Como iniciar um projeto de jardinagem

Ter um belo jardim não é algo impossível. Veja aqui como é simples reunir a família para fazer um pequeno oásis dentro de casa.

Fernanda Ferrari Trida

Seja um pequeno espaço ao lado da janela da cozinha ou um amplo quintal ao fundo do seu terreno, poder vislumbrar um belo jardim é um bálsamo para os olhos. Mas isso não significa que você deva gastar enormes quantias de dinheiro com profissionais, terra, adubo e plantas que, muitas vezes, morrem por serem inadequadas ao espaço, insolação ou quantidade de água a que são submetidas. Veja aqui algumas dicas para que seu projeto de jardinagem saia a seu gosto e fique lindo durante o ano todo.

1. Pesquise quais plantas lhe agradam mais: se gosta das que dão flores, das frutíferas, se deseja as folhagens ou se quer mesclá-las.

2. Depois de fazer uma lista das plantas que mais lhe agradam, você precisa pesquisar sobre cada uma delas: como devem ser semeadas e adubadas, qual a insolação necessária para sua sobrevivência, se são perenes ou sazonais e em que época do ano florescem, frutificam, perdem folhas e ganham viço.

3. Outro ponto importante a ser verificado é o tamanho que as plantas que lhe interessam alcançam. Porém não se atenha apenas à altura da planta; você precisa saber também a espessura do tronco e o diâmetro aproximado da copa quando a planta for madura, pois o espaço que você destinou a ela pode não ser suficientemente grande.

4. Feito isso, chegou o momento de verificar o que o seu espaço lhe oferece, ou seja, você deve ver:

  • Insolação que recebe ao longo do dia e durante o ano todo.

  • Qual a terra que o recobre – Ela pode precisar de corretivos dependendo das plantas que deseja cultivar.

  • Qual o aporte de água que recebe – Possui boa drenagem? Resseca com frequência? Encharca? Recebe muita chuva? Nenhuma chuva?

  • Que tipo de ventilação recebe – Está sujeito a ventos fortes? É abafado? Recebe apenas brisas suaves? Recebe correntes de ventos?

    Advertisement

5. Depois de toda essa pesquisa, chegou a hora de plantar, mas não se engane. Antes de começar a plantar no chão, você vai “plantar” seu jardim no papel: desenhar a disposição das plantas é a melhor forma de conseguir visualizar o efeito final e obter o resultado que deseja.

6. Dica importante: para que seu jardim esteja sempre viçoso, mescle plantas cuja floração varie entre as estações do ano, ou seja, escolha algumas que deem flores entre a primavera e o verão e outras entre o outono e o inverno. Há folhagens que têm mais viço nas estações frias e outras nas quentes. Se conseguir dispor seu jardim unindo as plantas de clima frio às de clima quente, sempre respeitando suas necessidades de iluminação, temperatura e água, você poderá conseguir um resultado de embasbacar qualquer visitante.

Boa sorte e bom projeto!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferrari Trida

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.