7 coisas que pais adotivos estão cansados de ouvir

Mesmo sem ter a intenção as pessoas costumam magoar os pais adotivos com comentários inconvenientes, melhor saber o que eles pensam disso.

Suely Buriasco

É incrível como a adoção de crianças ainda gera tanto espanto e, pior, tantos comentários desagradáveis. Muitas pessoas chegam a ser inconvenientes e fazem com que os pais se sintam incomodados e até ofendidos.

Vale a pena observar o que pais nessa situação não gostam de ouvir, a fim de que você não incorra no risco de magoá-los, mesmo sem o querer.

Baseado nessa matéria enumerei algumas frases realmente inconvenientes e acrescentei o pensamento dos pais quando as ouvem:

1- Essa criança tem muita sorte

“Não ela não tem sorte, quem tem sorte sou eu que tive a alegria de encontrar a minha criança e poder cuidar dela. Eu tenho sorte porque desejei muito tê-la em meus braços e hoje posso sentir o seu cheiro e ter o seu sorriso”.

2- Como alguém pode não amar o próprio filho?

“Quem lhe dá o direito de julgar as circunstâncias pelas quais meu filho chegou até mim? A única coisa que realmente importa é que ele é muito amado e que eu farei de tudo para que nada, nem ninguém faça ele sentir qualquer tipo de rejeição”.

Advertisement

3- Frases que se refiram aos “pais de verdade” ou “pais reais”

“Pais de verdade somos nós que amamos e educamos nosso filho. Claro que eu sei da existência dos pais biológicos e sou muito grata a eles, mas por que ficar falando deles e ainda nesses termos? Então somos o quê, pais de mentira?”

4- Com quem ele se parece?

“Isso pode ser ignorância, mas beira a maldade. Como assim? Ele parece com ele mesmo! Não se trata de genética, mas de sentimento. As pessoas são diferentes e mesmo os filhos biológicos podem não se parecer com os pais. A aparência é uma grande bobagem, meu filho se parece com quem é: o grande amor da minha vida”.

5- Vale a pena se incomodar com os trâmites?

“Tudo o que se refere a possibilidade de ter meu filho comigo sempre valerá a pena. Claro que existem obstáculos e às vezes eu me chateio, mas difícil mesmo é ter que ouvir uma pergunta tão óbvia que beira ao ridículo. Que pai ou mãe não faria de tudo para estar perto de seu filho?”

6- Você deve ser uma pessoa muito especial por tomar essa atitude

“Então eu sou um tipo de “super-herói” que salva criancinhas? Porque é tão difícil entender que eu apenas quero ter o meu filho e viver o sentimento de amor que tenho por ele? Eu sou tão especial quanto qualquer pai ou mãe”.

Leia: 10 coisas que pais extraordinários têm em comum

Advertisement

7- Deve ter sido difícil pegar a criança do cuidador

“Isso é o fim! Como alguém pode afirmar tal coisa? Não foi difícil, foi maravilhoso, foi indescritivelmente incrível, pois foi o momento em que efetivamente meu filho passou para os meus braços e eu pude senti-lo tão próximo”.

A melhor forma de agir é não estranhar, afinal não há nada de extraordinário na adoção e as pessoas precisam encarar isso com maior naturalidade. Alguns comentários como os citados acima são irrelevantes e até mal-educados, melhor nem pensar neles.

O que precisa ficar claro é que filhos são sempre filhos e nada e nenhuma situação muda o amor dos pais que os embalam e criam.

Leia também: 10 coisas que você nunca deveria dizer a uma família adotiva

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.