Dez maneiras em que os pais devem proteger seus filhos

A proteção de nossos filhos deve vir através de nossas ações como pais. Abaixo estão as maneiras em que todos os pais devem proteger a sua família.

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e republicado aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.

Minha esposa Ashley e eu começamos recentemente um sistema de segurança em casa. Anteriormente, o meu único “sistema de segurança” era um taco de beisebol debaixo da minha cama! Quando as pessoas me perguntam: “Você possui uma arma?” Eu sorrio, flexiono meus músculos relativamente diminutos e digo: “Sim, eu possuo duas armas!” Desnecessário dizer, que estava na hora de um upgrade em nossa segurança em casa.

O sistema de alta tecnologia nos alerta sempre que uma porta é aberta. Queríamos a segurança adicional por duas razões: Queríamos manter as coisas ruins fora da nossa casa e queríamos manter as coisas boas (nossas crianças) em nossa casa. Agora, nós vamos saber se uma de nossas crianças decidir abrir a porta da frente e passear lá fora no meio da noite.

O sistema faz-nos sentir mais seguros, mas estamos percebendo que as coisas mais importantes que podemos fazer para proteger nossa família não podem ser feitas por um sistema de segurança de alta tecnologia, a proteção deve vir através de nossas ações como pais.

Abaixo estão as maneiras em que todos os pais devem proteger a sua família (em nenhuma ordem particular):

Advertisement

1. Seja firme em sua paternidade

As crianças anseiam por firmeza. Especialmente nas áreas de disciplina, valores e expectativas, é vital comunicarmos claramente os padrões e cumpri-los. Quando não o fazemos, estamos sabotando a sensação de segurança e estabilidade dos nossos filhos.

Leia:

2. Esteja ciente do que seus filhos estão assistindo

Na nossa atual cultura televisiva, as crianças têm acesso instantâneo a um mundo de entretenimento e alguns desses (talvez a maior parte) não são bons para elas. A maioria das crianças (em média) está exposta à pornografia antes de completarem doze anos de idade.

3. Orientar seus filhos a buscarem amigos saudáveis

Ensine seus filhos a amar a todos e mostrar respeito a todas as pessoas, mas também que eles precisam ser altamente seletivos quando se trata de escolher o seu círculo de amigos. Isto não tem nada a ver com a popularidade ou panelinhas, mas tem tudo a ver com o reconhecimento de que nossa personalidade é ou reforçada ou enfraquecida por nossos amigos mais próximos.

4. Não permita desrespeito, drama ou sarcasmo em sua casa

O tom de suas palavras vai criar o tom de sua casa. Se você quer proteger seu lar contra a negatividade, então não permita que um tom negativo governe sob seu teto. Sejam encorajadores, não críticos.

Advertisement

Leia: 7 maneiras que os pais podem prejudicar seus filhos mesmo sem perceber

5. Não discuta com o seu cônjuge na frente de seus filhos

Uma maneira em que podemos prejudicar os nossos filhos é expondo-os a problemas adultos muito cedo o que os faz sentirem-se oprimidos e impotentes sobre suas vidas.

Leia: 10 razões pelas quais os casais discutem.

6. Não basta ditar “regras” e “valores”. Ensine

Proteger seus filhos significa mostrar-lhes disciplina corretiva, mas também significa dar valores saudáveis e encorajadores que possam ser uma bússola a guiá-los através da vida.

Leia: 7 Valores que todos os pais devem ensinar a seus filhos

Advertisement

7. Comer juntos

Este pode soar simples demais, mas pesquisas e experiência de vida sugere uma forte ligação entre as refeições compartilhadas em família e saúde emocional das crianças. Sentem-se em torno da mesa e se reconectem com comida e risos diariamente.

8. Ensine sua história familiar

Li recentemente um estudo que dizia que as mais importantes coisas que os pais podem fazer para criar estabilidade emocional em seus filhos é ensiná-los a sua história familiar. O estudo disse que um sentido mais rico do passado dá às crianças uma maior sensação de identidade e otimismo para o futuro. Eu não estou convencido de que seja a “coisa mais importante”, mas é definitivamente importante.

9. Ore com e para os seus filhos

Dar a seus filhos um alicerce de fé vai ajudá-los a enfrentar as tempestades e uma base sólida para a vida. Se a oração é algo novo para você, ou você não tem certeza por onde começar tente expressar algumas palavras de agradecimento a Deus junto com sua família.

10. O amor uns pelos outros

Nenhum pai ou mãe é perfeito, então você fatalmente irá cometer erros, mas o amor tem o poder de encobrir todos os lugares onde erramos. O amor é o nosso mais importante dever e privilégio como pais.

“O mais importante de tudo, continue a mostrar amor profundo um pelo outro, porque o amor cobre uma multidão de pecados.” 1 Pedro 4:8

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.