5 etapas do processo de reconstrução de um casamento

Quando o casamento está à beira de um abismo é improvável enxergar um caminho de volta. Mas com uma pitada de dedicação isso se torna possível. As etapas descritas abaixo certamente vão ajudar.

43,316 views   |   118 shares
  • Ao tentar retomar as rédeas de um relacionamento que está beirando o fim, muitos casais se deparam com o conflito final que implica em recuperar a confiança, batalhar pelo perdão, pelo respeito e pela intimidade. Tudo isso demanda uma grande quantidade de tempo e esforço. Um empenho que precisa partir de ambas as partes. As cinco etapas a seguir poderão ajudá-los na tentativa de curar um relacionamento danificado.

  • 1 - Anote para o seu parceiro as suas necessidades

  • O renomado médico de saúde mental, Dr. Phil McGraw, pede que casais em crise anotem 10 coisas que gostariam de ver mais, ou menos, em seu parceiro. Segundo ele, esse exercício inicial pode iluminar muitas coisas e solucionar boa parte dos problemas que estão afastando o casal. Infelizmente, ou felizmente, as bolas de cristais só existem nos filmes e nos livros de fantasia. Na vida real os seres humanos - e até os animais - precisam comunicar suas necessidades, pedir auxílio quando necessário, dar uma dica ao companheiro ou simplesmente acertar as arestas para que o relacionamento se perpetue. Esse exercício pode ajudar nessa etapa de comunicação, é uma ferramenta que certamente desencadeará uma sequência de alterações positivas em você e em quem você ama. Ajudando o relacionamento de vocês.

  • Leia: Como recuperar um casamento que está à beira do divórcio

  • 2 - Reflita: Como estou prejudicando meu relacionamento?

  • Cada indivíduo traz para o relacionamento atual cargas do passado, experiências ruins, situações mal resolvidas. Certifique-se de que essas cargas não estão contaminando seu relacionamento. Os traumas do passado ou os fantasmas do medo podem dirigir seu olhar de maneira que você sempre julgará negativamente seu cônjuge e de fato, prejudicar seu relacionamento. É sempre bom lembrar-se de que o que passou, passou e não deve influenciá-los no momento atual. Seja qual for a maneira pela qual seu relacionamento está sendo prejudicado, identificá-la já é um grande passo, o segundo é refletir em como solucionar o que já foi feito e evitar que isso continue.

  • 3 - Derrube o muro emocional

  • Muitas pessoas têm, inconscientemente, construído muros emocionais que os impedem de se tornar verdadeiramente próximos de seus amigos e familiares. Ao tentar se reconectar com seu parceiro, não deixe de perguntar a si mesmo se você o bloqueou para fora da sua vida ou da sua intimidade. Emocionalmente é mais seguro criar uma barreira e se proteger de tudo e de todos, porém, a necessidade do outro sempre surge e nesses momentos só você poderá derrubar o muro que você construiu.

  • Advertisement
  • Leia: A arte de manter-se casado mesmo quando você está pensando em desistir

  • 4 - Fale com o coração

  • Principalmente em momentos de crise, certifique-se de que você está falando com o coração e não simplesmente dizendo as palavras que ele ou ela quer ouvir. Reflita primeiramente sobre o que cabe dizer naquele momento, não solte as palavras ao vento, elas não vão causar o efeito desejado se não forem ditas de coração aberto. Falar com o coração também implica na maneira de se expressar. Evite palavras grosseiras, palavrões ou questionamentos irônicos. Falar com o coração exige primeiro pensar com o coração, deixar o amor dominar você até que domine suas palavras. Seja manso e humilde, começando por suas palavras. Alguém disse que "a boca fala o que o coração está cheio", então deixe seu coração cheio de amor para então usar suas palavras.

  • Leia: As nove palavras mais importantes em um casamento

  • 5 - Analise se vocês realmente se conhecem

  • É difícil acreditar que vocês não se conhecem mesmo vivendo juntos há muito tempo. Porém, é mais comum do que você possa imaginar. Acreditar que o tempo representa o tamanho da intimidade de vocês é o primeiro erro. Muitas pessoas se escondem atrás de máscaras sociais - uma medida de proteção que mantém amigos e familiares à parte. Não seja vítima desse falso paradigma. Enfrente a realidade e encare as mudanças que talvez precisam acontecer. Conhecer algo novo em seu parceiro ou parceira não irá diminuir nada entre vocês. Pelo contrário, reacenderá aquele gosto de descoberta que provavelmente ficou lá no início do relacionamento. Aproveite essa oportunidade para se conhecer também, se descobrir. E consequentemente levar outros a fazer o mesmo.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Karin Cristina é pedagoga, mãe e esposa. Apaixonada pelo ser humano, acredita que o conhecimento é capaz de mudar a humanidade e a leitura é o caminho.

5 etapas do processo de reconstrução de um casamento

Quando o casamento está à beira de um abismo é improvável enxergar um caminho de volta. Mas com uma pitada de dedicação isso se torna possível. As etapas descritas abaixo certamente vão ajudar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr