10 coisas surpreendentes que arruínam os casamentos

Ninguém se casa pensando no fim. O fim se aproxima conforme os erros mais sutis e banais vão acontecendo. Conheça alguns deles, para evitá-los ou remediá-los.

22,460 views   |   1 shares
  • Não existe a fórmula perfeita para o relacionamento perfeito, até porque relacionamento perfeito não é relacionamento. Um relacionamento só é bom justamente porque não é perfeito. Mas o que podemos analisar são alguns erros que cometemos e que colocam em risco aquilo que idealizamos para uma vida inteira.

  • 1 - Tendo mais poder

    Pesquisadores descobriram que casais onde um dita as regras e o outro obedece são mais propensos à infelicidade. O segredo consiste em não jogar toda tomada de decisão para o outro, mas também não ser o único ou a única em decidir.

  • 2- Não lembrar os principais eventos da mesma maneira

    Um estudo de 2013 constatou que casais que se lembram do mesmo evento, porém de formas distintas, possuem relacionamentos mais fracos. É importante ressaltar que homens e mulheres são diferentes, consequentemente se importam de maneiras diferentes. No caso, vale a comunicação, a troca de preferências e a conversa sobre o que o casal já viveu. Isso pode fortalecer os laços e as lembranças do passado podem ajudar a deixar o relacionamento mais forte.

    Leia: Superando a incompatibilidade no casamento

  • 3 - Expectativas irreais

    Esperar o pior de um relacionamento, realmente não é saudável, mas ser excessivamente otimista também não. Um outro estudo descobriu que pessoas demasiadamente otimistas, do tipo "vamos ter uma vida sexual perfeita" se desapontaram com mais frequência em seu primeiro ano de casamento em comparação com os menos otimistas, do tipo "nós dois vamos tentar ter uma vida sexual boa e ativa". "Nenhum relacionamento é perfeito, e segurar expectativas específicas altamente otimistas muitas vezes leva à decepção", diz Lisa Neff, Professora da Universidade do Texas.

  • 4 - Não orar

    Casais que oram após um desentendimento são mais felizes. Foi o que descobriu uma recente pesquisaque também afirma que a oração promove o fortalecimento do vínculo, quando os parceiros oram um pelo outro desejando que coisas boas aconteçam à pessoa amada.

    Leia: Os sete pecados capitais no matrimônio

  • 5 - Colocar seu parceiro em um pedestal

    Criar as ditas expectativas irreais é danoso em qualquer direção. Idealizar que seu parceiro é perfeito e que juntos vocês são a família do comercial de televisão é mais danoso ainda. Seu parceiro não é perfeito, você também não. Sabe por quê? Porque ninguém é! Por isso, ninguém merece ser posto em um pedestal. Ninguém dá conta de tamanha perfeição. Idealizar demais só vai mostrar o quão falho vocês são e o quanto isso é ameaçador. Você pode ser feliz encarando a realidade, acredite.

  • 6 - Não sentir amor por si mesmo

    É óbvio que a autoestima é fundamental para qualquer ser humano, seja ele solteiro ou comprometido. Mas, sentir amor por si mesmo vai além da autoestima. Amar-se implica em não permitir situações abusivas apenas para agradar o parceiro ou se deixar de lado para o bem do relacionamento. Fazendo assim, o resultado é totalmente negativo. Não há relacionamento que se sustente quando só uma das partes é a que sempre cede, sempre abre mão de tudo, até de si próprio.

  • 7 - Não ser curioso o suficiente

    Todos sabemos o que a curiosidade fez com o gato, mas pode fazer maravilhas com seu relacionamento. Os curiosos são mais propensos a ver situações estressantes como desafios ao invés de ameaças. Eles também são melhores comunicadores, mais flexíveis e mais abertos a novas soluções. Agora já sabemos, seja curioso e intrometido!

  • 8 - Mensagens de texto em excesso

    Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte descobriram que casais que se comunicam através de mensagem de texto com mais frequência do que se falam ao telefone eram menos satisfeitos em seus relacionamentos. Possivelmente porque as mensagens de texto podem transmitir, equivocamente, um ar de desinteresse ou ansiedade. A dica é que não precisa abandonar os emoticons ou os aplicativos de mensagens instantâneas, tente apenas falar o necessário e falar mais do que escrever.

  • 9 - Se cobrar, mas não estar presente

    Se você se cobrar o tempo todo pensando que se estivesse por perto seria diferente, o efeito será o inverso e mais longe ainda você vai ficar. Para de se cobrar e se faça mais presente de verdade. Ao estar junto de seu parceiro ou parceira, desfrute daquele momento, faça valer a pena. Aos poucos a cobrança vai indo embora.

  • 10 - A morte do cavalheirismo

    Caso você ainda pense que cada gênero tem seu papel em um relacionamento, é hora de mudar seus conceitos e ser feliz de vez. Não é apenas papel do homem proteger a mulher e zelar por ela o tempo todo, você também consegue fazer isso por si mesma. Um conflito aqui outro ali faz parte de qualquer relacionamento, não deixe que isso domine seus sentimentos ao ponto de acreditar que seu companheiro não a ama o suficiente.

    Para que um casamento se inicie é preciso que duas pessoas queiram, para que ele continue é preciso que essas duas pessoas se empenhem e se dediquem ao máximo. Para que o casamento afunde basta apenas uma das partes cometer os erros cruciais. Os dois precisam batalhar juntos para que o casamento dure o quanto planejaram.

    Leia: As 10 leis do casamento que todos deveriam seguir

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Karin Cristina é pedagoga, mãe e esposa. Apaixonada pelo ser humano, acredita que o conhecimento é capaz de mudar a humanidade e a leitura é o caminho.

10 coisas surpreendentes que arruínam os casamentos

Ninguém se casa pensando no fim. O fim se aproxima conforme os erros mais sutis e banais vão acontecendo. Conheça alguns deles, para evitá-los ou remediá-los.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr