10 coisas que você deveria saber antes de trair

Baseado em depoimentos reais este artigo esclarece as consequências da traição para aquele que trai e prova a tese: "quem pensa não trai".

Suely Buriasco

Ouvir falar de traição passou a ser comum em nossa sociedade, toda semana temos notícias de celebridades que vivem essa situação, sem contar as pessoas próximas das quais presenciamos o sofrimento.

No meu trabalho como mediadora de conflitos convivo frequentemente com essa questão que abala os lares, destrói famílias e aniquila sentimentos.

Leia: Relacionamento amoroso: É possível perdoar uma traição?

Se você tem se sentido atraído por alguém e está prestes a sucumbir a esse desejo, algumas reflexões, baseadas em casos reais, se fazem urgentes:

1. Você será descoberto(a)

Impressionante como as pessoas acreditam que conseguirão guardar segredo, esqueça isso, pode até tardar, mas seus atos virão à tona. Não existe crime perfeito, traição também deixa vestígios reveladores.

Advertisement

2. Você não encontrará mais do que prazer momentâneo

Muitos dizem que buscaram fora do casamento a variedade e o prazer, mas que tudo não passou de grande ilusão. Esse é um entre vários relatos: “(…)todas as vezes era bom na hora, mais no minuto depois, eu já estava totalmente arrependido, mal comigo mesmo, pois sei que fiz uma coisa muito errada, não consigo me perdoar”.

3. Você vai causar grande dor

Segundo essa matéria: “Admitir que você esteja sendo traída ou traído é um dos sentimentos mais duros que um ser humano pode sentir”. Mas você não magoará apenas o seu cônjuge e sim toda a família; filhos e parentes próximos também sofrerão as consequências de seus atos.

4. A estrutura familiar sofrerá grande abalo

Uma família que enfrenta essa situação perde o prumo e se desorganiza totalmente. Revolta, tristeza, mágoa são as emoções que imperam. Crianças e adolescentes costumam apresentar problemas na escola e nos relacionamentos, muitos se tornam agressivos.

5. Não é fácil recuperar a confiança

A pessoa que trai passa a ser considerada um mau exemplo para todos e, se fosse diferente, as pessoas não procuram esconder tanto. Para recuperar a confiança do cônjuge você terá que se esmerar muito e provar com tempo e dedicação que realmente se arrependeu.

Leia: 10 razões porque homens e mulheres jamais deveriam buscar um amante

Advertisement

6. Sua fama de infiel influenciará outros relacionamentos

Não é só a família que perderá a confiança em você, outras pessoas se afastarão, pois ficarão receosas em conviver com você. Mesmo profissionalmente esse ato terá consequências negativas. Você já deve ter ouvido algo do tipo: “Se trai a mulher (ou o marido) imagine o que não é capaz de fazer com os outros”.

7. Você chegará ao “fundo do poço”

Uma pessoa que trai já demonstra problemas com a autoestima, mas as consequências da traição, mesmo antes de ser descoberta, são ainda mais danosas. Você terá culpa por ter sucumbido à própria fraqueza, se sentirá uma pessoa covarde e indigna.

8. Nada justificará o seu ato

Problemas no casamento? Insatisfação? Carência? As situações podem ser muitas, mas nada justifica a traição. Ninguém é obrigado a viver com outro, mas respeitar é questão de caráter.

9. Você quebrará o vínculo

Mesmo que vocês decidam manter o casamento, a quebra no vínculo já aconteceu, o relacionamento ruiu. Você terá que se esforçar muito para influenciar seu cônjuge na construção de um novo relacionamento, mais autêntico e satisfatório pra ambos.

10. Você terá que se perdoar

Para reconstruir a sua vida, mantendo o casamento ou não, a busca pelo autoperdão é imprescindível. Não é um caminho fácil, mas é o único que lhe trará a paz que você precisa para voltar a sentir-se íntegro(a) e capaz de edificar situações mais felizes.

Advertisement

Quem pensa não trai, simplesmente porque não é uma atitude inteligente comprometer-se com consequências tão difíceis e dolorosas. Mas não ter pensado também não é justificativa, além de ser mais uma mentira, afinal somos seres pensantes e capazes de controlar nossos instintos.

O melhor a ser feito é buscar resolver suas insatisfações junto ao seu cônjuge, antes que elas se transformem em grande sofrimento para todos os que você ama.

Leia também: Eu traí minha esposa: 14 coisas que aprendi que você também precisa saber

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.