Cientistas descobriram a idade perfeita para casar

Esperar muito para casar não é uma boa ideia, segundo estudo de sociólogo. Saiba qual é a melhor faixa etária para seu matrimônio.

Evelise Toporoski

Ao casar, a última coisa que você quer é se divorciar, certo? Por isso, algumas pessoas adiam o casamento, para unir-se apenas quando acreditam que estão realmente maduros para assumir uma relação mais séria. Mas será que as manias já arraigadas e a falta de tolerância com as diferenças não acabam atrapalhando e causando o divórcio?

Algumas pessoas acreditam que casar muito jovem é ruim, pois a insegurança, ciúmes e imaturidade causam brigas e uma separação.

Afinal, qual é a melhor idade para casar? Em busca dessa resposta, o professor de sociologia da Universidade de Utah, Nicholas H. Wolfinger analisou dados coletados pela Pesquisa Nacional de Crescimento Familiar (NSFG) dos Estados Unidos, entre os anos de 2006 e 2010.

A partir do cruzamento de dados, ele chegou a algumas conclusões:

  • Casar-se com 25 anos de idade traz 50% menos chances de divórcio do que se casar com menos de 20 anos.

    Advertisement
  • Se esperar até os 32 anos, as chances de divórcio aumentam 5% a cada ano a mais de idade.

Independente de gênero, religião ou situação financeira, segundo a pesquisa, a melhor idade para casar-se está entre os 20 e 30 anos.

Chama a atenção de Wolfinger a fase após os 30 não ser mais tão segura para um matrimônio duradouro. Algumas das hipóteses que ele levanta para isso são a cobrança de um matrimônio perfeito por já ter alcançado sucesso em outras áreas da vida, relacionamentos mal resolvidos com ex companheiros que podem levar a traição, ou muitas vezes com um filho em comum. Há também outro estudo que aponta o alto índice de divórcio com pessoas que tiveram vários parceiros sexuais antes do casamento.

Leia: 10 dicas para começar bem o casamento

Minhas considerações

Os dados levantados pelo professor comprovam que aquele velho conselho de “namorar bastante antes de casar” ou “esperar ter estabilidade financeira para casar” não são tão bons. Se você está namorando sério e quer passar o resto da vida com esta pessoa, não espere para ter dinheiro para comprar uma casa grande ou fazer a festa de casamento dos sonhos. É muito mais legal começar a vida a dois com simplicidade e comemorando cada conquista ao lado da pessoa amada.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!