Seu anticoncepcional pode ajudá-la a prevenir o câncer

Estudos realizados mostram benefícios no uso de anticoncepcionais para prevenção do câncer de endométrio.

Renata Finholdt

Se você já fez uso de pílulas anticoncepcionais pode ter um motivo para ficar feliz, algumas pesquisas recentes de revistas internacionais especializadas, mostraram que o uso de pílulas anticoncepcionais ajudam a diminuir o risco de câncer no endométrio, um câncer ginecológico bastante comum.

A pesquisa afirma que quanto maior o tempo de uso das pílulas menor o risco de câncer no endométrio e também que o benefício persiste por uma média de trinta anos mesmo após o término da ingestão do medicamento.

Mesmo com este novo benefício o uso de pílulas anticoncepcionais não deve ser feito de forma autônoma, ou seja, é preciso e importante que um médico seja consultado antes, para que ele possa lhe indicar o medicamento que seja mais indicado para o seu organismo.

Leia: 10 coisas urgentes que você precisa saber sobre métodos anticoncepcionais

É importante saber algumas coisas sobre os anticoncepcionais:

Advertisement
  • As pílulas anticoncepcionais normalmente são indicadas para prevenção de gravidez indesejada, apesar de ser um método muito eficiente ainda é passível de risco por menor que seja o índice.

  • Por se tratar de um produto à base de hormônios pode causar efeitos colaterais indesejáveis, por este motivo é importante que um médico esteja acompanhando o uso, assim ele poderá ajudá-la a encontrar o medicamento mais adequado ao seu caso.

  • Alguns médicos ginecologistas indicam o uso de pílulas anticoncepcionais para controlar o ciclo menstrual de garotas que possuem um ciclo desregulado e com grande fluxo sanguíneo.

  • Outro benefício da pílula é o controle da TPM, tensão pré-menstrual, um mal que acomete muitas mulheres hoje em dia.

  • A dor de cabeça é um dos efeitos colaterais mais citados com o uso de pílulas anticoncepcionais. Há inclusive pesquisas com relatos de mulheres que já sofriam de crises de cefaleia e que tiveram piora no quadro após iniciarem o uso das pílulas anticoncepcionais. Quando isso acontece, o médico deve ser avisado para que outro medicamento do mesmo gênero possa ser indicado.

    Advertisement
  • Para mulheres que sofrem de acne, alguns destes medicamentos podem ajudar no controle, o médico especialista poderá ajudar a descobrir o melhor para este caso.

  • O uso indiscriminado de medicamentos não traz benefícios à saúde, só use medicamentos com indicação de seu médico.

Leia: 7 sinais de câncer de colo de útero que as mulheres precisam observar

A descoberta da diminuição do risco de câncer no endométrio por quem faz ou já fez uso de pílulas anticoncepcionais, por mais que seja uma notícia boa e animadora, não deve ser o motivo pelo qual você faça uso deste tipo de medicamento.

Qualquer medicamento é um produto químico que pode trazer benefícios e também efeitos ruins ao organismo, só faça uso de medicamentos que foram prescritos por seus especialistas.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.