4 maneiras de arruinar sua vida

Estes quatro são definitivamente alguns dos maiores destruidores de “vidas” por aí. Evite-os ou pare de fazê-los e você pode criar uma vida com mais significado e menos arrependimentos.

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e republicado aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.

Como pastor e escritor, tenho interagido com muitas pessoas que se sentem como se tivessem destruído suas vidas. Tenho visto essas tendências comuns que levam massas de pessoas ao caminho da ruína, mas há algumas boas notícias. Em primeiro lugar, esses “destruidores de vidas” são 100% previsíveis e evitáveis (e podem parar também, caso já tenham sido iniciados em sua vida).

Em segundo lugar, eu acredito no poder da graça de Deus em mudar vidas, de modo que não importa o quão confusa sua vida possa parecer agora, Ele pode oferecer-lhe perdão, esperança e um novo começo!

Não é uma longa lista, mas estes quatro são definitivamente alguns dos maiores destruidores de “vidas” por aí. Evite-os ou pare de fazê-los e você pode criar uma vida com mais significado e menos arrependimentos.

1. Recusa em assumir responsabilidades

A Bíblia descreve em detalhes a diferença entre um “tolo” e um sábio; e uma das principais distinções é que uma pessoa sábia é rápida em aceitar a responsabilidade por suas próprias ações, enquanto um “tolo” é rápido em culpar os outros (ou até mesmo Deus) pelo desastre em que se encontram suas vidas.

Advertisement

“É a insensatez do homem que arruína a sua vida, mas o seu coração se ira contra o Senhor.” Provérbios 19:3

Leia: 9 coisas que fazem uma mulher perder o interesse

2. Preguiça

Uma forte ética de trabalho e disciplina sempre traz recompensas, enquanto a preguiça remove opções e, eventualmente, aprisiona em dívidas financeiras e morte de seus sonhos.

“As mãos diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos”. Provérbios 12:24

Leia: Saia do sofá!

Advertisement

3. Medo

Imagine como sua vida seria se, por apenas um dia, você pudesse viver com total destemor. É assim que Deus quer que você veja a vida todos os dias! Não há espaço suficiente em sua vida para o medo e a fé ao mesmo tempo, você tem que decidir qual deles deseja cultivar!

“Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Josué 1: 9.

Leia: 5 passos para superar o medo

4. A armadilha da comparação

É fácil ficar desanimado, olhando para “os 15 minutos de fama” dos outros no Facebook e Instagram e sentir que somos menos que eles. A armadilha da comparação é um beco sem saída e vai roubar sua paz e alegria. Você pode aprender com os outros, mas você não precisa se comparar a ninguém. O plano de Deus para sua vida é magistralmente único!

“Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro” Gálatas 6:4

Advertisement

Leia: Aceitar, respeitar e celebrar as diferenças

Evite esses destruidores de vida e abrace os planos perfeitos que Deus tem para a sua vida: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Jeremias 29:11

Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.