Por que todos nós precisamos de um treinador para nossa saúde mental?

Se você está com dores no corpo e não sabe mais que remédios tomar, se não consegue mais resolver seus conflitos familiares sozinha, então você precisa de um treinador para sua saúde mental.

Cibele Carvalho

Quando nosso carro quebra, rapidamente buscamos o auxílio de um mecânico, quando estoura uma apendicite corremos para o hospital, da mesma maneira precisamos estar atentos aos indicadores de estresse de nossas vidas que causam problemas emocionais e mentais.

Precisamos verificar nosso “tanque de gasolina mental e emocional” se está cheio ou já está vazio.

Nessa busca, podemos procurar bons conselhos de pessoas de confiança, profissionais capacitados e habilitados para nos atender tão bem quanto um médico que cuida do nosso corpo.

Para que possamos confiar e entregar nossa saúde mental a bons profissionais com ótimos valores, interessante se faz que conheçamos um pouco do que fazem. Confira a seguir e tire suas dúvidas.

Leia: Como Jesus Cristo pode curar todos os problemas de nossa vida

Advertisement

O que é um profissional de Saúde Mental

Os principais profissionais que realizam os cuidados necessários para que nós seres humanos tenhamos uma boa saúde mental e de qualidade são:

Psicólogo

: Um profissional que estudou por 5 anos sobre Psicologia (estudos da construção e formação da mente dos seres humanos), que aprendeu sobre o comportamento das pessoas e sobre as diferenças funcionais da mente de cada um de nós, assim podendo nos auxiliar nas dificuldades da vida.

Psiquiatra

Profissional da área médica que escolheu como sua matéria de Residência Médica (2 anos) o ramo da Psiquiatria, ou seja, capacitado para lidar com a prevenção, diagnóstico e tratamentos de diversas formas de sofrimentos mentais. Somente esse profissional pode receitar remédios, um psicólogo não.

Quais serviços não realizam

1. Não atendem pessoas malucas ou doidas

, pois não existem pessoas malucas ou doidas, mas sim pessoas que por algum motivo passaram por transtornos ou traumas mentais muito fortes e não souberam como lidar com isso sozinhas.

2. Não realizam despachos ou amarrações

, ou seja, não vão pedir para que você mate uma galinha para resolver seus problemas nem vão conseguir fazer um feitiço ou algo parecido para trazer seu amor de volta, mas irão lhe ensinar a trabalhar suas emoções e resolver seus conflitos internos.

Advertisement

3. Não são seus melhores amigos ou conselheiros

, você não vai ao seu consultório pedir um conselho para seus relacionamentos, ou desabafar todos os seus problemas, mas sim buscar uma intervenção técnica para lhe auxiliar a encontrar suas próprias soluções.

Quais serviços realizam

1. Terapia Ocupacional

– Conforme conceito trazido pela UnB Universidade de Brasília, essa técnica busca compreender os aspectos que afetam a capacidade da pessoa de desenvolver normalmente suas atividades diárias como, cuidados pessoais, mobilidade, comunicação, escola, trabalho e lazer.

2. Abordagens de intervenção

– Existem inúmeros ramos da psicologia, (iremos demonstrar um pouco mais a seguir), os profissionais da saúde mental estão mais presentes no nosso dia a dia do que supomos estar, ou pelo menos deveriam. Utilizam suas técnicas de estudos ou abordagens (como preferem chamar) para estimular as pessoas a se desenvolverem e alcançar a cura para seus males.

3. Também cuidam da saúde do corpo

– Além do fato de realizarem terapias que cuidam não só do seu bem-estar mental, mas consecutivamente seu bem-estar físico, os profissionais da área de saúde mental são capacitados para atender pessoas com deficiências físicas, realizando reabilitações; exemplo delas é a reabilitação hípica, mais conhecida como Equoterapia, onde um psicólogo realiza terapia para auxiliar crianças a voltarem a andar com o auxílio de cavalos.

Onde esses profissionais trabalham?

Existem vários campos de atuação desses profissionais e certamente você em algum momento da sua vida já precisou de um psicólogo e já passou por uma consulta, entrevista ou análise feita por um desses profissionais, pois seu campo de atuação é abrangente.

Advertisement

Alguns deles são: Orientação Profissional, Psicologia Educacional (escolas), Psicologia Esportiva, Psicologia da Saúde (hospitais), Psicologia Jurídica (fórum), Psicologia Social (penitenciárias, asilos), Psicologia Organizacional e do Trabalho (RH da Empresa), Psicologia do Trânsito, Psicomotricidade (reabilitação física), entre outros.

Porque certamente você precisa de um profissional de saúde mental em sua vida

Afora as razões já alistadas aqui, e muitas outras que poderíamos mencionar, todos nós precisamos de um profissional da saúde mental em nossas vidas para prestar seu auxílio em diversos momentos, situações e dificuldades que muitas vezes sozinhos não conseguimos resolver. Vou listar alguns exemplos:

Conflitos em seu casamento

Algumas vezes o casal não consegue mais lidar com seus desentendimentos, conflitos e diferenças inerentes a cada sexo, nessa circunstância e situação parece impossível prover alguém que possa ajudar a encontrar outra saída que não seja o divórcio.

Entretanto, uma terapia de casal pode abrir seus olhos para coisas que não conseguia enxergar, pode alargar seu campo de visão, e abrir o leque de opções e saídas para esse e outros problemas que são comuns, e que muitos casais passam em suas vidas.

Não tenha receio de procurar ajuda, seja uma pessoa corajosa, à frente do seu tempo, ignore todos os preconceitos, difamações e comentários tolos de pessoas que não conhecem o assunto e acham que são sábias.

Advertisement

Leia: Fortalecendo o casamento: As grandes vantagens da terapia de casal

Traumas não percebidos

Todos passamos por ocasiões no decorrer da nossa existência que fogem ao nosso controle evitar que aconteçam. Algumas decisões e atitudes que mudam nosso destino dependem de decisões e ações de outras pessoas. Por exemplo: meu pai, minha mãe quem escolheu; minha chefe, alguém superior a ela quem a colocou ali, etc.

Essas pessoas que têm certo grau de importância em nossas vidas podem tomar atitudes que não são de acordo com o que deveriam. Pais podem errar muito na educação, formação, proteção e amparo dos filhos; cônjuges podem maltratar com palavras e ações; filhos podem ser demasiadamente desobedientes e problemáticos.

Foge quase que totalmente de nossas mãos impedir esses comportamentos, porém se estivermos preparadas com o bem-estar mental em ordem, saberemos exatamente como agir, entretanto, se existir dentro de nós um desequilibrio, algo que não foi resolvido intimamente, será impossível conseguir ajudar e enxergar o outro.

Leia: Como convencer seu cônjuge de que vocês precisam de terapia de casal

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.