Você pode estar prejudicando a vida social futura de seu filho por estar fazendo isto errado

A maneira como você conversa com seu filho hoje pode afetar suas habilidades sociais mais tarde.

32,629 views   |   24 shares
  • Além de ter a certeza de que seu filho está alimentado, limpo e recebe sono suficiente, acrescente mais uma coisa às suas preocupações: o desenvolvimento de habilidades sociais do seu filho pela forma como você fala. A maneira como você conversa com seu filho hoje pode afetar suas habilidades sociais mais tarde.

  • Algo que as pessoas achavam é que a criança já nasce com habilidade social e não precisa ser ensinada, mas muitas pesquisas têm mostrado que o ambiente em que as crianças crescem pode ter grande impacto na forma como elas interagem com os outros à medida que envelhecem. Um fator chave pode ser o tipo de linguagem que ouvem em torno delas, mesmo em uma idade onde tudo o que podem fazer é tagarelar.

  • Psicólogos da Universidade de York avaliaram 40 mães com os seus bebês de 10, 12, 16 e 20 meses, registrando a linguagem que as mães usaram com os bebês ao brincar. Eles estavam interessados ​​em "comentários relacionados com a mente", inferências sobre o que alguém está pensando quando um comportamento ou ação acontece, como o pai comentar que a criança ficou "frustrada" por ter dificuldade em abrir a porta de um brinquedo.

  • Os pesquisadores voltaram a visitar os filhos quando tinham 5 ou 6 anos de idade para avaliar a sua capacidade sócio cognitiva, com leitura de uma história e perguntas da compreensão de conceitos sociais como persuasão, piada, mal-entendidos, mentiras, etc. Os melhores resultados foram dos filhos cujas mães comentaram sobre os comportamentos e sentimentos enquanto eles eram bebês ou crianças.

  • Elizabeth Kirk, professora e principal autora do estudo, disse que "estes resultados mostram como a capacidade de uma mãe para sintonizar-se com pensamentos e sentimentos do seu bebê desde cedo ajuda a criança a aprender a ter empatia com outras pessoas. Isto tem consequências importantes para o desenvolvimento social da criança, capacitando as crianças a compreenderem o que as outras pessoas podem estar pensando ou sentindo."

  • Outro estudo em Neuropsicologia do Desenvolvimento, sobre bebês de 10 meses de idade, mostrou como as habilidades sociais deles nessa idade estão ligadas à aprendizagem de uma segunda língua. Os pesquisadores estavam interessados num comportamento social chamado mudança do olhar precoce, que envolve o rastreamento visual das pessoas e objetos. Eles descobriram que os bebês que se envolveram em mudar mais o olhar com um professor de língua estrangeira mostraram um aumento na resposta do cérebro.

  • Advertisement
  • "Esse estudo fornece evidências de que as habilidades sociais dos bebês desempenham um papel em quebrar o código da nova linguagem," disse Patrícia Kuhl, codiretora do Institute for Learning & Brain Sciences e coautora do estudo. "Os estudos anteriores demonstraram que a mudança do olhar infantil é um bloco de construção para as habilidades sociais em crianças pré-escolares. "

  • Veja em que tipo de ambiente seus filhos estão crescendo e que linguagem está sendo usada perto deles e ajude-os a desenvolver habilidades sociais de forma que se tornem mais amigáveis e generosos, respeitando os sentimento e emoções alheios e olhando para os outros compreendendo que não são o centro de tudo.

  • Leia também: 10 dicas úteis para pais de filhos únicos

  • Leia também: Quando intervir na vida social de seu filho adolescente

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Sou esposa e mãe de duas lindas filhas. Amo minha família! Gosto de ler e me informar sobre vários assuntos, de artesanato e atividades que envolvam a família e os amigos.

Você pode estar prejudicando a vida social futura de seu filho por estar fazendo isto errado

A maneira como você conversa com seu filho hoje pode afetar suas habilidades sociais mais tarde.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr