Como saber se Deus está desapontado com você

5 perguntas básicas para avaliar como anda seu relacionamento com Deus.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Eu estava sendo entrevistada por meu líder religioso para ocupar um cargo de voluntária no grupo de jovens, quando ele fez a seguinte pergunta: “você se considera uma pessoa digna?”

Hesitei em responder, pois apesar de me esforçar para ser uma boa pessoa, sabia que ainda tinha muitos defeitos… Ele deve ter percebido minha hesitação, e acrescentou: “Estou perguntando se você se considera digna, não se é perfeita.”

Até aquele momento, sentia que Deus só estaria feliz comigo quando eu fosse perfeita – e sei que ainda estou muito longe disso.

Então, como poderia realmente saber se Deus estava satisfeito ou desapontado comigo?

Se você também se debate com essa dúvida, responda sinceramente a estas 5 questões:

Advertisement

Leia: Como estabelecer um relacionamento pessoal com Deus

1. Você acredita que é amado por Deus?

A Bíblia Sagrada diz que “O Senhor teu Deus está em teu meio, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.” (Sofonias 3:17)

Essa passagem me faz pensar em Deus como um Pai bondoso, que se alegra com nossas pequenas vitórias assim como um pai se alegra com os primeiros passos de seu filhinho.

2. Você acredita que Deus nunca deixará de lhe amar?

Esse é um ponto muito importante. Nada que você faça é capaz de mudar o amor que Deus tem por você – nada!

É verdade que Ele não tolera o pecado e não pode ser conivente com nossas escolhas ruins. Mas isso não faz com que Ele deixe de lhe amar – “Porquanto com amor eterno te amei (…)” (Jeremias 31:3).

Advertisement

Ele está sempre desejoso de nos perdoar. A nossa parte é admitir que erramos, nos retratarmos com Deus, repararmos nosso erro (na medida em que for possível), pedir perdão e seguirmos em frente, abandonando aquele comportamento errado.

Leia: Você nunca estará alem do alcance do perdão

3. Você acredita que Deus nunca irá lhe abandonar?

As pessoas (até mesmo aquelas que você mais ama) podem vir a lhe abandonar quando você mais precisar. Talvez você até já tenha passado por essa experiência.

Mas Deus (justamente por ser Deus!) é completamente diferente. Ele NUNCA abandona seus filhos.

Não pense que por você ter feito algo errado, Ele irá se afastar de você. Isso é uma mentira.

Advertisement

“O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará.” (Deuteronômio 31:8)

Mesmo no mais profundo abismo do desespero, podemos encontrar consolo e ajuda divina para enfrentar cada desafio que se apresentar em nossa vida.

4. Você se esforça para viver de acordo com essa crença?

Se você realmente acredita que Deus lhe ama, e nunca irá deixar de amar ou lhe abandonar, você deve ser o tipo de pessoa que se esforça em fazer boas escolhas.

Isso não significa acertar sempre, mas estar constantemente buscando melhorar.

Todos nós temos pontos fracos e pontos fortes também. À medida que usamos nossos pontos fortes para ajudar outras pessoas, somos fortalecidos em nossas fraquezas.

Advertisement

5. Você tem feito tudo a seu alcance?

Diante disso, acredito que a chave para saber se Deus está satisfeito ou desapontado com você seria uma reflexão sincera sobre estar (ou não) fazendo tudo a seu alcance para ser uma pessoa cada vez melhor.

Não melhor que o vizinho ao lado. Mas melhor que você mesmo.

Não perfeito (ainda). Mas cada vez melhor.

Leia: Os oito ventos: Como se tornar uma pessoa melhor

Agindo assim, tenho certeza, de que Deus não estará desapontado com você.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.