7 motivos válidos para dormir com mais frequência

Que diferença poderia uma hora extra de sono fazer na sua vida? Veja algumas razões para você desligar o computador, as luzes e ir para a cama uma hora mais cedo esta noite.

6,598 views   |   1 shares
  • Será que uma hora extra de sono pode fazer diferença na vida? Sim, os especialistas dizem que muita. Estudos mostram que a diferença entre dormir o suficiente e pouco afeta a saúde, o humor, o peso e outros aspectos da vida.

  • Se você está dormindo menos do que as sete ou oito horas recomendadas por noite, aqui estão sete razões para você se desligar de tudo, apagar as luzes e ir para a cama cedo toda noite.

  • 1. Ter uma saúde melhor

  • Uma noite de sono bom pode não lhe dar imunidade contra as doenças, mas vários estudos encontraram ligação entre dormir pouco e problemas de saúde graves como doenças cardíacas, ataques cardíacos, diabetes e obesidade. Como muitos pensam, essas doenças podem até não levar muitos anos para se tornarem graves. Um estudo simulou os efeitos da alteração no padrão de sono de trabalhadores por turnos em 10 adultos jovens e saudáveis. Depois de apenas quatro dias, três deles tinham níveis de glicose no sangue que se classificaram como pré-diabético. Tenha uma boa saúde dormindo bem.

  • 2. Menos dor

  • Caso você tenha uma dor crônica - aguda ou de uma lesão recente - dormir o suficiente fará você sofrer menos. Estudos mostraram relação entre perda de sono e limiar de dores mais leves. Se sentir dor torna difícil dormir, pesquisadores descobriram que ter um bom sono complementa a medicação para a dor, existem medicamentos disponíveis que combinam um analgésico com um auxílio para dormir. Sofra menos dormindo bem.

  • 3. Menor risco de lesões

  • Dormir o suficiente nos mantêm mais seguros de acidentes. O Institute of Medicine (IOM) calcula que um em cada cinco acidentes de automóvel nos EUA resulta de dirigir com sono - que é cerca de 1 milhão de acidentes por ano. Qualquer tipo de acidente é mais provável acontecer quando se está exausto. Jodi Mindell A., PhD, professora de psicologia na Universidade de St. Joseph, na Filadélfia disse que "cansado, estamos mais propensos a tropeçar, cair de uma escada ou machucar cortando legumes, acidentes domésticos que podem ter consequências graves." Fique mais seguro dormindo bem.

  • 4. Humor melhor

  • Já notou que quando está exausto é mais provável ficar mal-humorado? Isso não é tudo, Jodi Mindell explica que "não dormir o suficiente afeta a 'regulação emocional', pois quando se está excessivamente cansado é grande a possibilidade de querer agarrar o chefe, começar a chorar ou a rir descontroladamente." Seja mais feliz dormindo bem.

  • Advertisement
  • Leia: 8 dicas para convidar o sono e dormir melhor

  • 5. Melhor controle de peso

  • Dormir o suficiente ajuda a manter o peso, o inverso é um risco maior para se ganhar peso. Primeiro, parte do problema é comportamental, estar excessivamente cansado nos deixa com menos energia para fazer exercícios ou preparar um jantar saudável depois do trabalho. Segundo, a outra parte é fisiológico, o hormônio leptina que desempenha o papel de nos fazer sentir completos cai quando não dormimos o suficiente. Resultado, pessoas cansadas sentem mais fome e anseiam por alimentos ricos em gordura e alto teor calórico. Esteja bem com seu peso dormindo bem.

  • 6. Pensamento mais claro

  • Já acordou, depois de uma péssima noite de sono, sentindo o cérebro lento e confuso como se não saísse da primeira marcha? Jodi Mindell diz que a falta de sono afeta o modo como você pensa, isso prejudica a sua cognição, sua atenção e sua tomada de decisão. Estudos descobriram que pessoas que não dormem o suficiente são piores em resolver problemas de lógica ou matemática do que quando estão bem descansadas, também são mais propensas a cometer erros estranhos, como deixar as chaves na geladeira por acidente, ela diz. Pense melhor dormindo bem.

  • 7. Melhor memória

  • Sentir-se esquecido pode ser culpa da falta de sono. Estudos mostraram que enquanto dormimos nosso cérebro processa e consolida as memórias do dia. Não conseguir dormir o suficiente faz com que essas memórias não fiquem armazenadas corretamente e se percam. Outras pesquisas sugerem que o sono diminui as chances de desenvolver memórias falsas. Num teste pessoas foram convidadas a olhar uma série de palavras e mais tarde foram testados para ver se lembravam delas. As pessoas que não dormiram bem eram propensas a se "lembrar" de uma palavra que não tinham visto antes. Lembre-se de tudo dormindo bem.

  • Depois de um dia longo, chegar em casa e descansar bem para acordar revigorado no dia seguinte é o ideal, porém o sono não tem somente esse papel revigorante, também tem outras funções importantes para o organismo. Então, procure dormir bem todas as noites e colha os benefícios.

  • Leia também: Dicas para dormir bem

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Sou esposa e mãe de duas lindas filhas. Amo minha família! Gosto de ler e me informar sobre vários assuntos, de artesanato e atividades que envolvam a família e os amigos.

7 motivos válidos para dormir com mais frequência

Que diferença poderia uma hora extra de sono fazer na sua vida? Veja algumas razões para você desligar o computador, as luzes e ir para a cama uma hora mais cedo esta noite.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr