Como ser corajoso sem ser inconsequente

Existe muita diferença entre coragem e inconsequência. Aprenda a diferença entre elas e saiba como ser corajoso sem ser inconsequente.

6,932 views   |   15 shares
  • Muitas vezes, a vida requer coragem para enfrentar os desafios que ela nos impõe. Mas nem todo mundo consegue ter essa coragem e muitos, quando a tem, acabam exagerando e se envolvendo em problemas. A verdade é que muita gente confunde coragem com inconsequência e ao invés de resolver as coisas, acaba complicando ainda mais.

  • A coragem nos impulsiona para o progresso. A inconsequência nos atrasa a caminhada. Isso porque ela nos faz retornar para o início e começar tudo de novo. Quando somos inconsequentes, atropelamos nossos objetivos e não respeitamos o tempo das coisas e das pessoas. A coragem não, pois ela nos dá lucidez fazendo com que as coisas sejam feitas da forma correta e no tempo certo. Porém, como saber a diferença entre as duas e ser corajoso sem ser inconsequente? Veja as dicas abaixo.

  • Pense antes de agir

  • Uma das características mais visíveis da pessoa inconsequente é agir por impulso. Essa pressa a impede de pensar e analisar toda a situação, fazendo com que caia em armadilhas desnecessárias. Já o corajoso pensa antes de tomar qualquer atitude, pois sabe que toda ação provoca uma reação. Ele avança, mas consciente do que está fazendo. Jamais atropela os acontecimentos e entende que existe um tempo para tudo.

  • Saiba ousar, mas com cautela

  • Não tenha medo de ousar quando for em busca de sonhos e projetos. A coragem é ingrediente fundamental na realização deles. O corajoso realiza porque tem propósito firme, porque pensa antes de agir e analisa as consequências. Mas somente faça isso depois de estar com os pés firmes no chão e decidido a partir para uma nova realidade. Quando mudamos algo que requer coragem, enfrentamos novas situações e encarar o novo não é fácil. A ousadia é fundamental, mas a cautela é vital. Portanto, ouse; mas sempre com os pés no chão.

  • Analise os prós e os contras

  • Essa dica é, na verdade, um complemento das anteriores. Muitas pessoas acabam agindo inconsequentemente porque não pensam nas consequências. Não analisa o que uma atitude pode acarretar. Essa análise diferencia a pessoa corajosa da inconsequente, pois quem faz isso não toma decisões por impulso e muito menos atropela os acontecimentos.

  • A conclusão que se chega é que uma pessoa só possui a imagem de corajosa quando é bem-sucedida em suas realizações. E isso é óbvio, pois todas as dicas apresentadas neste texto são também fórmulas de sucesso. Dificilmente uma pessoa inconsequente segue essas dicas. Os corajosos não, eles seguem esse roteiro naturalmente e evoluem a cada passo dado.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.

 

Website: http://www.lidianefranqui.com

Como ser corajoso sem ser inconsequente

Existe muita diferença entre coragem e inconsequência. Aprenda a diferença entre elas e saiba como ser corajoso sem ser inconsequente.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr