5 maneiras de fazer a rotina matinal muito mais fácil

Tentando dar conta da rotina matinal? Veja algumas coisas simples que irão ajudar e facilitar suas manhãs e torná-las mais agradáveis.

Sônia Penha

Para a maioria das famílias o período da manhã é um horário corrido e muitas vezes complicado. Para quem tem filhos então, ufa! A correria se torna maior. O que fazer para não se estressar e preparar tudo, acordar, trocar, alimentar e arrumar as crianças para a escola, o desjejum, se arrumar para o trabalho e estar preparada para enfrentar o trânsito na hora de levar todos?

Parece impossível, mas existem algumas coisas simples que, com a ajuda de todos, vocês podem introduzir na vida familiar que irão ajudar e facilitar suas manhãs e torná-las mais agradáveis. Veja como é simples.

1. Criem rotinas

Por quê? Elas são importantes e ajudam a controlar muitas das coisas que fazemos. Você não pode controlar os imprevistos, as ligações telefônicas ou o que acontece fora de casa no trânsito e no trabalho, mas existem outras, pela manhã e à noite, que podem ser programadas e transformadas em hábitos, rotinas que irão facilitar a vida. O modo como pais e filhos encaram a noite e a manhã irá refletir em todo o dia. Então, anote tudo o que precisa acontecer à noite e de manhã para fazê-las realmente. Para ajudar a administração do tempo priorize as coisas, primeiro faça aquilo que é mais importante e divida as tarefas com o parceiro e os filhos.

2. Durmam bem

Um bom dia começa por uma noite boa de sono. Para acordarem bem e dispostos, todos da família precisam dormir a quantidade mínima de horas recomendada para cada idade. Então se habituem a dormir cedo e o tempo necessário, discipline as crianças desde bebês a fazerem disso um hábito. Um adulto deve dormir no mínimo 7 horas diárias, os bebês 15 horas e as crianças e os adolescentes de 10 a 12 horas. Se tiverem problemas para dormir, um copo de leite morno ajuda, pois o leite contém um indutor de sono natural.

3. Planejem e arrumem as coisas de que irão precisar com antecedência

Busquem planejar e arrumar as roupas e acessórios, malas, materiais, alimentos, medicações, documentos, enfim, tudo o que a família vai precisar e usar no dia seguinte para evitar dúvidas nas escolhas, esquecer algo importante, atrasos e tumultos. Também não esqueça de verificar a previsão do tempo para saber o que usar e como será o dia.

Advertisement

4. Preparem um desjejum fácil

O desjejum, a primeira refeição do dia, é um aliado nutricional muito importante. Mesmo assim, com a falta de tempo, evite ficar inventando um cardápio complicado ou diferenciado a cada dia. Consuma frutas, sucos, cereais, leite, pães ou torradas e geleias caseiras de modo que estejam facilmente à mão. Dependendo do que irão comer, se possível, prepare com antecedência ou levante mais cedo para isso. Você pode facilitar e ao mesmo tempo fazer com que todos fiquem bem alimentados. É ideal que toda a família esteja vestida antes de tomar o desjejum, assim vocês desfrutam de um agradável momento em família e evitam comer com pressa ou pular a refeição por não haver tempo.

5. Dividam tarefas

A mãe não precisa ficar com toda a responsabilidade dos serviços do lar, nem deixar sobre os filhos ou o cônjuge, mas de acordo com a idade, dividir as tarefas de manutenção e limpeza da casa e as responsabilidades matinais, principalmente se vocês não têm alguém para fazê-las. Cada um arruma sua cama ou lava a louça do desjejum, por exemplo. Isso ajuda a criar filhos responsáveis e facilitar as manhãs. Dividam as tarefas para que todos da família participem, pais e filhos.

Criem um jogo para as tarefas

Incentivem seus filhos a participar e cumprir as tarefas da noite e da manhã, e até mesmo do dia, através de um jogo, usando sua criatividade. Coloquem músicas para tocar e peça para completarem cada tarefa a cada música tocada. Se vestir na primeira música, se alimentar na segunda, escovar os dentes na terceira, até que tudo tenha sido feito e todos estejam prontos de manhã para sair ou à noite para dormir.

Sigam a rotina

Não adianta anotar e programar rotinas para não serem seguidas. Evitem ter que mudar o que já foi estabelecido, deixem seus filhos saber que a família segue um cronograma e sejam, como pais, um exemplo para eles.

É importante para a família começar o dia bem e essa tarefa pode ser prazerosa, mas para que isso aconteça lembrem-se sempre das atitudes simples que podem evitar o estresse e o desgaste da família.

Advertisement

Leia também: 7 razões porque seus filhos precisam urgentemente da rotina

Toma un momento para compartir ...

Sônia Penha

Sônia Penha é esposa e mãe de duas lindas filhas. Ama sua família, gosta de ler e se informar sobre vários assuntos, gosta de fazer artesanato e atividades que envolvam a família e amigos. Possui formação em Informática e é editora para o Familia.com.br.