10 batalhas que toda família precisa lutar junto

10 batalhas que toda família precisa lutar junto: segurança, paz, perdão, educação, amor, sonhos, bem-estar, filhos, união, família.

Jacira Silva dos Santos Araujo

Muitas são as batalhas que enfrentamos, é o famoso matar um leão por dia. E como é difícil, pois são tantas as preocupações. Mas, em meio às batalhas da vida, a família é uma grande fonte de alegria e paz, e por vezes é ela que nos ajuda e nos fortalece. Já que a família é fonte de tanto poder, precisamos sempre valorizá-la e permanecer juntos para vencer as batalhas da vida.

Dez batalhas que toda família precisa lutar em união

1. Segurança

: Precisamos ter esse sentimento quando estamos em família de que realmente estamos em um lar seguro, onde podemos contar nossas alegrias e frustrações e que seja o lugar que em meio às batalhas da vida seja um refúgio.

2. Paz

: O lar deve ser um ambiente de paz, por mais que tenhamos desavenças precisamos encontrar paz no seio da família; devemos lembrar que família é um ambiente com pessoas unidas por laços na maioria das vezes de sangue, mas com personalidades diferentes, onde a tolerância e a compreensão devem ser exercidas de forma clara e humilde. Quando essas são bem administradas, a paz reina no lar.

Leia: A família unida: Doce herança

3. Perdão

: Afinal, quem não erra? Todos somos passíveis de falhas e também de julgamentos incorretos – ou até mesmo corretos, porém precisamos fazer do perdão um conceito essencial no lar. Essa batalha pode ser uma das mais dolorosas, porque é tão fácil julgar quando não é você que errou. Devemos lembrar que o mundo dá voltas e um dia você é quem vai precisar ser perdoado.

Advertisement

4. Educação

: Podemos dividir a educação em duas vertentes: educação secular e educação de berço. Na educação secular a família pode influenciar e muito para que os objetivos educacionais e profissionais sejam alcançados. Quando estamos dispostos a participar ativamente na educação secular de nossos filhos, os ajudamos ou incentivamos a fazer seus deveres de casa, a serem bons alunos e principalmente a darem valor a esse estudo. No caso de educação de berço, é ajudar os filhos a serem respeitosos, educados com a família e com seu semelhante. Algumas vezes vemos que os papéis estão sendo trocados e a escola fica com toda a responsabilidade. Uma família que batalha junta sabe a importância da educação em todos os sentidos.

5. Amor

: “Tudo é belo em derredor, com amor no lar, nossa vida é melhor com amor no lar…” (John Hugh McNaughton). Essa frase diz tudo, manter o amor no lar é essencial para que a paz, a compreensão e o perdão sejam exercidos. Exercitar o amor nos ajuda a crescer em um lar seguro, onde realmente encontramos refúgio em tempos atribulados e principalmente compartilhamos nossas alegrias nas conquistas.

6. Sonhos

: É tão prazeroso poder compartilhar sonhos em um lar que nos incentiva a realizá-los. Sonhos fazem parte de qualquer família. Uma família que batalha junta nunca desestimula e ridiculariza sonhos; por mais difíceis que sejam, é importante dar valor a eles.

Leia: 6 hábitos para fortalecer sua família

7. Bem-estar

: Quando praticamos todos os itens acima, encontramos bem-estar, às vezes não teremos realizados todos os sonhos, ou alguma coisa nos falta, mas ao saber que temos uma família abençoada nos sentimos seguros e felizes.

Advertisement

8. Filhos

: Os filhos são bênçãos do Senhor. Sejamos gratos pelos filhos que temos e, principalmente, batalhe para que seus filhos possam perceber dentro do lar que eles são importantes. Às vezes achamos que nossos filhos não entendem nada da vida, principalmente quando são pequenos, mas posso dizer que eles podem ensinar e muito. Uma família que batalha junta ouve-se mutuamente e isso inclui os filhos.

9. União

: Uma família sem união é o mesmo que uma casa sobre a areia, infelizmente a qualquer momento pode cair, não tem uma base firme. Portanto, sejamos unidos em todos os sentidos. O erro de alguém da família pode trazer tristeza, desentendimento e até mesmo desunião, mas devemos resolver os problemas e lutar para que esse elo não seja quebrado.

10. Valorização

: Não importa o tamanho da família, devemos valorizá-la. Ela é a base da felicidade. Que possamos praticar atributos divinos que nos inspirem a estarmos juntos e fortalecermos uns aos outros.

“Família é dom de Deus” (Carole M. Stephens)

Não é fácil ter uma família unida, mas precisamos entender que ela é uma instituição sagrada, criada com o propósito de fortalecer indivíduos imperfeitos para alcançar perfeição nas pequenas conquistas da vida.

Advertisement

Assista: Incluindo nossa família em nossos sonhos

Toma un momento para compartir ...

Jacira Silva dos Santos Araujo

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.