Porque esperar muito para se casar pode ser um grande problema para você

Esperar muito para se casar pode ser um grande problema emocional e físico para você, saiba porque lendo o artigo.

Stael Ferreira Pedrosa

Uma pesquisa feita por um sociólogo da Universidade de Utah (EUA) tem dado o que falar. O sociólogo Nicholas Wolfinger concluiu que casais que se casam depois dos 32 anos de idade estão mais propensos ao divórcio – e essas chances vão piorando a cada ano de espera em um ritmo de 5% ao ano.

A pesquisa que contou com dados fornecidos pelo National Survey of Family Growth, aponta também que o risco é inversamente proporcional aos que se casam muito cedo. Com isso, Wolfinger afirma que há um lapso de tempo ideal para se casar, nem tarde nem cedo demais. O melhor momento para se casar, de acordo com o estudo, é entre os 20 e 30 anos.

Leia: Existe uma melhor idade para se casar?

De acordo com a pesquisa as chances de o casamento terminar em divórcio serão reduzidas para os casamentos realizados a partir dos vinte anos de idade.

O sociólogo não encontrou explicações para tais resultados e diz ter feitos testes a fim de verificar se os resultados se alterariam se houvesse mudança no grupo pesquisado, ou seja, se os resultados se alterariam com base em características pessoais e dados demográficos básicos, tais como raça, religião, história sexual, antecedentes familiares, e geografia e não viu nenhuma mudança.

Advertisement

É óbvio que o estudo se refere ao primeiro casamento. Os casamentos seguintes não foram contados para o estudo.

Por que se espera tanto?

Muitos são os fatores que levam os casais a adiarem o casamento até mais tarde na vida. Geralmente os motivos educacionais, profissionais e até mesmo a noção de “aproveitar a vida” antes de dar o nó. Some-se a isso as experiências dos casamentos precoces que geralmente não dão certo e cria-se a cultura do “quanto mais tarde melhor”.

No entanto, o que se tem observado é que os casais que se comprometem por volta dos 30 anos de idade não estão mais felizes.

Leia: Cientistas descobriram a idade perfeita para se casar

Expectativas irreais

Um dos componentes da espera é a escolha baseada em ideais e expectativas irreais. As pessoas esperam que o casamento corresponda às suas expectativas de felicidade, prazer, compreensão mútua e companheirismo quase que de maneira automática, sem que se proponham a construir esse relacionamento através de escolhas pessoais.

Advertisement

O doutor em psicologia social Bernardo Jablonski considera que a sociedade cria nos indivíduos uma expectativa muito difícil de ser alcançada ao tornar amor-paixão e casamento em sinônimos, gerando desejos que não se poderão cumprir. Assim homens e mulheres pulam de um namoro a outro tentando encontrar a pessoa ideal para se comprometerem enquanto não se preocupam em investigar o próprio grau de comprometimento em satisfazer essas mesmas expectativas ao seu par.

Porque é ruim para você esperar

Segundo estudiosos, esperar pode ter mais malefícios que benefícios. Veja a seguir:

  • Após os 30 anos, a pessoa começa a se acostumar com a solteirice e pode ser difícil se adaptar a ter um parceiro compartilhando sua vida 24 horas por dia.

  • Um estudo feito no Reino Unido mostra que o índice de felicidade pessoal é maior entre os casados.

  • Os autores do estudo acima afirmam que o casamento traz benefícios em longo prazo. Como exemplo, o estudo cita o conforto que um compromisso conjugal traz em momentos difíceis como morte de familiares ou outros. (Na alegria e na tristeza…)

    Advertisement
  • Pessoas casadas têm melhor saúde e menor risco de infarto.

  • Ser solteiro pode ser tão prejudicial à saúde quanto fumar – é o que diz professor Andrew Oswald, da Universidade de Warwick, Inglaterra ao jornal britânico The Independent on Sunday. Segundo este site, o estudo baseou-se no acompanhamento de aproximadamente 10 mil adultos, com mais de 40 anos, durante a última década das suas vidas no Reino Unido. Dessas pessoas, 600 morreram durante o período da pesquisa.

Leia: 10 ótimas razões para se casar

Por isso, se você tem a chance de se casar com alguém que ama, vá em frente. Esqueça o “felizes para sempre” automático e escolha fazer o ser amado feliz a cada dia. No final, a felicidade, realização e boa saúde serão seus.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.