguém para dar uma mão amiga.

3. Nunca ir á dormir na minha cama..

Dormiu e hoje em dia ainda foge para lá. Em quase todas as noites.

4. … E v ai dormir a noite toda

Não fui agraciada com essa bênção dos céus.

Leia: 7 coisas que gostaria de saber antes de ter filhos

5. Roupas sujas n ã o! V ã o estar sempre com cara de beb ê de revista

. Essa promessa também não deu muito certo. Você já viu a quantidade de roupas que uma criança pode usar por dia se você resolver trocá-la por qualquer sujeirinha?

Advertisement

6. N ã o v ã o comer besteiras

Isso deu muito certo até um ano de idade. Eu sempre fiz todas as papinhas super saudáveis deles. Mas depois, confesso que dei uma relaxada, em todos os sentidos dessa palavra. Às vezes, com muito peso na consciência da mamãe, eles comem salsicha, nuggets ou hambúrguer de fast-food.

7. Birras no mercado, n ã o!

Sim, elas vão acontecer. Você só precisa de calma e paciência para entender qual o problema do seu filho. Se não der certo, melhor sair e voltar em outro momento.

8. Regras r í gidas

As crianças precisam de uma rotina para sentirem-se seguras e saberem claramente o que pode e o que não pode ser feito. Isso não tem como ser contrariado. Mas, algumas noites meus filhos burlam a regra de dormir cedo ou comem assistindo um filme.

9. Brincar na rua todos os dias

Para mim, morar em apartamento atrapalha muito essa questão. Nem sempre é possível parar tudo e ir para a rua. Pontos para quem mora numa casa com quintal.

10. N ã o vou virar uma m ã e de pijamas e coque no cabelo

Sabe quando alguém chega de surpresa na sua casa, na sua licença-maternidade, e você está de pijamas e coque para esconder o cabelo sujo? Eu sempre falei que nunca ficaria assim. Até escutar um “já está de pijamas?”. Não, amiga, eu “ainda” estou de pijamas.

Advertisement

Como diz o ditado “cuspi pra cima e caiu bem na minha testa”. E você, prometeu algo que também não conseguiu cumprir?

Leia também: 10 coisas que todos os pais e mães de primeira viagem precisam saber

Toma un momento para compartir ...

Caroline Canazart

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.