A felicidade é a finalidade do casamento

Um casamento normal é aquele em que os cônjuges se sentem satisfeitos e buscam conviver em grande harmonia.

4,170 views   |   8 shares
  • Muito se ouve falar sobre o casamento e, quase sempre, das dificuldades desse relacionamento. Além das piadas, alguns comentários chegam a ser até mesmo grosseiros e provocativos. Em contrapartida, o que ocorre é que as pessoas continuam a buscar seus pares na ânsia de construir um relacionamento harmônico e feliz. Sabe por que isso acontece? Porque as pessoas almejam ser feliz.

  • A acomodação

  • Dizem que a rotina é a grande vilã dos relacionamentos duradouros, no entanto, precisamos desenvolver hábitos que nos mantenham seguros para cumprir nossas obrigações e responsabilidades. Assim, rotinas planejadas a dois, que não excluam elementos surpresas, parecem ser o ideal e então o que realmente conspira contra o casamento é a acomodação em situações desgastantes que provocam insatisfação. A zona de conforto é o lugar onde nada muda, evolui ou anima; é um estado de desmotivação consigo mesmo, com o outro e com a própria vida. Quem acha que é normal viver dias após dias sem nada que o estimule ou agrade está fadado a relacionamentos frios e distantes que nada têm a ver com relacionamento amoroso.

  • Leia: 5 comportamentos que trazem perigo ao relacionamento

  • A frustração

  • Colocar expectativas excessivas no cônjuge, como em qualquer pessoa é arriscar-se a grandes desilusões. Quando você conta com algo como certo e isso não acontece, a frustração pode tomar dimensões perigosas para a saúde do casamento. É preciso que se compreenda que as pessoas são complexas, têm pontos de vistas diferentes e dificilmente correspondem ao que se idealiza delas; isso é muito positivo, desde que as diferenças sejam respeitadas. É importante compreender que não são as pessoas que nos decepcionam, mas nós é que colocamos expectativas nossas em pessoas diferentes.

  • Leia: 10 formas de lidar com as frustrações no casamento

  • A retomada

  • Em João 10:10 encontramos a afirmação do Cristo: "(...) vim para que tenham vida, e a tenham com abundância".

  • É preciso ter em mente que não é normal o casamento não trazer felicidade, muito menos viver um relacionamento complicado, insatisfatório e infeliz. O que, realmente, condiz com a união de duas pessoas que se amam é viver um casamento abundante em todos os aspectos. Portanto, não aceite afirmações do tipo "casamento é assim mesmo" para justificar a inércia diante de problemas que precisam ser resolvidos para que o casamento retome ao seu propósito original.

  • Advertisement
  • A finalidade do casamento

  • O convívio com as diferenças, o desenvolvimento da empatia, da compreensão e da tolerância aplicadas à vida amorosa representam grande alavanca de progresso pessoal que refletirá em todos os campos da vida. A busca da felicidade é inerente ao ser humano, funcionando como gerador de forças que o impulsiona rumo aos seus objetivos. As pessoas casam porque estão apaixonadas e desejam compartilhar seus dias, construir uma família e, claro, encontrar a felicidade. Esses são pressupostos básicos para a união de duas pessoas que se amam, portanto, a finalidade do casamento é a felicidade.

  • Assim, se o seu casamento não é o que você esperava e está cada vez mais desestimulante o convívio com o seu cônjuge, o momento não é para desânimo e sim para promover uma grande transformação que, certamente, precisa começar em você mesmo.

  • Leia: 10 sinais de que seu casamento durará para sempre

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

A felicidade é a finalidade do casamento

Um casamento normal é aquele em que os cônjuges se sentem satisfeitos e buscam conviver em grande harmonia.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr