4 maneiras de melhorar a comunicação em seu casamento

Todo casamento é diferente, porque cada pessoa é diferente, mas estou convencido de que essas ferramentas se aplicarão à maioria dos casais.

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.

Há poucas coisas na vida mais frustrantes do que falta de comunicação. Com todos os nossos smartphones, aplicativos e outros gadgets, nunca houve mais ferramentas para nos ajudar a comunicar, e ainda assim, a comunicação parece mais difícil do que nunca!

De todas as relações, a falta de comunicação pode ser mais prejudicial dentro de casamentos. Quando marido e mulher não se comunicam de forma consistente com abertura, honestidade e clareza, o casamento pode rapidamente cair em um barranco. A comunicação saudável faz para uma união o que a respiração faz aos pulmões, por isso é importante que a tornemos uma prioridade.

Todo casamento é diferente, porque cada pessoa é diferente, mas estou convencido de que essas ferramentas se aplicarão à maioria dos casais. Comece a fazer destas uma prioridade e você deve ver uma melhoria imediata em seu relacionamento:

1. Sempre atenda o telefone quando o seu cônjuge está ligando

Esta é uma das maneiras mais simples para mostrar a ele o lugar prioritário que tem em sua vida, sua programação, e seu coração. Mesmo que você tenha que dizer: “Eu estou no meio de algo importante, mas eu posso ligar de volta? Está tudo bem? Eu te amo”, a sua voz é sempre melhor do que conectar seu correio de voz!

Advertisement

Leia: 5 formas de melhorar seu casamento usando o seu smartphone

2. Quando estiverem juntos, desliguem os telefones

Eu sei que nem sempre é prático manter o telefone desligado quando estamos juntos, mas estejam dispostos a desligá-los por períodos prolongados de tempo para que possam ter conversas ininterruptas. Falar com o seu cônjuge é sempre melhor do que enviar mensagens de texto para outra pessoa!

Além disso, quando você chegar em casa, certifique-se de não estar ao telefone. Termine a conversa na calçada, para que possa dar a sua família a sua atenção no momento em que adentrar a casa.

Leia: A ameaça da tecnologia ao seu casamento

3. Saiam para uma caminhada juntos

Para Ashley e eu, algumas das nossas melhores conversas aconteceram em longas caminhadas. Em muitas de nossas saídas juntos, em vez de um jantar e filme, nós fazemos o jantar e damos um passeio, o que além de saudável, é grátis e mais importante, nos dá uma grande oportunidade de nos envolvermos em uma longa conversa.

Advertisement

4. Ouça quando seu cônjuge estiver falando e fale quando o seu cônjuge estiver escutando

Isso pode parecer demasiado simplista, mas é de vital importância. Uma das maneiras mais práticas para melhorar a comunicação dentro de seu casamento é simplesmente ouvir e responder um ao outro sempre que tenham oportunidade.

Leia: Harmonia e felicidade conjugal: Melhorando a comunicação no casamento

Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.