10 dicas de atos diários para ser mais caridoso

A Caridade pode transformar corações, mudar pensamentos, guiar vidas, mas principalmente fazer milagres recebendo grandiosas bençãos.

8,271 views   |   29 shares
  • “A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece;

  • (…) Não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

  • Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

  • Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

  • A caridade nunca falha.” (I Coríntios 13: 4–8)

  • A caridade envolve uma relação de amor, preocupação e dedicação com o próximo, é enxergar o outro não com piedade, mas que a pessoa que necessita de um ato caridoso é ser humano igual a você que tem os mesmos direitos e necessidades seja ela física ou espiritual.

  • “Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar.” (Santo Agostinho).

  • 10 dicas de atos diários para ser mais caridoso com os outros

    1. Ajudar alguém sem olhar a quem: Não importa quem vamos ajudar contanto que ajudemos.

    2. Ajudar sem pedir nada em troca: Perde o sentido ajudar alguém só porque vai receber algo em troca.

    3. Ajuda física: A ajuda precisa ser imediata se é por falta de comida, que possamos providenciar; se é por falta de vestimenta, devemos fazer a mesma coisa.

    4. Ajuda espiritual: Se a ajuda é de caráter espiritual como um ombro amigo, alguém para desabafar, esteja disposto a ajudar.

    5. Não existe hora: A caridade não marca hora, imagine precisar de alguém, mas só poder ser com hora marcada, se for desta forma deixa de ser caridade e passa a ser favor.

    6. A caridade não é complexa: A caridade não é somente atender as necessidades urgentes, envolve as pequenas coisas como ajudar uma senhora a carregar as sacolas, a atravessar a rua, ou dar lugar aos senhores de idade no ônibus.

    7. A caridade começa no lar: Praticamos atos de caridade dentro do nosso lar ao ajudar a esposa a lavar uma louça, ou até mesmo ao cuidar dos filhos enquanto o outro está fazendo algo importante.

    8. Ser amável: É comum, principalmente entre os brasileiros, criar uma amizade rápida, seja na fila de um banco, na espera de uma consulta médica, e a pessoa acaba relatando algo que acontece com ela, como um desabafo, por isso sempre dê ouvidos, talvez seja isso que a pessoa simplesmente precisa.

    9. A educação abre portas: Seja sempre educado, têm pessoas que ganham o dia apenas com um gesto de preocupação e educação do próximo.

    10. Enxergar as pequenas necessidades diárias: Todos os dias temos oportunidade de ser caridosos, se temos um real desejo de servir precisamos enxergar o que esta acontecendo em nosso redor e de acordo com as necessidades servir com atenção e amor.

  • Advertisement
  • A caridade pode transformar a nossa visão de mundo; a prática da caridade diária pode nos transformar de dentro para fora como cidadãos capazes de amar o outro com um puro amor, sem interesse, com uma verdadeira preocupação com o próximo, principalmente com o desejo de transformar o ambiente em que vivemos e desta forma podermos contribuir para um mundo melhor, mais justo e compassivo.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.

10 dicas de atos diários para ser mais caridoso

A Caridade pode transformar corações, mudar pensamentos, guiar vidas, mas principalmente fazer milagres recebendo grandiosas bençãos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr