Como deixar de se aborrecer com facilidade

Como tudo na vida, o autocontrole requer esforço e dedicação. Ao aprimorarmo-nos como pessoas beneficiaremos não só a nós mesmos como também ? queles que convivem conosco.

4,970 views   |   10 shares
  • O século 21 está repleto de novidades tecnológicas: informação, velocidade e globalização; aspectos que melhoraram muito a vida das pessoas, porém, tudo tem um lado positivo e um negativo, e o lado negativo do século 21 é que o trânsito está mais caótico, as pessoas trabalham muito mais para melhorarem de vida, as mulheres assumem a casa e ainda trabalham fora. Tantas fontes de estresse acabam por deixar as pessoas mais irritadas e menos tolerantes.

  • Nos noticiários vemos pessoas matando umas às outras por motivos cada vez mais fúteis, isso porque se deixam levar pela raiva e acabam com vidas incluindo a sua própria e de seus familiares.

  • Outro dia eu estava no trânsito quando uma moça que estava dirigindo outro carro não conseguia fazê-lo funcionar. Cada vez que ela dava partida e ia sair com o carro ele morria. Ela não chegou a ficar nem 2 minutos parada e o pessoal de trás já começou a buzinar e xingar. Ela ficou mais nervosa ainda e não conseguia dar partida no carro. Eu estava do outro lado da avenida e fiquei observando, ela estava tão desesperada que começou a chorar. Antes que o sinal abrisse para mim, pude ver um senhor ir ajudá-la. Felizmente ainda existem pessoas assim, que não se irritam facilmente e que estendem a mão para ajudar a quem precisar.

  • Erroneamente as pessoas pensam que aborrecer-se ou irritar-se é algo provocado pelo mundo exterior. Contudo, no final das contas a própria pessoa é quem decide deixar-se irritar. Quando digo que se trata de uma decisão pessoal quero dizer que apesar das condições externas podemos manter o autocontrole se realmente quisermos.

  • Manter o controle de nossas emoções não é nada fácil, mas é possível. Consideraremos alguns aspectos que contribuem para o autocontrole:

  • Autoconhecimento

  • Buscar o autoconhecimento será muito benéfico para você saber quais são as situações que mais lhe aborrecem. Geralmente a irritação vem acompanhada de mudanças físicas, o coração acelera e a respiração fica descompassada. Reconhecer esses sinais pode ser importante para refrear a raiva.

  • Contar até 10

  • Essa dica é antiga, meus avós já a conheciam, porém ela é bastante eficaz. Talvez seja necessário contar até mais do que 10 ou talvez seja necessário afastar-se da situação que lhe está aborrecendo, mas o importante é ocupar-se com algo que lhe desvie a atenção.

  • Agir ao invés de reagir

  • Existem pessoas que são extremamente reativas, ou seja, que reagem sempre a qualquer situação. O problema da reação é que não nos concedemos tempo suficiente para avaliar e pesar os prós e contras das atitudes que tomamos e consecutivamente nos arrependemos depois. Quando nos concedemos tempo para avaliar a situação e assim decidir por uma determinada atitude corremos menos risco de sermos inconsequentes na escolha que fizermos.

  • Advertisement
  • Como tudo na vida o autocontrole requer esforço e dedicação. Ao aprimorarmo-nos como pessoas beneficiaremos não só a nós mesmos como também àqueles que convivem conosco.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.

Como deixar de se aborrecer com facilidade

Como tudo na vida, o autocontrole requer esforço e dedicação. Ao aprimorarmo-nos como pessoas beneficiaremos não só a nós mesmos como também ? queles que convivem conosco.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr