As 5 maiores diferenças entre ter o primeiro e o segundo filho

Existem inegáveis diferenças entre o primeiro e o segundo filho.

Stael Ferreira Pedrosa

Veja quais são as diferenças que a maioria das mulheres sente entre a primeira e a segunda gravidez:

1. Você descobre que está grávida e é aquele exagero de alegria, de contar para todo mundo, tirar foto de cada situação, primeira roupinha, primeiras fraldas, suas roupas de grávida, etc. Tudo da melhor qualidade e estalando de novo, o quartinho tem a decoração mais caprichada.

Na segunda, o cansaço se divide entre o peso da barriga, a dor nas pernas e o cuidado com o primeiro filho. Tira-se fotos quando possível. As roupinhas e o berço serão reaproveitados do primeiro bebê e você vai se apertar nas calças jeans até a barriga não caber mais.

Leia: Como evitar que seu primeiro filho a deixe maluca

2. E os cuidados da mãe? Com o primeiro filho é alimentação natural, orgânica, integral, clube de mães, massagens, exercícios respiratórios, cursos, vitaminas, 9 horas de sono e leituras do tipo: Vou ser mãe, e Cuidados com o bebê.

Na segunda gravidez, você já come um hambúrguer e a pizza pedida para o jantar alivia o cansaço. Seus exercícios respiratórios são feitos antes de dormir e você cai no sono na terceira respirada. Seu primeiro filho só lhe permite dormir 6 horas por noite.

3. Quando o primeiro bebê nasce, a família corre para o hospital, tudo é filmado, fotografado e celebrado. E os cuidados? Parece que o bebê é de louça. Todo cuidado é pouco, toda higiene e silêncio são poucos, ao primeiro choro corre para pegá-lo. E tome foto, tome dúvida, mimos, shantalas e tudo que pais de primeira viagem têm direito.

Leia: 10 mães compartilham 10 motivos para dar um ou mais irmãos para seu filho

Advertisement

Quando o segundo vem, ainda há corridas ao hospital e flores, mas não exatamente como antes. As fotos são tiradas com o celular. Toda ajuda é bem-vinda e quando ele chora, você cutuca o marido para ir olhar.

4. E o livro de recordações do bebê? O primeiro tem cada etapa registrada desde a gravidez, resultado do teste de gravidez, primeiro ultrassom, registros do pré-natal, cartas para ele ler no futuro, peso e evolução, vacinas, fios de cabelo, carimbos do pezinho, etc. É um registro completo.

Já os cuidados com o primeiro e o segundo filho, não permitem tanto esmero, você vai anotar a primeira vez que ele regurgitou na camisa do pai, ou fez xixi no vovô. As datas das vacinas ou visitas ao pediatra contarão o mês e o ano, mas uma interrogação na lacuna referente ao dia.

5. A alimentação do primeiro é a de um príncipe. Tudo natural, da melhor qualidade, orgânico e o mais saudável possível e na hora certa.

O segundo (e agora o primeiro também) vai receber um biscoito com açúcar e gordura vegetal para ficar quietinho enquanto você troca a fralda.

Leia: “Mãe, como os bebês são feitos?” O que dizer quando seu filho lhe perguntar sobre a gravidez

Sei que nem todas as mães são ou serão assim. Mas, ter mais de um filho muda sua natureza maternal. Você não ama menos o segundo filho, mas percebe que não precisa exagerar como fez na primeira gravidez e também não terá mais tempo e nem dinheiro para tanto. Por isso não se culpe caso aconteça com você. Espere até o terceiro nascer…

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.